TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMULAÇÃO — TRABALHO EXPLICADO

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  68.973 Palavras (276 Páginas)  •  1.372 Visualizações

Página 1 de 276

EMULAÇÃO — TRABALHO EXPLICADO

Um Manual Prático para Guia dos Oficiais, do Mestre ao Guarda Externo, nas Lojas do Craft sob a

Jurisdição da Grande Loja Unida Da Inglaterra

HERBERT F. INMAN, L.R., P.P.G.Sc.N., KENT

PM Gibon Lodge, 49; P.M. & D.C. Horus Lodge, 3155

P.M. Lodge of the Men of Kent and Kentish Men, 4273; and-Kent 3173;

Hon Member Ad Astra Lodge, 3808;

P.Z. & Scribe E - Crays Valley Chapter, 2147; P.Z. Horus

Chapter, 3155

——

Membro do Committee of the Emulation Lodge of Improvement, Janeiro 1926-Março 1929

——

Preceptor Horus Lodge of Instruction

——

Preceptor Ad Astra L.I. 1920-1924 Deputy Preceptor Peter Gilkes L.I 1920-1924 Deputy Preceptor St. Bride L.I. 1915-1920

Décima Edição

  1. LEWIS (MASONIC PUBLISHERS) LTD. 30-32 Fleet Street London E.C. 4

1953

Todos direitos reservados


TRABALHO DE EMULAÇÃO EXPLICADO

PREFÁCIO DO AUTOR PARA A PRIMEIRA EDIÇÃO

“O Mestre-Eleito me ofereceu um colar; devo começar a observar o trabalho”.

Quantas vezes ouvimos similares observações de um jovem Maçom que está para colocar seu pé no mais baixo degrau da escada do progresso Maçônico! Ele está próximo de ser confiado com uma posição de grande importância e responsabilidade — todo Cargo Maçônico pode ser assim descrito — e então ele decide que é tarde para iniciar a busca daquele conhecimento que deveria desde há muito ter adquirido.

Não é difícil imaginar as desastrosas conseqüências que certamente surgiriam no mundo externo, dos negócios da vida, para um homem que houvesse adiado o seu preparo para as responsabilidades de um alto posto, na esfera de sua particular e rotineira distração até a sua promoção. Todavia, em Maçonaria, procrastinação e indiferença também estão inteira e freqüentemente em evidência.

Na Quarta das Antigas Obrigações nos é dito: “Toda promoção entre Maçons está fundada apenas no real valor e mérito pessoal… Portanto, nenhum Mestre ou Vigilante é escolhido por antiguidade, mas por seu mérito”.

Um admirável conselho de perfeição, e que é  para  ser respeitado, entretanto, por muitos anos tem sido mais honrado por sua violação do que por sua observância. Inteiramente comum também é a prática de promover Irmãos de acordo com sua posição na lista de Membros da Loja, com pouca ou nenhuma meditação a respeito às suas qualificações, ou pela maneira com a qual eles provavelmente se desincumbem dos deveres pertinentes ao seu Cargo.

Neste sentido, os Past Masters veteranos não se podem acreditar inteiramente livres de censura, já que devem existir  muitos que lêem estas palavras, que conheceram um jovem e zeloso Mestre Eleito que, desejoso de nomear como seus Oficiais os mais capazes de seus Irmãos, se permitiu ser influenciado pelo solene aviso de seus veteranos “causando uma divisão na Loja”, “perturbando a harmonia,” e assim por diante ad infinitum.

Harmonia e Fraternidade, é óbvio, não devem ser sequer levemente perturbadas, mas a impressiva dignidade e solene beleza de nossas Cerimônias e Ritos são de igual importância, e estes desejáveis efeitos serão obtidos apenas quando o Mestre e seus Oficiais são eficientes em cada detalhe de suas diversas responsabilidades.

Uma Loja de Francos Maçons é “uma assembléia de Irmãos reunida para discorrer detalhadamente sobre os mistérios da Arte”, tal como nos é lembrado na Secção de abertura da Primeira Preleção.1 Permita-se que a estrutura de uma Loja fique  insegura em qualquer de suas partes, e a estrutura toda deverá sofrer, com conseqüente confusão e indigno desatino durante aqueles sérios procedimentos que devem sempre ser caracterizados por enobrecida dignidade, solenemente imponente, e prefeita suavidade na execução.

“Toda promoção entre Maçons é fundada apenas no real valor e mérito pessoal”.

Há muito a ser feito antes que este conselho de perfeição torne- se uma regra universal. Porém, muito já foi feito, e há boas indicações hoje de que Mestres Eleitos e Comitês de Loja estão conferindo uma consideração mais cautelosa às qualificações dos possíveis futuros Oficiais.    Além disso, com a contínua e rápida expansão no número de Lojas de Instrução confiáveis, encontramos entre os jovens membros da Fraternidade um saudável espírito investigativo e um desejo por conhecimento, combinado com uma crescente e salutar determinação de virem a ser proficientes em seus vários deveres.

Dificilmente também, será possível prestar um alto tributo ao valioso trabalho feito em nossas Lojas de Instrução; já que, geralmente os Preceptores são homens ocupados, e o tempo de que dispõem para as reuniões semanais é usualmente limitado à uma hora e meia. Então é bem possível que mesmo aquele jovem Maçom, que freqüenta sua Loja de Instrução com a devida regularidade possa ainda estar em dúvida sobre muitos pontos em relação aos seus deveres, completamente aparte das palavras  e frases que ele procura memorizar no seu local de tranqüilo isolamento.

É para estes nossos jovens Irmãos que este pequeno Manual foi compilado, na sincera esperança de que eles possam encontrar alguma assistência prática. Não foi escrito com espírito ditatorial, mas com um desejo apenas, de auxiliar o Oficial recém investido na sua busca por aquele conhecimento com o qual deverá estar equipado se ele for refletir a honra na escolha do Venerável Irmão que lhe conferiu sua nomeação. Espero que as sugestões e as recomendações de orientação aqui contidas sejam aceitas com o mesmo espírito fraternal com o qual são espontaneamente oferecidas. O autor certamente não possui o desejo de assumir arrogantemente que, por acreditar que certo método é desejável, então todos os outros devem necessariamente estar errados.

Salvo nas Cerimônias essenciais da Arte, há consideráveis modificações em todos os diferentes sistemas de Ritual, vistos por mim até agora em minhas viagens Maçônicas, e espero que se compreenda que, no escopo deste pequeno trabalho, encontrei mais prudente limitar as instruções especificas para uma forma de trabalho popular e bem conhecida. O autor, durante um longo período de aprendizagem no qual serviu como Preceptor em varias Lojas de Instrução que trabalham sob a égide oficial da Emulation Lodge  of  Improvement,  antes  de  sua  eleição  para  o  corpo    de governo daquela famosa Escola de Ritual Maçônico, pode talvez, humildemente falar com alguma autoridade com relação a isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (367.4 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (294.3 Kb)  
Continuar por mais 275 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com