TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Livro De Porvérbios 6

Pesquisas Acadêmicas: Estudo Livro De Porvérbios 6. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

6.1-5 — Estes versículos alertam sobre o perigo de ser fiador (Pv 11.15) ou coassinar um empréstimo. Isto não significa que nunca devamos ser generosos ou ajudar os outros caso possamos, mas que não devemos prometer o que não podemos cumprir. No tempo de Salomão, um cossignatário que não pudesse pagar perderia tudo o que tinha e, ainda por cima, seria reduzido a escravidão. Mesmo que as leis de hoje sejam diferentes, a incapacidade de quitar uma divida é ainda uma forma de escravidão e pode ser um problema sério.

6.6-11 — Este trecho alerta contra a armadilha da preguiça. O preguiçoso érefém do lazer. Tudo de que ele precisa para sobreviver pode ser aprendido com a formiga, uma criatura humilde que se ocupa em armazenar comida no verão para enfrentar o inverno que virá. Como a formiga, a pessoa sábia trabalha duro. Por outro lado, o preguiçoso é viciado em dormir e perdeu todo o interesse em trabalhar (Pv 26.13-16).

6.12-15 — O homem vicioso é criador de casos. Diferentemente do preguiçoso, cujo único desejo é encontrar outro lugar para cochilar, o criador de problemas mal pode esperar para se meter em novos apuros. Diferentemente do preguiçoso (v.6), ele se ocupa até demais, mas planejando coisas erradas. Ele se alegra em semear a intriga. Mas como o preguiçoso, ele não percebe que a destruição estápróxima.

6.16-19 — Este trecho é um provérbio numérico (Pv 30.15-31) que descreve sete coisas que aborrece o Senhor. O uso de progressão numérica — seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima... — nestes provérbios é um mecanismo retorico que embeleza a poesia, ajuda a memorizar e constrói um clímax. Dá a impressão de que há mais a ser dito sobre o assunto. A progressão incorpora não apenas os números, mas também as palavras que descrevem a resposta divina; o vocábulo aborreceprogride para abomina. O termo “abomina”é a expressão mais forte da Bíblia de “ódio” pela perversidade(compare com Lv 18.22). Em uma lista desse tipo, o último item é o mais importante.Assim, o leitor saberá que o que semeia contendas entre irmãos(v. 19) é o que mais desagrada Deus.Compare com a benção de Deus aos irmãos que vivem juntos em paz (Sl 133.1).

6.20-24 — Este trecho vincula os ensinamentos do pai com os da mãe(Pv 1.8). A instrução materna deve estar atada ao coração e ao pescoço da pessoa, como companhia permanente e guiaconfiável — como a Lei de Deus (compare com Dt 6.4-9; 11.18-21). (Para as palavras lâmpadae luz, veja Sl 119.105.)

6.25 — O termo “olhos” refere-se aos olhares sedutores.

6.26 — O contraste ressalta a terrível devastação que uma adúltera traz à vida de um homem. Comparada a confusão causada por uma prostituta, a adúltera consome a vida de sua vítima.

6.27-35 — Furta para saciar-se, tendo fome. Este trecho não apoia o roubo. Simplesmente compara o roubo, que poderia ser uma ação até compreensível se a razão for a fome, com o adultério, que nunca faz sentido. Jogar fora o compromisso com sua companheira da vida inteira é loucura. Para os antigos israelitas, fidelidade conjugal era sinal de fidelidade à Deus. Mas vale ressaltar que naquela época se um homem roubasse alimento era condenado a restituir sete vezes o valor roubado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com