TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma revisão crítica do livro de Marcos Bagno, um estudo na escola

Resenha: Uma revisão crítica do livro de Marcos Bagno, um estudo na escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Resenha  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  1.225 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA

LIVRO PESQUISA NA ESCOLA: O QUE, É COMO SE FAZ

MARCOS BAGNO

O livro de Marcos Bagno, Pesquisa na escola o que é, como se faz, trata da pesquisa na escola e das atitudes dos professores. Sugere atividades para transformar a atividade de pesquisa em aquisição de conhecimento.

Marcos Bagno resolveu escrever “Pesquisa na escola o que é, como se faz” devido à indignação de ver alunos com dificuldades em desenvolver durante sua vida escolar a independência de pensamento. Essa indignação está clara no primeiro capítulo quando ele diz que os professores não sabem pedir as pesquisas como de fato deveriam pedir, com orientações e direcionamentos, fazendo com que os alunos procurem meios para desenvolver o trabalho e assim aprender. Para os alunos chegarem às fontes de conhecimentos é necessário que o professor crie situações que possibilitem que os mesmos alcancem sozinhos os graus de conhecimento indispensável para a realização da pesquisa.

O autor procura dar as orientações necessárias para que os professores saibam de fato o que é um projeto de pesquisa, para que serve e como se faz, apresenta todos os passos. Ele mostra que o projeto tem finalidade, tem um objetivo e manifesta aonde se quer chegar.

Dentro do livro procura dar exemplos através de receita de bolo, de uma lista de compras e com a planta de uma casa. Busca mostrar que para tudo é necessário uma pesquisa. E, o quanto ela está presente em nossas vidas. Relaciona os itens de um projeto que são: Título, Objetivo, Justificativa, Metodologia, Produto final, Bibliografia e Cronograma, explicando cada um. Sendo assim orientando o professor e o leitor a produzir uma pesquisa de forma eficaz.

Procura orientar o professor a examinar o trabalho recebido e verificar a veracidade das informações. É proposto que o professor decida junto com o aluno o que será pesquisado e como será realizado. Apresenta também um roteiro para análise das informações obtidas, que consiste na comparação delas, em que se assemelham em que diferem, quais necessitam de maior aprofundamento e apresenta uma proposta de pesquisa dos sinônimos e da crase.

Marcos Bagno dividiu o livro em duas partes, sendo que a primeira trata da pesquisa e a segunda trata de introduzir a atividade de pesquisa a língua portuguesa. O texto é de fácil leitura e de uma grande importância para os professores, pois através dele se tem um direcionamento de como pedir aos alunos que façam trabalho de pesquisa sobre determinado assunto. Havendo assim uma interação de aluno e professor, todos aprendendo a aprender.

BIBLIOGRAFIA

BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. Edições Loyola. São Paulo, 7ª edição: agosto de 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com