TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cristologia A Entronização á Destra de Deus

Por:   •  13/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.430 Palavras (18 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 18

Sumário

1- Introdução:

1.1- Sua exaltação

1.2- A ascensão

1.3- A entronização á destra de Deus

1.4- O regresso físico de cristo

1.5- Referências Bibliográficas

Introdução:

Neste objeto de estudo, trataremos um assunto específico que foi disseminado e escolhido nas classes de ministração da aula de Teologia Sistemática, especificamente o tema de Cristologia, que foi ministrado pelo pastor e professor Sandoval, da faculdade de Teologia, FABC.

Discorreremos sobre a matéria da Exaltação da vida do Homem e do Deus, Jesus Cristo. Quatro pontos serão evidenciados desta jornada divina e humana, que serão: Sua ressureição, Sua ascensão, Sua entronização á destra de Deus e Seu regresso. Através dessa abordagem visamos complementar e contribuir com um conteúdo já aplicado nos arquivos de toda a história da literatura bíblica e sociológica.

Será utilizado como material para conteúdo e referência e esquematização com execução deste trabalho, estudos observados durantes as aulas na FABC, e demais documentos especializados no tema proposto que qualificarão demasiadamente este objeto de estudo.

1.1 SUA EXALTAÇÃO.

A ação de humilhação e da exaltação mais plena e fantástica em toda a história da humanidade sempre terá como sujeito; a pessoa de Cristo. Ele para obter a exaltação devida e justa, passou por provações, lutas, injustiças e perdas jamais vista e encontradas em todos os tempos. Naturalmente para que ocorra o processo de uma exaltação justa, uma humilhação profunda deve acontecer, são situações relacionadas e o Rei da Glória representa tudo isso perfeitamente.

Demais trabalhos que abordam este tema, como, o livro disponibilizado online, Os Estados de Cristo do site www.vivendopelapalavra.com, escrito por Helio Clemente, em março de 2018, relata que “apesar de que, a exaltação se realiza na natureza humana, seus efeitos se manifestam na pessoa de Cristo, o Verbo de Deus, que personaliza sua natureza humana. Pela exaltação, Cristo ficou livre da sujeição e da maldição da lei, entrou em posse das bênçãos que conquistou e foi glorificado junto ao Pai com a mesma glória que teve antes da fundação do mundo”.Já no livro do pastor, Welfany Nolasco Rodrigues, Jesus Cristo Humilhado e Exaltado, ele expõe o seguinte entendimento, “a vida de Jesus mostra o maior exemplo de humilhação e também de exaltação de toda a história. O Filho de Deus veio ao mundo e se sujeitou a nossas dores, sendo capaz de suportar a morte de cruz. Mas Cristo ressuscitou em glória e está assentado a direita de Deus na majestade das alturas de onde há de vir como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Esta humilhação e exaltação é descrita no texto de Filipenses 2.5-11 que será estudado profundamente”. Acrescentando assim relatos, entendimentos e observações sobre este assunto.

O Cristo de todos os tempos, teologia sistemática 2, Cristologia, Sandoval R. de Oliveira, 2018, apresenta que “a exaltação de Cristo pode ser vista como um processo que começa com a ressurreição, seguindo para a assunção, a entronização à mão direita de Deus e a parousia”. Sendo assim verificamos o quanto essa ligação de exaltação e humilhação estão coligadas sublimemente na pessoa de Cristo.

O versículo bíblico mais conhecido sobre esse processo da vida de Jesus, se encontra em Filipenses 2:9-11 “Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai”. Porém há outras passagens que também retratam esse processo: Mc. 16.19, Lc. 24-26. Jo 7.39, entre outras.

1.1- A RESSURREIÇÃO

Se Cristo não houvesse realmente ressuscitado, toda a fé cristã seria inútil, pois esta fé se baseia e se define na morte e na ressureição do Deus dono da Vida que entregou à Sua, para que todos aqueles que n’Ele creem e O seguem, possam conquistar pela misericórdia e graça a salvação. Porém até que ponto as escrituras e em especial o novo testamento nos apresenta evidências dessa ressurreição. Habitamos em um mundo que exige explicações com fundamentos, sendo assim nesta parte do trabalho abordaremos pontos que retratam esse momento histórico e espetacular na vida de toda a humanidade. Em 1 Coríntios 15,17: “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados”, apresenta a primeira afirmação do apóstolo Paulo à todos os crentes na obra de Jesus.

O entendimento que deve estar claro é que Cristo na sua obra redentora e da ressurreição não foi simplesmente o ato do morto retornar a sua própria vida, houveram fenômenos muito mais complexos e fundamentais para vida de todo ser criado, tanto que a sua natureza humana foi restaurada a um patamar superior à glória do homem antes da queda, completamente espiritual e revestida de novas qualidades adaptadas à vida celestial, embora ainda não completas antes da ascensão. A ressurreição é também uma declaração de que a morte havia sido vencida e uma demonstração do que irá acontecer com os eleitos no dia do juízo final.1 Coríntios 15,42-44, aponta que: “Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder. Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual”. Relata para nós mortais um pouco do que haverá de vir para todos aqueles que ressuscitarão em Cristo Jesus.

Cristo cumpriu impecavelmente todo o plano eterno e perfeito de Deus Pai, tal qual a ordem que liga todo ser ao Criador que só pode acontecer através da obra milagrosa da cruz, e pela ressurreição Jesus foi exaltado acima de toda a potestade e todo poder foi dado a ele, que desta forma foi acreditado e destinado eternamente a vencer o poder da morte, levantando da mesma forma, pela ressurreição dos mortos, todos os homens e mulheres para o julgamento final.Atos 17,31: “Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com