TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVANGELHO DE JOÃO

Exames: EVANGELHO DE JOÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  9.135 Palavras (37 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 37

O CLÍMAX SOFREDOR E TRIUNFAL DO SENHOR JESUS CRISTO

O Senhor Jesus Cristo Prendido. 18:1-40

1. O Senhor Jesus Cristo no Jardim de Getsêmani. 18:1-11.

1. Jesus Cristo e seus discípulos saíram para além do ribeiro de Cedrom e lá entraram no Jardim de Getsêmani.Foi aqui onde Jesus orou a Deus três vezes em Mt. 26:36-46. O livro de João não relata esta parte, nem o nome do jardim, somente que foi aqui que Jesus foi prendido e levado para ser crucificado. Mt. 26:46 e João 18:4 indicam que Jesus se entregou para ser prendido na hora certa, porque foi para o lugar certo no jardim de Getsêmani onde ele sabia Judas Iscariotes ia trazer os outros para prendê-lo. Os discípulos estavam presentes para assistir tudo que aconteceu nesta hora, e era de propósito para isto acontecer. Porque assim os discípulos souberam que Jesus se entregou e não foi levado a força.

2. O lugar conhecido pelo traidor. v. 2. Jesus Cristo soube que Judas Iscariotes ia trazer os seus inimigos para prendê-lo e que era o lugar certo e a hora certa, predestinados pelo Pai eterno. Por isso Jesus foi ao encontro como um valente do Senhor e não como um covarde do diabo. Ó como é o Salvador que temos maravilhoso. Mas, isto não diminui a culpa da traição de Judas Iscariotes. Porque ele trouxe os inimigos de Jesus para o lugar onde Jesus e os discípulos sempre retiraram-se para relaxar e orar. Judas Iscariotes era um traidor sem vergonha.

3. O traidor veio com os inimigos. v. 3. Judas Iscariotes veio com uma banda de soldados romanos mandados pelos oficiais dos principais sacerdotes e fariseus. Uma coorte era mais ou menos a décima parte de uma legião (mil) de soldados romanos, então é mais ou menos 400 a 600 soldados que Judas Iscariotes trouxe para prender Jesus Cristo. Mt. 26:47 diz que era uma grande multidão. Também vieram com lanternas, archotes e armas. Então era a noite do dia que Jesus foi crucificado. Ó que coisa que mostra a depravação humana, veio com armas "contra" o Salvador que veio salvar, e com lanternas e archotes para iluminar a "Luz do Mundo"? As armas carnais e a luz do homem contra o Senhor Jesus Cristo?

4. A pergunta de Jesus e a resposta deles. v. 4-5. Jesus falou primeiro e não esperou para eles agir. Isto mostra a sua prontidão para cumprir a vontade de Deus em salvar os eleitos dele. Jesus sabia exatamente porque eles vieram e para quem. Quando o mundo queria fazer dele um rei (6:15), Jesus fugiu deles porque sabia a insinceridade deles, mas agora Jesus se entregou voluntariamente na mão deles para ser o Salvador. Note que a Bíblia diz que Judas Iscariotes estava no meio dos inimigos de Jesus, o mesmo homem que ficou no meio de Jesus e seus discípulos só poucas horas atrás. Nos outros Evangelhos diz que Judas Iscariotes beijou Jesus identificando-o como o sinal da pessoa certa para prender. Todo sinal de amizade não é verdadeiro, as vezes é o beijo da morte. Ó que traição!

5. Jesus Cristo mostrou a sua supremacia e exigiu a sujeição deles. v. 6-7. Quando Jesus se identificou como sendo Jeová (Sou eu ou "Eu Sou", que é o nome de Deus, Jeová, Êx. 3:14), todos recuaram e caíram por terra. Isto significa que eles caíram para atrás no chão. Eles vieram para avançar e levar Jesus, em vez disto eles recuaram e caíram por terra. Note que não caíram para frente em adoração, mas para atrás em pavor. O Deus-Homem deu uma pequena manifestação da sua glória, poder e majestade, e isto foi bastante para dominá-los completamente. Isto mostrou que ele era muito mais do que só o homem Jesus de Nazaré, Ele é Deus que se fez carne. Jesus não foi prendido por eles, ele se sujeitou a eles. Jesus perguntou a segunda vez, "A quem buscais?" Eles continuaram chamar Jesus o homem Jesus de Nazaré, não o Salvador, nem o Cristo e Deus. Ó homens depravados e cegos! Nem isto deu para convertê-los, só graça mesmo faz.

6. Jesus Cristo cuidando os seus. v. 8-9. Jesus disse de novo que era o homem a quem eles buscaram e pediu para deixar ir os seus discípulos. Este é o Bom Pastor dando a sua vida pelas ovelhas. Jesus se entregou na mão dos seus inimigos para salvar os seus eleitos. O fato que ele deixou os seus ir para não fazer parte disso mostra que deu a promessa aos eleitos de Deus para ser salvos da pena da lei. Foi Jesus Cristo que sofreu no lugar dos eleitos para salvá-los da pena da lei de Deus. Versículo 9 confirma esta interpretação.

7. A imprudência e interferência de Pedro e a repreensão dele por Cristo. v. 10-11. Pedro mostrou um zelo não acertado pelo conhecimento. Por isso Pedro foi repreendido por Cristo. Pedro agiu e assim tentou impedir mesmo o propósito de Deus, mas não deu porque ninguém pode fazer isto. Cuidado para não interferir nas coisas de Deus. Pedro cortou a orelha deste homem e Jesus tocou-lhe a orelha, e o curou (Lc. 22:51). O fato que Jesus curou este homem deixou seus inimigos mais culpados ainda, porque deixou pior seu pecado. Este é o último milagre que Jesus fez antes de morrer. Depois falou que era a vontade de Deus para ele beber o cálice da ira de Deus no lugar das suas ovelhas.

2. O Senhor Jesus Cristo perante Anás e Caifás. 18:12 27.

1. Jesus Cristo prendido e conduzido a Anás. v. 12-14. Em João diz que Jesus foi levado a Anás, mas nos outros Evangelhos diz que Jesus foi levado a Caifás. Porque a diferença? Isto acontece muito nos Evangelhos, um conta uma coisa e outro conta o complemento da história, mas ajuntando todos os Evangelhos podemos ver a história completa da vida de Cristo. Então, neste caso podemos ver que Jesus foi levado a Anás primeiro, e depois Anás mandou Jesus maniatado a Caifás (v. 24). Anás era o sogro de Caifás, e Caifás era o sumo sacerdote daquele ano.

Observe que os inimigos do Salvador prenderam e maniataram Jesus para conduzir a Anás. Porque maniataram-no? Eles tinham visto o milagre que fez com a orelha do homem e a manifestação da sua glória, poder e majestade. Tudo isto não deu para a gente ver que prender e maniatá-lo era inútil? Jesus foi com eles voluntariamente. A maldade, depravação e cegueira do coração humano são horríveis demais. Além disto Judas Iscariotes deu ordem para prendê-lo, Mt. 26:48. Porque Judas mandou fazer isto? Ele lembrou das vezes que o povo queria matar Jesus, mas Jesus passou pelo meio do povo para escapar, Lc. 4:29-30 e João 8:59? Também mostra que o povo achou Jesus nada mais do que um criminoso e por isso tratou-o assim. Se lembra do fato que foi crucificado entre dois criminosos? Nisto tem uma lição espiritual para nós os salvos e eleitos. Para nos salvar da escravidão do nosso pecado, Jesus foi levado preso para sofrer e morrer no lugar dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.8 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com