TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Culto da Virgem Maria

Seminário: Culto da Virgem Maria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  Seminário  •  7.437 Palavras (30 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 30

MARIOLATRIA

“Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor” Salmo 33:12

INTRODUÇÃO. O marianismo é um dos elementos que descaracteriza o Catolicismo Romano como religião puramente cristã. O clero romano confere a Maria a honra e a glória que pertencem exclusivamente ao Senhor Jesus. Essa substituição é condenada nas Escrituras Sagradas e, como resultado, conduz o povo à idolatria. Reconhecemos o honroso papel de Maria na Bíblia, como mãe de nosso Salvador, mas a Palavra de Deus deixa claro que ela não é co-autora da salvação, intercessora, mãe de todos, rainha dos céus, etc... e muito menos divina. É, portanto, pecado orar em seu nome, colocá-la como mediadora, dirigir a ela cânticos de louvor.

Este ensino remexe em uma ferida religiosa quase incurável no Brasil – a idolatria. Esta prática está presente no país desde a colonização. Por esta razão, a idolatria, como manifestação religiosa, está incorporada na cultura brasileira. Há feriados específicos para o culto e adoração a determinados “santos”. Os estados brasileiros cultuam e veneram ídolos. Na cidade de Juazeiros, o Pe. Cícero é reverenciado; enquanto na Bahia, é o Senhor do Bomfim. No sudeste, São Sebastião é cultuado como o padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, e assim segue por todos os estados brasileiros. A adoração a Maria é unanimidade nacional nas famílias de tradição católica. Oremos ao nosso Verdadeiro e Único DEUS, a fim de que a luz do evangelho resplandeça sobre o nosso país.

I. O QUE É MARIOLATRIA? A idolatria é a forma pagã de adoração.

A. Idolatria. O termo vem de duas palavras gregas: eidolon, “ídolo, imagem de uma divindade, divindade pagã” e latreia, “serviço sagrado, culto”.

B. Adoração. Os dois principais verbos gregos para “adorar”, no Novo Testamento, são proskyneo, que significa “adorar” no sentido de prostrar-se; e latreuo, que significa “servir” a Deus. Adoração à luz da Bíblia é serviço sagrado, culto ou reverência a Deus.

C. O culto a Maria. O termo “mariolatria” vem de Maria, forma grega do nome hebraico Miriã, e de latreia que significa adoração, culto. Mariolatria é o culto ou a adoração a Maria, estabelecido pelo Catolicismo Romano ao longo dos séculos.

II. A GINÁSTICA CATÓLICA. Mestres e teólogos católicos romanos fazem uma verdadeira ginástica teológica para tentar provar que não adoram Maria, utilizando sempre argumentações nada convincentes e espúrias e logicamente sempre com excrescências extra-bíblicas. Afirmando que “O idioma latino tem várias palavras que são empregadas para indicar a ideia de adoração”. São elas:

Latria, essa palavra aponta para a adoração devida unicamente a Deus.

Hiperdulia, o tipo de veneração que pode e deve ser prestada a Maria, em face de sua alta posição como mãe de Jesus, “mãe de Deus”.

Dulia, essa é a veneração que cabe aos santos, que ocupam posição inferior à de Maria.

III. AS GLÓRIAS DE MARIA.

A) A posição oficial do Vaticano. O clero romano nega terminantemente que os católicos adoram a Maria, o que é oficialmente confirmado pelo Vaticano. Dizem que veneram-na.

CONTUDO, conferindo com o marianismo dos católicos romanos, prova de maneira irrefutável que se trata de adoração. Ajoelham-se diante de sua imagem, beijam a imagem, carregam em procissões sua imagem, o sentido não tem como fugir da verdade, contra fatos não há argumentos! O Catolicismo Romano jamais admitirá que prega a divindade de Maria, e que prega a adoração a ela.

B) Maria no Catolicismo Romano. O clero romano vai além do que está escrito em relação Maria. Segundo Alfonso Liguori no livro "As Glórias de Maria", canonizado pelo papa: “Nossa salvação será mais rápida, se chamarmos por Maria, do que se chamarmos por Jesus... A Santa Igreja ordena um culto peculiar à Maria”.

C) Orações a Maria. Católicos no mundo inteiro oram, fazem preces e rezam a Maria. “Ave Maria, Salve Rainha...” O que é uma abominação aos olhos de Deus porque não é dirigida a quem de direito.

D) Mãe de Deus. O catolicismo afirma que Maria é a “Mãe de Deus”. Por ser ela a mãe de Jesus.

E) O Dogma da Imaculada Conceição. Essa é outra tentativa de endeusar Maria, propondo que ela, por um milagre especial de Deus, nasceu isenta do pecado original. Afirmam eles, para que Jesus pudesse também nascer sem pecado.

F) O Dogma da Perpétua Virgindade de Maria. O clero romano defende a doutrina da perpétua virgindade de Maria, pois conclui que ela não gerou mais filhos além de Jesus.

G) Nomes e títulos dados a Maria. Mostram que ela é adorada e tratada como divina.

EXEMPLOS: Toda Santa, Mostra o caminho, Advogada, Auxiliadora, Protetora, Medianeira, Assunta, Cheia de graça, Escrava do Senhor, Imaculada, Mãe da Igreja, Rainha do universo, Mãe de Cristo, Mãe de Deus, Mãe dos vivos, Mãe dos viventes, Mãe de todas as graças, Nova Eva, Sede da sabedoria, Sempre Virgem.

NOSSA SENHORA: da Abadia, da Ajuda, dos Pobres, do Divino Amor, do Amparo, dos Anjos, da Anunciação, Aparecida, da Conceição, da Apresentação, da Assunção, Auxiliadora, da Boa Hora, da Boa Morte, da Boa Nova, da Boa Viagem, do Bom Conselho, Bom Despacho, do Bom Parto, do Bom Socorro, do Bom Sucesso, do Brasil, da Cabeça, da Boa Esperança, da Luz, das Candeias ou da Candelária, do Carmo, da Conceição, da Consolação, dos Desamparados, Desatadora de Nós, do Desterro, Divina Pastora, da Divina Providência, das Dores, das Angústias, das Lágrimas, das Sete Dores, do Calvário, do Pranto, da Encarnação, da Escada, da Esperança, das Estrelas, da Família, Rainha da Família, de Fátima, da Fé, da Glória, das Graças, da Medalha Milagrosa, de Guadalupe, da Guia, do Leite ou da Lactação, do Livramento, de Lourdes, da Luz, Madre de Deus, Mãe da Igreja, Mãe dos Homens, das Maravilhas, dos Mares, dos Mártires, Medianeira, de Međugorje, Menina, das Mercês, dos Milagres, da Misericórdia, do Monte, da Natividade, dos Navegantes, de Nazaré, das Neves, do Ó, da Oliveira, do Bom Parto, do Patrocínio, da Paz, da Pena, de Pentecostes, da Purificação, Peregrina, do Perpétuo Socorro, da Piedade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com