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Espiritismo ou doutrina espiritual

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Por:   •  10/4/2014  •  Tese  •  9.195 Palavras (37 Páginas)  •  340 Visualizações

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Espiritismo ou Doutrina espírita (também denominada popular e equivocadamente Kardecismo),1 2 3 é a doutrina codificada pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, usando o pseudônimo Allan Kardec. É uma doutrina estabelecida mediante a fusão da ciência, filosofia e religião, buscando a melhor compreensão não apenas do universo tangível (científico), mas também do universo a esse transcendente (religião).4 5 6 É baseada em cinco obras básicas, escritas por ele, através da observação de fenômenos que o mesmo atribuía a manifestações de inteligências incorpóreas ou imateriais, denominadas espíritos. A codificação espírita está presente em: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese; somam-se à codificação as chamadas obras "complementares", como O Que é o Espiritismo?, Revista Espírita e Obras Póstumas. O termo Espiritismo foi cunhado por Kardec em 18577 8 9 10 para definir especificamente o corpo de ideias por ele reunidas e codificadas em "O Livro dos Espíritos".11 Na publicação do livro "O Que é o Espiritismo", o codificador a define como uma doutrina que trata da "natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal e as consequências morais que dela emanam",12 e fundamenta-se nas manifestações e nos ensinamentos dos espíritos.13 14 Também é compreendida como uma doutrina de cunho científico-filosófico-religioso voltada para o aperfeiçoamento moral do homem, que acredita na possibilidade de comunicação com os espíritos através de médiuns.15 16

Embora o Espiritismo tenha importado, a fim de estruturar seu corpo de conhecimento, muito da metodologia científica, mostra-se importante ressaltar que ele desenvolve-se sobre princípios que transcendem os rigores dessa metodologia, de forma que vários dos resultados e fenômenos dentro do Espiritismo entendidos como válidos perante sua metodologia própria não se sustentam frente à metodologia científica - essa estabelecida com base e princípios certamente mais rigorosos e restritivos. Quando o termo ciência é usado com acepção estrita (acadêmica), tais extrapolações ao método cientifico, embora internamente úteis ao validarem vários preceitos da doutrina, impedem a classificação do Espiritismo como ciência; e essa doutrina não constitui cadeira científica, mesmo compartilhando com a ciência de outrora o estudo de vários fenômenos, e nela encontrando-se por vezes referências frequentes a vários cientistas de renome. O termo ciência a vigorar junto ao espiritismo caracteriza-se por acepção lata e não estrita na grande maioria dos casos, sobretudo na atualidade. Muitos cientistas e intelectuais renomados empenharam-se em investigações sobre a mediunidade e suas implicações para as relações mente-cérebro, entre eles: Allan Kardec, Alfred Russel Wallace, Alexandre Aksakof, Cesare Lombroso, Camille Flammarion, Carl Jung, Cesare Lombroso, Charles Richet, Gabriel Delanne,Frederic Myers, Hans Eysenck, Henri Bergson, Ian Stevenson, J. J. Thomson, J. B. Rhine, James H. Hyslop, Johann K. F. Zöllner, Lord Rayleigh, Marie Curie, Oliver Lodge, Pierre Curie, Pierre Janet, Théodore Flournoy, William Crookes,William James e William McDougall.17

Aparte os rigores científicos, a doutrina muito tem se expandido e, segundo dados do ano 2005, conta com cerca de 15 milhões de adeptos espalhados entre diversos países,18 como, Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Bélgica,19Estados Unidos, Japão, Alemanha, Argentina, Canadá,20 e, principalmente, alguns países americanos como Cuba, Jamaica e Brasil, sendo que este tem a maior quantidade de adeptos no mundo.21 22 Mas vale frisar que é difícil estipular a quantidade existente de espíritas, pois as principais estipulações sobre isso são baseadas em censos demográficos em que se é perguntado qual a religião dos cidadãos, porém nem todos os espíritas interpretam o Espiritismo como religião.23 24

A doutrina influencia principalmente um movimento social de instituições de caridade e saúde, que envolve milhões de pessoas em dezenas de países.10 Há nomes que são tidos como continuadores da doutrina, e de fundamental importância para sua expansão, entre eles: Augusto Elias da Silva, Antônio Wantuil de Freitas, Arthur Conan Doyle, Albert de Rochas, Alexandre Aksakof, Amalia Domingo Soler, Bezerra de Menezes, Camille Flammarion, Cairbar Schutel,Carlos Imbassahy, Cesare Lombroso, Chico Xavier, Deolindo Amorim, Divaldo Franco, Ernesto Bozzano, Eurípedes Barsanulfo, Fernando de Lacerda, Gabriel Delanne, Guillon Ribeiro, Gustave Geley, Haroldo Dutra Dias, Herculano Pires,Hernani G. Andrade, Hermínio C. Miranda, Ismael Gomes Braga, Jean Meyer, Léon Denis, Luciano dos Anjos, Manuel Quintão, Newton Boechat, Oliver Lodge, Paul Gibier, Raul Teixeira, Raymond Moody, Vera Kryzhanovskaia, Waldo Vieira25 , William Crookes, Yvonne Pereira e Zilda Gama .26

Índice

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• 1 História

o 1.1 Primeiras observações

o 1.2 Estudo sobre as mesas girantes

• 2 Princípios

o 2.1 Fundamentos principais

• 3 Obras básicas

o 3.1 Além destas obras, outras são adicionadas como complementares

• 4 Relação entre fenômenos espíritas e a ciência

o 4.1 Método Cientifico e "Ciência Espírita"

o 4.2 Medicina

• 5 Relação entre Espiritismo e posições religiosas

o 5.1 Cristianismo

o 5.2 O conceito bíblico

 5.2.1 Sermão da Montanha

 5.2.2 Reencarnação

 5.2.3 Lei da Evolução

 5.2.4 Mediunidade

• 6 Dissidências

o 6.1 Racionalismo cristão

o 6.2 Ramatizismo

o 6.3 Renovação Cristã

o 6.4 Roustainguismo

o 6.5 Conscienciologia

• 7 Organizações

o 7.1 Federação Espírita Brasileira

o 7.2 Conselho Espírita Internacional

o 7.3

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