TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação contemporânea

Seminário: Educação contemporânea. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  Seminário  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

A Educação Infantil faz parte do início da escolarização que representa a mudança para todos os envolvidos, pois significa a criação de novas maneiras de pensar e de se relacionar uns com os outros, exigindo das crianças rupturas nem sempre fáceis durante o processo de adaptação às novas realidades. As crianças precisam se sentir seguras e compreendidas, num espaço apto para se adaptarem, sempre respeitando seus próprios limites.

O contato direto com os alunos, com um bom diálogo, brinquedos pedagógicos, brincadeiras mostrar que a escola é um lugar agradável que tem rotinas e responsabilidade, mas que é um tempo de novos conhecimentos e descobertas em suas vidas, que é importante o ensino e aprendizagem do educando na educação infantil, a escola tem que estar sempre disposta a reforçar essa atitude.

A arte tem a ver com modos singulares a contemplar o mundo por meio de ações. A arte instaura significações a partir de imagens imaginárias. Pintar, desenhar um fato, um gesto, ou acontecimento possibilita que a criança se aventure no seu mundo e consiga se expressar através do desenho, a criança pinta construtivamente para definir a visualidade da cor, como um ato de comunicação, como um fazer construtivo com a cor.

Brincando com tintas e pincéis a criança explora não apenas o mundo material e cultural a sua volta, expressa também em sentimentos, comunicação, fantasias, sonhos e ideias por meio de palavras.

Qual o papel da Arte na Educação contemporânea?

O educador tem um papel fundamental dentro da concepção contemporânea de arte-educação. Cabe a ele traduzir saberes em situações didáticas, que consigam despertar nos educando a vontade de apreender, interpretar, elucidar, e aperfeiçoar-se. Para que estas situações didáticas tenham êxito é necessário planejar, introduzir, animar, coordenar, conduzir a um fechamento. Todas estas ações são guiadas por um conjunto de valores. Quando temos clareza sobre os valores por trás de nossas decisões, podemos direcionar nossos esforços de modo mais produtivo.

A Arte favorece o desenvolvimento integral do indivíduo, possibilitando a expressão livre do pensamento e das emoções, desenvolvendo seu raciocínio com criatividade e imaginação. Criando, o indivíduo torna-se mais seguro dos seus potenciais e conscientes dos seus limites, torna-se livre para fazer suas escolhas. Na Educação, ela forma um cidadão consciente, crítico e participativo, capaz de compreender a realidade em que vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com