TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEUS CURA DEPRESSÃO

Relatório de pesquisa: DEUS CURA DEPRESSÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 6

TEMA - DEUS CURA DEPRESSÃO

TEXTO – I Reis 19.1-18

Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.

O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.

Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.

E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.

E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.

E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.

Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

¶E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?

E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.

E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto;

E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.

E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?

E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem.

E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.

Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.

E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu.

Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.

INTRODUÇÃO

A depressão ou melancolia é um problema muito comum e antigo da vida humana. Todos nós já experimentamos até certo ponto, algum tipo de depressão em alguma fase da nossa vida. E atualmente é a doença que mais afeta a humanidade, o que tem levado alguns a chamá-la de “a doença do século”. A depressão é um estado comum, porém, muito difícil de definir e tratar. Tecnicamente, a depressão é o estado contínuo de mau humor. “Os sinais de depressão incluem tristeza, apatia e inércia, tornando difícil continuar vivendo ou tomar decisões; perda de energia e fadiga, normalmente acompanhadas de insônia, pessimismo, desesperança, medo, auto-conceito negativo, quase sempre acompanhado de autocrítica e sentimentos de culpas, vergonha, senso de indignidade e desamparo; perda de interesse no trabalho, sexo e atividades usuais, perda de espontaneidade; dificuldade de concentração, incapacidade de apreciar acontecimentos ou atividades agradáveis e freqüentemente perda de apetite” (Gary R. Collins). Muitos cristãos negam a possibilidade de um verdadeiro crente ficar deprimido. O nosso objetivo nesta lição é provar que a Graça de Deus não nos impede de passar por depressões.

1. A BIBLIA E A DEPRESSÃO.

Infelizmente os cristãos interpretam suas depressões somente em termos espirituais. O estar deprimido é sintoma de pecado ou de desobediência a Deus. Contudo, a Bíblia nos permite estudar o problema através da experiência de dedicados servos do Senhor:

Jó - "Por que não morri eu na madre? Porque não expirei ao sair dela?" (Jó 3.1 1).

Moisés - "Se assim me tratas, mata-me de uma vez, eu te peço, se tenho achado favor aos teus olhos" (Nm. 11.15).

Davi - "Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro em mim?" (Sl. 42.5).

Jonas – “Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver” (Jn. 4.3).

2. A DEPRESSÃO DE ELIAS.

Podemos aprender muito com a vida de outros. O próprio Elias não é apenas um profeta, mas uma profecia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com