TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como distrair os pés do caminho do pecado

Seminário: Como distrair os pés do caminho do pecado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Seminário  •  1.560 Palavras (7 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 7

Como desviar os pés do caminho do pecado

22:40 | Postado por Pr. Ricardo Capelari

PROPOSIÇÃO: Encontrar maneiras eficazes de se vencer o pecado.

TEXTO: Romanos 6. 15 – 23.

A lei, a escravidão e a graça.

15. E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum! 16.Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça? 17. Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; 18. e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. 19. Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação. 20. Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça. 21.Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte. 22. Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; 23. porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

INTRODUÇÃO:

O pecado é uma consequência da queda de Adão lá no Éden. A prática do pecado está presente na vida do ser humano, pois infelizmente faz parte de nossa natureza caída, que só irá ser reestabelecida no paraíso eterno da salvação. Sabemos que o pecado e a sua prática são devastadores, destruidores do ser humano, e que o pecado nos afasta de Deus, sendo que a sua paga é a morte, como vimos no texto de Romanos 6. 23. Sabemos também que o diabo usa de artimanhas para nos fazer pecar, pois o seu objetivo é nos arrastar para o inferno e assim, nos condenar a morte eterna juntamente com ele. Porém, há maneiras de vencer o pecado, há maneiras de vencer a satanás e nos mantermos no caminho do SENHOR Jesus. E é sobre isso que falaremos neste momento em nossa mensagem, ou seja, falaremos sobre como podemos desviar os nossos pés do caminho do pecado, e assim, andar em conformidade a vontade de Deus, quem nos conduzirá nesse caminho é o Apóstolo Pedro, através do texto de I Pe. 5. 8 e 9, como veremos a seguir:

Para desviar meus pés do caminho do pecado é preciso:

1º) ANDAR DE MANEIRA SÓBRIA.

"Sede sóbrios”. (I Pedro 5. 8a)

Diante dos ataques do adversário, uma das reações mais naturais é de desânimo e desistência do que se está fazendo, ou do propósito que se está almejando. É comum ver pessoas desanimarem diante dos obstáculos impostos por satanás, como é comum ouvir murmurações por parte dos que estão sendo atacados, e talvez por isso, o Apóstolo Pedro oriente: "Sede sóbrios”. Mas qual a importância de se estar sóbrio neste momento? Muitos por não conhecerem bem o sentido da palavra SOBRIEDADE, acham que estar sóbrio é somente não está alcoolizado ou desorientado por causa de bebida alcoólica. Mas a palavra tem outros sentidos, que se encaixam aqui no nosso objetivo. A orientação do Apóstolo Pedro quanto à sobriedade pode e deve ser entendida por MANTER A CALMA, dominem o homem exterior e o interior de vocês. Tenha temperança, estabilidade, domínio próprio, clareza e determinação moral. O cristão sóbrio é responsável de modo correto por suas prioridades e não se deixa embriagar pelas várias distrações do mundo, ou seja, não se encanta nem se desvia com o pecado, como também, não se desespera com o levantar das lutas diárias. Estar sóbrio é estar moderado, tranquilo de espírito, pronto para enfrentar de cabeça erguida as investida do nosso adversário, sabendo bem como se posicionar, e preparado para rebater e combater a tentações lançadas por satanás. A sobriedade é uma maneira eficaz de desviar os pés do caminho do pecado, evitar a morte espiritual e desfrutar de paz, tranquilidade e alegria no caminhar da vida. Porém, para manter a mente e o coração sóbrio, é preciso manter uma vida de comunhão com Jesus Cristo, meditando diariamente na Palavra, recorrendo diariamente à oração, e mantendo constante comunhão com o Corpo de Cristo que é a Igreja. Saiba, lugares bons, produzem coisas boas, ao mesmo tempo que, lugares ruins, produzem coisas ruins. Então, procure manter sua mente naquilo que é bom, cultive bons hábitos espirituais, desvie seus olhos do mal, e você conseguirá se manter sóbrio quando o inimigo atacar.

Cabeça vazia é oficina do diabo!

Para desviar meus pés do caminho do pecado é preciso:

2º) ANDAR DE MANEIRA VIGILANTE.

“Sede... vigilantes”. (I Pedro 5. 8b)

Outra questão importante de se entender, é que só é derrotado em um ataque, quem está desprevenido, despreparado, com a guarda aberta e a vigia em baixa. Uma coisa é ser atacado, outra coisa bem diferente é ser derrotado! Você pode até perder uma batalha por causa da intensidade e a constância dos ataques, mas só irá perder uma guerra se estiver totalmente sem vigilância. satanás sabe disto, e ataca de várias maneiras para tentar derrubar você. Ora ele investe toda a sua força, ora ele vai agindo aos pouquinhos, mas o que ele quer mesmo é te ver de guarda baixa, despreparado (a), sem vigilância, para daí ele penetrar na sua vida espiritual e te destruir, te arrastando para o inferno. Agora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com