TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfrentando o Medo com Base na Palavra de Deus

Por:   •  29/4/2019  •  Ensaio  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

MEDITAÇÃO III – “O MEDO”

Um dos sentimentos que escraviza e enfraquece o mais forte de todos os homens: O Medo.

Ele é gerado por um estado de inquietação, pavor e receio, capaz de algemar e acompanhar a pessoa até o fim de sua vida. É incrível, como pequenas coisas podem resultar em grandes medos. Os medos levam-nos a limitações e até mesmo a fugas constantes.

A fonte geradora do medo é diversificada, porém, na maioria das vezes, uma deficiência na formação emocional, ou acontecimentos traumáticos na própria família, desequilíbrio espiritual, e principalmente a ausência de uma vida cheia da presença de Deus. A escravidão causada pelo medo pode começar desde a geração da criança. Devemos tomar cuidado com a forma que nos relacionamos, pois, podemos gerar medos em alguém, e eles influenciarão a pessoa pelo resto de sua vida.

O primeiro homem a sentir medo foi Adão. Através do pecado, sentiu medo de enfrentar seu erro perante Deus (Gn 3:10). Podemos observar que o medo só entrou na humanidade por causa do pecado. E desde então, através das dúvidas, impede-nos muitas vezes de lutar, ou até mesmo de tentar.

Vejamos quais são os resultados que o medo provoca na vida do homem:

  1. Em primeiro lugar ele provoca Fuga (Gn 3:10) 

O medo nos faz fugir das pessoas, principalmente das que mais nos amam. Adão fugiu de Deus e achou que longe dEle ele seria feliz. Geralmente quando fazemos coisas desagradáveis, somos bombardeados pelo medo de sermos recriminados, medo de não sermos perdoados, medo de enfrentarmos as conseqüências, que sempre serão bem menores do que a tortura imposta pela covardia de fugir da situação.

  1. Em segundo lugar ele provoca Cegueira espiritual (Gn 3:10) 

Quando o medo domina o homem, este passa por um estágio espiritual terrível de trevas, ignorância e inatividade. Quando Adão e Eva escolheram o pecado, automaticamente seus corações se encheram de medo, e eles se esconderam de Deus – como se isso fosse possível (Sl 139). O medo nos faz ver coisas que não existem, e nos torna cegos para a solução de nossos problemas. A tendência de quem sente medo é de não enxergar jamais solução para si.

  1. O medo provoca distanciamento de Deus (Lc 8:37) 

Conforme podemos ler no livro de Lucas, cap. 8, vers. 37, certo dia Jesus expulsou os demônios que atormentavam a vida de um dos habitantes de Gadara; os demônios então, possuíram os porcos e os fizeram afogar-se no lago. A população daquela cidade foi acometida por um medo tão grande, que facilmente cedeu a pressão espiritual imposta pelo mal, rejeitando Jesus e pedindo para que Ele saísse de suas terras. Muitas vezes o medo nos serve de armadilha para que nos afastemos de Deus. Medo de não sermos perdoados, medo do castigo, complexos de abandono, de rejeição e outros traumas que servem de fonte para que sejamos influenciados a virar as costas para Jesus. Aquele povo deveria pedir que Jesus jamais saísse de lá, porque somente Ele poderia mantê-los livres dos verdadeiros opressores; basta analisarmos o estado anterior da vida daquele homem que era escravos dos espíritos malignos.

  1. Empecilhos a progressão (Lc 19:21) 

O medo de errar muitas vezes impede as pessoas de tentarem vencer na vida. Por causa dos fracassos que vemos, somos tentados a não tentar vencer. Muitos olham para os casamentos frustrados sem desejos de se casar, outros olhar para o desemprego sem vontade de buscar trabalho, o medo de tentar nos paralisa na incapacidade de saber se daria certo ou não. Precisamos agir com fé se queremos conquistar alguma coisa. Todos nós podemos alcançar êxito se contarmos com Deus ao nosso lado. Conforme lemos em Fl 4.13 – “tudo posso nAquele que me fortalece”.

O Medo leva o ser humano ao:

  1. Ao ridículo (1Sm 21:10-15) 
  1. A buscas erradas (1Sm 28:5-7) 
  2. À mentira (Gn 26:7) 
  3. Ao suicídio (1Sm 31:3-4) 

O homem sem Deus, condena-se à uma vida de medos, direcionada à multidões de erros. Este foi o caso do rei Saul. Não quis ter uma vida direcionada a Deus. Colecionou pecados, que lhe trouxeram perturbações espirituais, e medos que resultaram em suicídio. Nada pior que o medo como guia de uma vida.

 

Mas como vencer o medo?

  1. Devemos confrontá-lo 
  1. Devemos contar com Deus (Is 41:10) 
  2. Devemos confiar em Deus (Sl 56:4) 
  3. Devemos buscar a Deus (2Cr 20:3) 
  4. Devemos nos aperfeiçoar no amor (1Jo 4:18) 

Caro ouvinte, quando o medo lhe assaltar o coração, conte com Deus, pois,

Se é medo do escuro, Ele é a tua luz (Sl 27:1);

Se é medo da condenação, Ele é tua salvação (Sl 27:1);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (103.6 Kb)   docx (914.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com