TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conselho Regional de Odontologia

Artigo: Conselho Regional de Odontologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  Artigo  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

O Conselho Regional de Odontologia (CRO) aguarda a remessa da documentação que constatou falha no atendimento ao público por parte de alunos da Faculdade de Odontologia da Ulbra, em Canoas. Para avaliar a adoção de alguma medida, a entidade quer detalhes sobre a apuração da conduta de dois estudantes que atenderam seis pacientes com instrumentos não esterilizados, nos dias 19 e 26 de maio e 4 de junho.

Ao saber do caso por Zero Hora, o conselho enviou um fiscal à faculdade na tarde de quarta-feira, que constatou que o sistema de esterilização funciona de forma adequada. Segundo a Ulbra, o problema foi de conduta dos alunos. Em maio, um professor descobriu que dois alunos do nono semestre teriam feito atendimentos sem esterilizar os instrumentos. Uma sindicância comprovou o erro. Eles foram punidos com reprovação em três disciplinas. A pena de expulsão foi descartada.

Leia todas as notícias de Zero Hora

Os acadêmicos recorreram à Justiça e obtiveram liminar para concluir as matérias. Agora, cursam o último semestre, mas, segundo a coordenação da faculdade, não se formarão se não repetirem as disciplinas em que foram reprovados administrativamente. As regras determinam que cada estudante tenha o seu kit de instrumentos, que deve passar pelo setor de esterilização antes do atendimento nas clínicas da faculdade. Quando o material sai do setor, o aluno recebe um comprovante que deve ser levado para a clínica. O caso foi descoberto quando um professor notou que alunos não tinham o comprovante.

Conforme o coordenador do curso, professor Adair Luiz Stefanello Busato, ainda está sendo feito um levantamento para verificar se houve outros casos no semestre passado. Os seis pacientes terão a saúde monitorada. A divulgação da notícia motivou dezenas de comentários na página da internet do Centro Acadêmico da faculdade. Havia preocupação de que o episódio atingisse negativamente a imagem do curso.

– Ficamos preocupados com o que o pessoal de fora poderia interpretar. Ficou claro o que aconteceu, e que a faculdade aproveitou o fato para fortalecer um sistema (de esterilização) que já é um dos mais modernos e avançados – disse João Carlos Bordin, 28 anos, formando do curso e presidente do Centro Acadêmico.

Ressaltou que o problema ocorreu por “falta de ética” de dois alunos e que não pode ser interpretado como um erro de toda a faculdade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com