TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dialogo Com as Sombras

Por:   •  1/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  94.672 Palavras (379 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 379

 DIÁLOGO COM AS SOMBRAS

HERMÍNIO C. MIRANDA


ÍNDICE

DOUTRINAÇÃO E DESOBSESSÃO

INTRODUÇÃO

PRIMEIRA PARTE - A INSTRUMENTAÇÃO

CAPITULO 1 = O GRUPO

SEGUNDA PARTE - AS PESSOAS

CAPITULO 2 = OS ENCARNADOS

CAPITULO 3 = OS MÉDiUNS

CAPITULO 4 = O DOUTRINADOR

CAPITULO 5 = OUTROS PARTICIPANTES

CAPITULO 6 = OS ASSISTENTES

CAPITULO 7 = RENOVAÇÃO DO GRUPO

CAPITULO 8 = OS DESENCARNADOS - OS ORIENTADORES

CAPITULO 9 = OS MANIFESTANTES

CAPITULO 10 = O OBSESSOR

CAPITULO 11 = O PERSEGUIDO

CAPITULO 12 = DEFORMAÇÕES

CAPITULO 13 = O DIRIGENTE DAS TREVAS

CAPITULO 14 = O PLANEJADOR

CAPITULO 15 = OS JURISTAS

CAPITULO 16 = O EXECUTOR

CAPITULO 17 = O RELIGIOSO

CAPITULO 18 = O MATERIALISTA

CAPITULO 19 = O INTELECTUAL

CAPITULO 20 = O VINGADOR

CAPITULO 21 = MAGOS E FEITICEIROS

CAPITULO 22 = MAGNETIZADORES E HIPNOTIZADORES

CAPITULO 23 = MULHERES

TERCEIRA PARTE - O CAMPO DE TRABALHO

CAPITULO 24 = O PROBLEMA

CAPITULO 25 = O PODER

CAPITULO 26 = VAIDADE E ORGULHO

CAPITULO 27 = PROCESSOS DE FUGA

CAPITULO 28 = AS ORGANIZAÇÕES: ESTRUTURA, ÉTICA, MÉTODOS, HIERARQUIA E DISCIPLINA

QUARTA PARTE - TÉCNICAS E RECURSOS

CAPITULO 29 = TÉCNICAS E RECURSOS

CAPITULO 30 = O DESENVOLVIMENTO DO DIÁLOGO. FIXAÇÕES. CACOETES. DORES “FÍSICAS”. DEFORMAÇÕES. MUTILAÇÕES

CAPITULO 31 = LINGUAGEM ENÉRGICA

CAPITULO 32 = A PRECE

CAPITULO 33 = O PASSE

CAPITULO 34 = RECORDAÇÕES DO PASSADO

CAPITULO 35 = A CRISE

CAPITULO 36 = PERSPECTIVAS

CAPITULO 37 = O INTERVALO

CAPITULO 38 = SONHOS E DESDOBRAMENTOS

CAPITULO 39 = RESUMO E CONCLUSÕES


 DOUTRINAÇÃO E DESOBSESSÃO

“Qual é o teu nome?” — indaga Jesus. Responde-lhe:

“O meu nome é Legião, porque somos muitos.” E lhe imploravam com insistência que não os mandasse para fora dessa região (Gerasa). (Marcos, 5:9 e 10.)

      Temos sob as vistas um novo livro de Hermínio C. Miranda: “DIÁLOGO COM AS SOMBRAS — Teoria e Prática da Doutrinação”.

      Estamos familiarizados com os escritos do autor, pois acompanhamo-lo em seus estudos, ano após ano, pelas páginas de “Reformador”. Conhecemos-lhe as análises criteriosas de dezenas de obras de bastante repercussão, nas esferas da Religião, da Filosofia e das Pesquisas, no mundo do Espiritualismo e, mais especificamente, do Espiritismo e do Evangelho de Jesus. Raros serão os livros marcantes de escritores contemporâneos e antigos, nessas especialidades, que lhe não hajam merecido a crítica serena e construtiva. Os sistemas doutrinários erguidos pelo pensamento humano, na sua longa e exaustiva elaboração, no curso de milênios, são-lhe objeto de estudos e elucubrações, geralmente traduzidos em artigos e livros que a Federação Espírita Brasileira vai imprimindo e difundindo, aqui e fora dos próprios limites territoriais das Terras de Santa Cruz.

Nos últimos anos, os trabalhos de Hermínio C. Miranda têm esflorado temas de grande importância, como sempre, mas de abordagem difícil, alguns deles pouco estudados antes. “O Médium do Anticristo”, por exemplo. Os artigos referentes a “A Morte Provisória (5 e II)”, “Uri Geller”, “O Cinqüentenário de Lady Nona”, “A Maldição dos Faraós”, etc., fazem-nos pensar mais detidamente nas profundidades do Desconhecido.

Ao lado de livros e artigos, os prefácios, introduções e sínteses de obras, como em “Procês des Spirites” e “Processo dos Espíritas”, de Mme. Marina Leymarie; “Imitation de l’Évangile selon le Spiritlsme”, de Allan Kardec. E mais o que se acha por enquanto inédito.

Experiências que se acumularam ao longo de decênios desta e de vidas pretéritas, consolidadas graças a esforços incessantes e renovadas perquirições, conferem-lhe espontaneidade e simplicidade no trato dos enigmas mais sérios e das questões complexas, de toda uma gama de assuntos no âmbito do inabitual, permitindo-lhe escrever para os simples e os doutos, na linguagem desataviada que todos entendem.

A ciência de servir é uma arte rara, exigindo dedicação e persistência. Nela, o nosso Amigo exercita-se há muito tempo, desinibido e despreconceituoso, como quem se movimenta com a naturalidade própria dos que sabem da sua vocação e não hesitam em seguir os rumos que devem trilhar.

Escrever sobre “teoria e prática da doutrinação”, apresentando o patrimônio provisionado durante pelo menos dez anos Ininterruptos de serviço ativo, no demorado “diálogo com as Sombras”, não é tarefa fácil. A contribuição de Hermínio, no entanto, foge ao comum dos livros de divulgação doutrinária e evangélica, no campo espírita. É mais um extraordinário documentário ou cartilha de orientação, descendo aos pormenores daquilo que se pode chamar de elaboração séria, metódica, gradativamente desenvolvida, elucidativa de todo o contexto das intercomunicações e interligações entre vários planos vibratórios, no atendimento responsável e cristão da assistência es piritual em desobsessão. São horas vividas não apenas no circulo das tarefas mediúnlcas propriamente ditas, mas num mapa por assim dizer comportamental durante as demais horas, na vigília e no sono, porqüanto, na verdade, como reconhece o autor, “o segredo da doutrinação é o amor”.

Acreditamos que Hermínio C. Miranda alcançou com o maior êxito o fim a que se propõs, porque não fez literatura: seu livro é vida! É compreensão, ternura, doação!

*

      O livro, a rigor, não necessita de explicações ou apresentações, nem de Interpretações; tudo nele é de meridiana clareza, O próprio autor justifica cada detalhe, cada ensino ou experiência e suas implicações, à medida que adentra na exposição simples de coisas difíceis. Ele não faz revelações especiais nem ensina princípios não sabidos, em Espiritismo. No entanto, consegue aglutinar, à segura argumentação que faz, as pequeninas verdades que as desatenções dos estudiosos nem sempre permitem captar e estereotipar nas mentes e corações, numa leitura ou estudo ligeiro da vasta literatura espírita, mediúnica ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (613.7 Kb)   docx (294.9 Kb)  
Continuar por mais 378 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com