TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dom De DEUS

Resenha: Dom De DEUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Resenha  •  1.855 Palavras (8 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 8

Dom é a capacidade que o Espírito Santo concede aos servos de Deus, segundo a vontade e a graça de Deus, com o propósito do bem comum do corpo de Cristo.

No Novo Testamento há três listas de dons:

Romanos 12.6-81;

Coríntios 12.4-10;

Efésios 4.11.

Em Romanos, Paulo enumera os dons da Graça (grego: charismata). Um Dom espiritual é uma capacitação ou aptidão (Fp 2.13) concedida pelo Espírito Santo ao indivíduo, na congregação, para edificação do povo de Deus.

Já em Coríntios, Paulo alista os dons extraordinários. Em Efésios vemos os dons de ministério, ou seja, líderes espirituais dotados de dons. Paulo declara que Cristo deu à Igreja esses dons com os seguintes propósitos: Para preparar o povo de Deus ao trabalho cristão (Ef. 4.12) e para o crescimento e desenvolvimento espirituais do corpo de Cristo, segundo o plano de Deus (Ef. 4.13-16).

d) O Dom da Fé especial:

Categoria. Manifestações de Poder.

Descrição: O Dom da Fé especial é um Dom de operação do Poder de Deus que faz acontecer algum milagre extraordinário. Normalmente esse Dom é manifestado em ocasiões especiais e somente opera pela vontade de Deus.

Propósito: O propósito principal na manifestação de todos os dons de Deus é atrair a atenção das pessoas para Deus e glorificar o Senhor Jesus. Portanto o Dom da Fé especial quando é operado pelo Espírito de Deus trará honras e glórias ao Senhor Jesus e nunca para os homens.

Definição do Dom: O Dom da Fé especial não pode ser confundido com a fé comum que vem pelo ouvir a Palavra. A fé normal é algo que quando a recebemos se torna nossa possessão, por isso Jesus disse: Tende fé em Deus!... Não é assim em relação ao Dom da Fé especial, esse tipo especial de fé pertence ao Espírito Santo e Ele dá ao homem somente em ocasiões especiais quando o Senhor quer realizar algo extraordinário como no caso da ressurreição de mortos, intervenções na natureza (Josué ordenando ao Sol e a lua), andar por sobre as águas, etc.

Como essas coisas não são comuns de acontecer e não acontecem sempre, então é preciso mais do que a fé simples para realizá-las é preciso ter uma fé especial.

Operação do Dom: O Dom da Fé especial é operado pelo Espírito Santo, portanto não adianta ao homem querer alcançar esse tipo de fé pelo seu próprio esforço. As manifestações do Dom da Fé especial ocorrem quando menos esperamos, elas normalmente ocorrem quando exercitamos nossa fé comum dando o primeiro passo. Há duas maneiras de o Espírito Santo manifestar esse Dom:

Ativamente: Quando a pessoa é usada para realizar o milagre. Ex: Josué quando ordenou ao sol que parasse.

Passivamente: Quando a pessoa é usada para receber o milagre. Ex: Daniel na cova dos leões.

e) O Dom da Operação de Maravilhas.

Categoria: Manifestações de Poder.

Descrição: O Dom de Operação de Maravilhas como o próprio nome já diz é uma operação das maravilhas de Deus, está relacionado às manifestações sobrenaturais e impressionantes que estão além da compreensão e do entendimento do homem e da ciência. Ex: O mar vermelho que se abriu, as pragas do Egito, etc.

Propósito: As operações de maravilhas são operadas pelo Espírito Santo de acordo com a vontade de Deus para cumprir um propósito específico, ou em muitos casos para revelar a Glória de Deus. Normalmente essas manifestações ocorrem através de sinais na natureza, como terremotos (não destruidores, ex: Paulo e Silas na prisão), fogo que cai do céu (Elias no monte Carmelo), etc.

Definição do Dom: O Dom da operação de maravilhas não é necessariamente um dom para curar, mas para demonstrar a grandeza de Deus através de sinais e prodígios que ocorrem na natureza, ou em nosso mundo físico e material.

Operação do Dom: Esse Dom é operado para revelar a Glória e o Poder de Deus de forma extraordinária, e o Espírito Santo opera sempre em harmonia com a vontade de Deus e não do homem. Quando alguém tenta forçar uma manifestação desse dom sem o consentimento de Deus acaba ficando frustrado, pois Deus nunca manifestará o seu Poder para engrandecer ao homem e sim a Cristo.

Exemplos Bíblicos de algumas manifestações do Dom de operação de Maravilhas:

- As pragas do Egito.

- A abertura do Mar Vermelho.

- O fogo que desceu do céu no monte Carmelo.

- Jesus andando por sobre as águas.

- A multiplicação dos pães e peixes.

- A transladação de Filipe para Azoto.

f) Os Dons de curar.

Categoria: Manifestação de Poder.

Descrição: Esse é o único dos nove dons do Espírito Santo onde a palavra Dons aparece no plural, isso significa que existe uma diversidade de dons para curar, assim como existe uma diversidade de doenças e enfermidades para serem curadas.

Propósito: O propósito desse dom como o nome diz é curar as pessoas que sofrem por causa das doenças e enfermidades que afligem seus corpos.

Definição do Dom: Dons de curar são habilidades que o Espirito Santo concede aos seus servos para curar pessoas enfermas de uma forma sobrenatural e eficaz. Como a palavra está no plural entendemos que esses dons são distribuídos para a igreja de acordo com a vontade de Deus e os que recebem esses dons se tornam uma espécie de “especialista” na cura de doenças especificas. Assim como na medicina existem especialistas para atenderem casos em que se especializaram (ex: Cardiologista, fonoaudiólogo, dentista, ginecologista, etc) assim também o Espírito Santo concede aos seus servos habilidades para certas áreas especificas. Tem pessoas que têm o dom para curar pessoas cegas, outras para curar paralíticos, outras para curar cancerosos, etc.

Claro que isso são apenas especialidades, não quer dizer que aquele que tem o dom para curar cegos, só vai curar cegos no seu ministério e nada mais, mas a cura dos cegos será o mais evidente.

Operação do Dom: Não existem regras para as manifestações dos dons de curar. Por causa da diversidade das operações desses dons, muitos são usados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com