TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deus é Bom

Exames: Deus é Bom. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

o alumínio (Al) facilmente dissolvem-se em ácido nítrico diluído, o ácido concentrado forma uma camada de óxido metálico que protege o metal de posterior oxidação, o que é chamado passivaçãoNeste mesmo procedimento, misturou-se ácido nítrico concentrado e diluído com o alumínio e esperava-se que reagissem de acordo com a reação (3):

(3) 2Al + 6HNO3 → 2Al(NO3)3 + 3H2.

Todavia, para ambos os casos, nenhum resultado foi observado.

Ainda na segunda parte do procedimento, reagiu-se hidróxido de sódio (10%) com o alumínio. Foi possível observar certa efervescência e também que o sistema, ao se completar a reação, tornou-se branco (veja a Tabela 1). A reação se processou da seguinte maneira:

(4) 2NaOH + 2Al + 2 H2O → 2NaAlO2 + 3H2.

A partir da análise da equação (4), se pode notar que a efervescência se deu pelo desprendimento de gás hidrogênio e que a cor branca do sistema se deu pela presença de aluminato de sódio (NaAlO2).

Na última parte do segundo procedimento, tentou-se reagir hidróxido de amônio concentrado com alumínio, no entanto, não foi possível observar alteração alguma no sistema. Esperava-se que os compostos reagissem de acordo com a equação (5):

(5) 6NH4OH + 2Al → 2Al(OH)3 + 6NH4.

Na terceira parte do procedimento, ao se adicionar cloreto de mercúrio ao pedaço de alumínio lixado, percebeu-se que o líquido sobre a lâmina do metal, antes transparente, tornou-se cinza escuro (veja a Tabela 1). A equação (6) descreve a reação ocorrida:

(6) 3HgCl2 + Al2O3 → 2AlCl3 + 3HgO.

Como se pode notar, houve a formação de óxido mercúrio e cloreto de alumínio. O cloreto de mercúrio reage com a película de óxido de alumínio, removendo-a. Uma vez que o líquido é removido da superfície do metal, o alumínio reage instantaneamente com o oxigênio do ar para formar Al2O3.

Na quarta parte do experimento, foi necessária a adição de 4 gotas de NaOH ao tubo de ensaio contendo 10 gotas de sulfato de alumínio para se observar a formação de um precipitado, de acordo com a equação (7).

(7) Al2(SO4) 3 + 6NaOH → 2Al(OH) 3↓ + 3Na 2SO4

Em seguida, ao se adicionar hidróxido de sódio em excesso e agitar, notou-se o desaparecimento do precipitado(veja a Tabela 2).

O Al(OH)3, uma substância anfotérica, apesar de reagir principalmente como base, ele demonstra algum caráter ácido quando se dissolve em NaOH (base forte,se dissocia muito) e forma o íonAl(OH)4- ao reagir com mais uma hidroxila proveniente da base forte (observe a equação (8)).

(8) Al(OH) 3 + NaOH (em excesso) → Na +Al(OH)4-

Em outro tubo de ensaio, contendo sulfato de alumínio, ao adicionar 6 gotas de hidróxido de amônio e agitar, observou-se a formação de precipitado de acordo com a equação (9).

(9) Al2 (SO4) 3 + 6NH4OH → 2Al(OH) 3↓ + 3(NH4) 2SO4

Em seguida, mediante a adição de hidróxido de amônio (base fraca) em excesso, o precipitado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com