TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epístola De Gálatas

Ensaios: Epístola De Gálatas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

No cânon há 21 Epístolas no neotestamentário, sendo treze escritas pelo apóstolo Paulo: Romanos, 1Coríntios, 2Coríntios, Gálatas,Efésios, Filipenses, Colossenses, 1Tessalonicenses, 2Tessalonicenses, 1Timóteo, 2Timótio, Tito e Filemom. Outros sete escritos pelos autores: Tiago, 1Pedro, 2Pedro, 1João, 2João, 3João, Judas e Hebreus.

Nesta pesquisa iremos tratar apenas das Epístolas paulinas, especificamente as escritas para Gálatas, 1Timóteo e 2Timóteo, no contexto histórico e teológico destas cartas.

Epístola aos Gálatas

A epístola aos Gálatas tem sido intitulada por eruditos de “Declaração da Independência Cristã”. Para Champlin (p.429) a independência aqui tratada “[...]diz respeito à legislação mosaica e suas exigências, tanto no que concerne a ser ela um possível agente salvador, como concerne a ser ela uma norma da conduta cristão”.

A epístola aos Gálatas foi escrita para os crentes gentios localizados na Galácia (At 16:6; 18:23) uma província romana. O apostolo Paulo chama seus leitores de “gálatas” (Gl 3:1). Sendo que está comunidade cristã haviam sidos perturbados pelos cristãos judeus, deixando os novos convertidos inquietos, procurado-lhes impor a circuncisão e as responsabilidades da lei mosaica como necessárias à salvação e gerando duvidas a respeito da autoridade apostólica de Paulo.

Os judaizantes que afirmar serem representante da igreja de Jerusalém (cf. At 15:1; Gl 2:4), queriam que os cristãos de gálatas fossem circuncidados, não para a salvação eterna, mas viverem uma aparecia que levaria aprovação dos judeus e os impediria de se oporem tão violentamente por causa de Cristo (Gl 6:12,13).

Tentavam fazer uma espécie de função de religião entre o cristianismo e o judaísmo, não negando direitamente a Cristo, mas argumentando que a circuncisão seria de proveito para os gálatas, que os faria progredir no cristianismo [...] (SILVA, 2010, p. 326).

Segundo Champlin (p. 429) “essas perturbações foram sofridas pelo apóstolo Paulo devido à sua intransigente posição em defesa da liberdade da fé cristã”. Paulo foi acusado de ser inimigo e destruidor da obra de Moises.

Por causa destas controvérsias vista nesta epístola e muitos trechos da epístola aos Romanos e descritos no livro de Atos nos capítulos décimo primeiro e décimo quinto, foi deliberado o primeiro concilio universal da igreja cristão realizado em Jerusalém narrada no livro de Atos no capitulo décimo quinto.

Autoria e Data

No estilo, vocabulário, temas, desvendamento da personalidade do autor e nas considerações literárias, aponta a autoria a Paulo (ver Gl 1:1; 5:2; 6:11).

É, portanto, admitida aqui a autoria de Paulo, conforme o próprio se denomina: “Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo e Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos)” (Gl 1:1).

Determinar a data exata é impossível, para alguns estudiosos do assunto Paulo escreveu esta carta aos gálatas gauleses, oriundo do Norte da Galácia e “ [...] por causa dessa tribo de gauleses, então a data da escrita da epístola aos Gálatas seria extremamente difícil, pois não há aticamente nenhum indicio histórico no livro de Atos [...]” (p.430). Para Silva (2010, p. 324) “[...] tem sido fixado aproximadamente entre 50 e 52 d.C. [...]” se levamos em consideração aos gálatas étnicos, ao qual “[...] passaria a ocupar o terceiro lugar na ordem cronológica das epístola paulinas.”

O mais provável é que a epístola aos gálatas tenha sido escrito as igrejas do Sul da província da Galácia (Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra, Derbe), onde e Paulo e Barnabé evangelizarão (At 13:14). “De fato, (Gl 1;6) subentende que Paulo escreveu essa epístola pouco depois de sua visita ale, e que não se passou muito tempo entre a sua primeira visita à Galácia e a escrita da epístola aos Gálatas.”(CHAMPLIN, p.430)

Para o Dr. Champlin:

Isso teria tido lugar em cerca de 49 D.C., fazendo dela a primeira das epístolas paulinas canônicas, e, por sua vez, o mais antigo documento escrito neotestamentário, que veio fazer parte da coletânea que conhecemos por N.T. Por conseguinte, a data [...], deve ser fixado ao término da primeira viagem missionária de Paulo, pouco depois de seu retorno a Antioquia da Síria. (Ver Atos 14:26) (CHAMPLIN, p. 430).

Talvez Paulo haja escrito a epístola aos Gálatas antes da controvérsia da lei, no concílio de Jerusalém narrado no décimo quinto capítulo do livro de Atos, e antes de a igreja comunicar a sua posição final naquele concílio.

História dos Gálatas

A Galácia no terceiro século a.C. se localizava na Ásia Menor e [...]estava limitada ao norte pela Bitinia e Paflagônia, à leste pelo Ponto e Capadócia, ao sul, pela Cilícia e Licônia e, à oeste, pela Frígia. Sua capital era Ancira (a moderna Ancara, a capital da moderna Turquia). (WIKIPÉDIA, 2014)

O território de Galácia recebeu este nome dos migrantes gauleses que tinham suas origem da Gália, “[...] os escritores romanos chamavam seus habitantes de galli (“gaulês” ou “celta”)” (WIKIPÉDIA, 2014).

Estes celtas eram guerreiros, respeitados por gregos e romanos. Eles eram frequentemente contratados como mercenários, lutando, por vezes, de ambos os lados em grandes batalhas da época. Por anos, os líderes militares e seus bandos arrasaram a metade ocidental da Ásia Menor como aliados de um ou outro príncipe sem nenhum obstáculo mais sério [...] (WIKIPÉDIA, 2014)

Os gaulês invadiram a Macedônia, liderado pelo Breno por volta do ano 300 a.C. Em 189 a.C. Roma invadi a Galácia que ficou conhecida com Guerra Gálata, e que teve êxito sobre os gálatas, e que a partir da ir passou ser controlada pelos romanos por meio de fantoches locais. No ano 64 a.C., [...] a Galácia tornou-se um estado cliente do Império Romano.

Em 25 a.C., com a morte do rei Deiótaro, “[...] Roma estabeleceu ali uma província que manteve o nome de Galácia” (SILVA, 2010, p. 324). A partir da ir os limites geográfico ganharam maiores proporções territorial .”Assim, ao norte havia os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com