TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS EVANGELHO

Exam: CONCEITOS EVANGELHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Exam  •  10.678 Palavras (43 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 43

CAPÍTULO I

CONCEITOS

I.1 EVANGELHO

A Palavra grega evangelion – significa literalmente “boa notícia”. A palavra encontra-se no singular, mostrando assim, que há somente um evangelho, o evangelho de Jesus Cristo. Na prática, nenhuma outra religião pode usar esta palavra para referir à sua mensagem ou doutrina. Esta palavra pertence exclusivamente ao Cristianismo.

O Evangelho são boas novas de quê? De perdão para os pecados, de salvação para a alma e de vida eterna em Cristo Jesus. Paulo definiu o evangelho como “...o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.” (Rm 1:16)

O Evangelho teve seu início logo após o pecado, quando Deus prometeu que viria o descendente da mulher e este pisaria a cabeça da serpente (Gn 3:15). A palavra evangelho é encontrada 72 vezes no Novo Testamento nos seguintes contextos:

a) O Evangelho de Deus (Rm 1:10; 15:16; 2 Co 11:7)

b) O Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus (Mc 1:1)

c) O Evangelho do Seu Filho (Rm 1:9)

d) O Evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo (2 Ts 1:8)

e) O Evangelho de Cristo (2 Co 10:14)

f) O Evangelho da graça de Deus (At 20:24)

g) O Evangelho da glória de Cristo (2 Co 4:4)

h) O Evangelho da glória de Deus Bem-aventurado (2 Tm 1:11)

i) O Evangelho da vossa salvação (Ef 1:13)

j) O Evangelho da paz (Ef 6:15)

k) O Evangelho do Reino (Mt 4:23; 9:35; 24:14)

l) O Evangelho do Reino de Deus (Mc 1:14)

m) O Evangelho eterno (Ap 14:6)

I.2 EVANGELIZAÇÃO

É o ato de comunicar o evangelho. É o ato de evangelizar. A palavra “evangelização” indica ação, significando “pregar o evangelho”. Mas o que é evangelizar? Devo dizer que não existe unanimidade quanto a este conceito. Existem dois conceitos básicos sobre o que seria evangelizar:

Evangelizar é a comunicação do evangelho à alguém de tal maneira que este pudesse tomar uma decisão consciente de aceitação ou rejeição à pessoa de Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

Evangelizar é a comunicação do Evangelho seguida da conversão do ouvinte.

Diante deste dilema, fica a pergunta: quando podemos considerar alguém evangelizado? Quando uma pessoa ouve o evangelho e encontra-se capaz de decidir se quer ou não seguir a Jesus? Ou quando ouve o evangelho e toma a decisão de seguir a Cristo?

O segundo conceito é equivocado. Porque este define a evangelização em termos de um efeito produzido na vida dos outros. Os missionários que lutam muito, às vezes sem ver nenhuma conversão, poderíamos dizer que eles não estão evangelizando? De maneira nenhuma. Sabemos pelas escrituras que o Evangelho deve ser pregado por todos os cristãos, mas quem convence e opera o novo nascimento é o Espírito Santo (Jo 3:7, 8; Ez 36:26 e 27). Sabemos ainda que Deus deu ao homem capacidade volitiva para decidir se quer ou não seguir a Cristo. O evangelista lança a semente, mas o Senhor dá crescimento. O Evangelista lança redes mas o Senhor traz os peixes. E o ouvinte se entrega ou rejeita a Cristo. O Dr. Peter Wagner e o Dr. John Stot definiram da seguinte forma o conceito da evangelização:

“A natureza da evangelização é a comunicação das boas novas. O propósito da evangelização é dar aos indivíduos e grupos uma oportunidade válida para aceitarem a Jesus Cristo. A meta da evangelização é persuadir homens e mulheres para que cheguem a ser discípulos de Jesus Cristo e sirvam a Ele na comunhão de sua Igreja.”

Diante desta definição, queremos destacar três aspectos que constituem a ação evangelizadora:

Proclamação: Seria a comunicação ao pecador a respeito de sua condição de escravo do pecado, da natureza e conseqüência dessa escravidão, do amor de Deus e Sua providência em Jesus Cristo para salvação deste e da chamada divina para uma decisão por Cristo Jesus

Convencimento – O evangelista nesta ação, seria apenas um instrumento nas mãos do Espírito. Pois é o Espírito que convence e muda o coração do pecador.

Integração – Depois da conversão do pecador, este deve ser levado a um compro-misso com o corpo visível de Cristo (a Igreja), onde seria discipulado e levado ao desenvolvimento e amadurecimento da sua fé em Cristo Jesus (Ef 4:12,13).

O fato de evangelizar significa:

Ganhar vidas para

Edificar vidas em

Enviar vidas por

II Corintios 5.17; Colossenses 1.28; João 20.21

EVANGELISMO – É A DOUTRINA OU ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DA EVANGELIZAÇÃO.

CAPÍTULO II

POR QUÊ EVANGELIZAR?

II.1 ORDENANÇA

O Senhor Jesus é o motivo supremo e também e a Autoridade que nos manda pescar homens para Ele. Ele é o Mestre por excelência, e o exemplo na arte de fazê-lo.

Ele promete êxito na tarefa, se cumprimos a condição de O seguirmos.( Mt.4:19. ) Deve ficar claro, também, que o êxito na incumbência de evangelizar não significa exatamente que se converta casa pessoas a quem se fale.

Isto não aconteceu nem com o Senhor Jesus, quando esteve corporalmente entre nós na terra (Mt.19:16-22).

O mesmo pode se dizer dos Apóstolos (At.17:5, 32; At. 19:9), são exemplos de momentos em que a Palavra levada pelos Apóstolos não foi aceita pelos seus ouvintes.

Porém, cada ser humano que houve a Palavra de Deus , que é evangelizado, há de serntir-se responsável pela sua reação, não perante quem lhe prega o evangelho, mas diante de Deus (IICo. 5:17-21).

Testificar aos homens, apresentando-lhes as verdades do Evangelho ou Boas Novas a cerca de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, é obrigação séria e responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com