TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deus é culpado do nosso sofrimento?

Seminário: Deus é culpado do nosso sofrimento?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Seminário  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

Deus é o culpado pelo nosso sofrimento?

A Bíblia deixa bem claro que não. O sofrimento não fazia parte do propósito de Jeová Deus para a humanidade. Mas o primeiro casal humano se rebelou contra a autoridade de Deus, preferindo decidir por si mesmos o que é certo e o que é errado. Eles viraram as costas para Deus e sofreram as consequências.

Hoje estamos sentindo os efeitos dessa péssima escolha. Mas de forma alguma foi Deus quem deu origem ao sofrimento humano.

A Bíblia diz: “Quando posto à prova, ninguém diga: ‘Estou sendo provado por Deus.’ Pois, por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém.” (Tiago 1:13) O sofrimento pode sobrevir a qualquer um, mesmo aos que têm o favor de Deus.

1. Como surgiu a maldade?

A maldade começou na Terra quando Satanás contou a primeira mentira. No princípio, ele era um anjo perfeito, mas “não permaneceu firme na verdade”. (João 8:44) Ele desenvolveu o desejo de ter a adoração que de direito pertence só a Deus. Satanás mentiu para a primeira mulher, Eva, e a convenceu a obedecer a ele em vez de obedecer a Deus. Adão se juntou a Eva em desobedecer a Deus. A decisão de Adão resultou em sofrimento e morte. — Leia Gênesis 3:1-6, 19.

Quando Satanás induziu Eva a desobedecer a Deus, ele estava começando uma rebelião contra a soberania de Deus, ou seja, sua posição como o Altíssimo. Assim como Satanás, a maior parte da humanidade rejeitou a Deus como Governante. Dessa forma, Satanás se tornou “o governante do mundo”. — Leia João 14:30; 1 João 5:19.

2. Será que a criação de Deus tinha algum defeito?

Todas as obras de Deus são perfeitas. Os humanos e os anjos que Deus criou eram capazes de obedecê-lo perfeitamente. (Deuteronômio 32:4, 5) Ele nos criou com liberdade para escolher entre fazer o bem ou o mal. Essa liberdade permite que mostremos amor a Deus. — Leia Tiago 1:13-15; 1 João 5:3.

3. Por que Deus tem permitido o sofrimento?

Por um tempo, Jeová tem permitido essa rebelião contra sua soberania. Por quê? Para mostrar que nenhuma tentativa de governar sem ele beneficia as pessoas. (Eclesiastes 7:29; 8:9) Após 6 mil anos de história humana, isso ficou provado. Os governos não conseguiram eliminar a guerra, o crime, a injustiça ou a doença. — Leia Jeremias 10:23; Romanos 9:17.

Em contraste com os governos humanos, o governo de Deus beneficia aqueles que o aceitam. (Isaías 48:17, 18) Em breve, Jeová acabará com todos os governos. Só as pessoas que escolhem ser governadas por ele habitarão a Terra. — Isaías 11:9; leia Daniel 2:44.

4. A paciência de Deus tem nos dado que oportunidade?

Satanás afirmou que ninguém serviria a Jeová por amor. Você gostaria de provar o contrário? Você pode! A paciência de Deus nos dá a oportunidade de mostrar se somos a favor do governo de Deus ou dos homens. Nossa escolha fica evidente pelo nosso modo de vida. — Leia Jó 1:8-12; Provérbios 27:11.

5. De que modo podemos escolher a Deus como nosso Governante?

Podemos escolher a Deus como nosso Governante por procurar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com