TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Sobre O Livro De Cantares

Exames: Estudo Sobre O Livro De Cantares. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  1.625 Palavras (7 Páginas)  •  1.375 Visualizações

Página 1 de 7

LIVRO DE CANTARES DE SALOMÃO

O AMOR PELA SULAMITA ABISAQUE...

INTRODUÇÃO

Cânticos de Salomão faz parte dos livros poético do Antigo Testamento, vem depois de Eclesiastes e antes do Livro de Isaías.

Cânticos dos Cânticos é um livro curto com apenas oito capítulos. Apesar de sua brevidade, apresenta uma estrutura complexa que, por vezes, pode confundir o leitor. Diferentes personagens têm voz, ou falam, nesse poema lírico. Em muitas traduções da Bíblia, esses emissores alternam sua fala de modo inesperado, sem indicação ao leitor, dificultando, assim, sua leitura. Os três participantes principais do poema são: (1) o noivo, o Rei (1,4.12) Salomão, isto é, "o Pacífico" (3,7.9) (2); a noiva, mulher mencionada como "Sulamita" (6.13), a Pacificada, aquela que encontrou a paz (8,10) e as "filhas de Jerusalém"(2.7). Tais mulheres devem ter sido escravas da realeza que serviam como criadas da noiva do rei Salomão. No poema, servem como coro para ecoar os sentimentos da Sulamita, enfatizando seu amor e afeição pelo noivo.

O título hebraico deste livro pode ser traduzido literalmente por “O Cântico dos Cânticos”, expressão esta que significa “O Maior Cântico” (assim como “Rei dos reis” significa “O Maior Rei”). É, portanto, o maior cântico nupcial já escrito.

Quatro características principais assinalam Cantares de Salomão.

(1) É o único livro na Bíblia que trata

exclusivamente do amor especificamente conjugal.

(2) É uma obra-prima incomparável da literatura, repleta de linguagem imaginativa; discreta, mas realista; tomada principalmente do mundo da natureza. As várias metáforas e a

linguagem descritiva retratam a emoção, poder e beleza do amor romântico e conjugal, que era puro e casto entre os judeus, o povo de Deus dos tempos bíblicos.

(3) É um dos poucos livros do AT de que não se faz referência no NT.

(4) Neste livro, consta apenas uma vez o nome de Deus, em 8.6, mas a inspiração divina permeia o livro,principalmente nos seus símbolos e figuras.

Autor: Salomão

Tema: “O Amor Conjugal”

Data:Cerca de 960 a.C.

Salomão filho do rei Davi, foi um escritor de 1005 cânticos (1 Rs 4.32). Seu nome consta no versículo inicial, que também fornece o título do livro (1.1),e em seis outros trechos do livro (1.5; 3.7,9,11; 8.11,12). O escritor também identifica-se com o noivo; é possível que o livro tenha sido originalmente uma série de poemas trocados entre ele e a noiva.

O LIVRO

Os oito capítulos do livro fazem referência a pelo menos quinze espécies diferentes de animais e vinte e uma espécies de plantas

No livro há referências geográficas de lugares de todas as partes da terra de Israel, o que sugere que o livro foi composto antes da divisão da nação em Reino do Norte e Reino do Sul.

Salomão deve ter composto este livro no início do seu reinado, (quando jovem) muito antes de sua execrável poligamia.

Liturgicamente, Cantares de Salomão veio a ser um dos cinco rolos da terceira parte da Bíblia hebraica, os

Hagiographa (“Escritos Sagrados”). Cada um desses rolos era lido publicamente numa das festas anuais dos judeus. Este (Cantares) era lido na Festa da Páscoa, também eram canções entoadas em cerimônia de casamento, em que noivo e noiva eram chamados de rei e rainha, estas canções eram cantadas, umas pelos noivos, e outras, por familiares e convidados (Jr 25.10; 33.11), os quais bailavam e cantavam durante os sete dias de duração dos alegres festejos nupciais (Gn 29.27-28; Jz 14.10,17).

O livro de Cantares, ou Cântico dos Cânticos como é conhecido, é um dos mais controvertidos da Bíblia. "Através dos anos, tem sido discutido e debatido. Al­guns chegam a duvidar da sua canonicida­de".

Eis algumas suposições:

O escritor Dr. Hass diz,Salomão foi visitar sua vinha no norte e lá conheceu uma donzela Sulamita (de Sulém). Bela e gentil, ele se apaixona. Como ela não o quer de início, ele volta mais tarde disfarçado de pastor e a conquista. Depois volta e a leva para Jerusalém, onde se casa com ela e a transforma em rainha.

O Psicólogo Ocir de Paula Andreata diz,Salomão se apaixona por Abisague, a moça formosa de Sulém (1 Rs 2.13-25), antes de ser rei, quando a viu no palácio de seu pai Davi; não se casou com ela por ser plebéia e camponesa, daí idealizou em sua mente um romance ideal.

VEJA Opinião mais recente, a chamada "hipótese de amor", envolve três personagens: A Sulamita, Salomão e um pastor anônimo que tem o amor da Sulamita (Ct 1.7).

"Até agora ninguém apresentou qualquer prova convincente contra a paterni­dade literária de Salomão" (Bíblia Vida ­Editora Vida).

O livro de Cantares é a melhor de todas as canções, um trabalho literário de arte e uma obra– prima teológica. No séc. II, um dos maiores rabinos Akba bem Joseph fez a maior defesa pela inspiração do livro,praticamente foi o único que resolveu o problema das muitas discussões sobre a canonicidade. Ele disse: "Nenhum homem em Israel jamais tem contestado que o Cântico de Salomão não profana as mãos. Por que no mundo inteiro não existe nada a igualar o dia no qual o Cântico de Salomão foi dado a Israel. Todos os escritos são santos, mas o Cântico dos Cânticos é Santíssimo...." MISHNA YADAIM 3.5.

ESCOLAS DE INTERPRETAÇÃO

Literal

Consideram o poema como um cântico de amor, sem tratar de uma mensagem espiritual. E. J. Young e H. H. Rowley defensores dessa teoria dizem que esse poema é uma sanção divina ao relacionamento do amor humano, em contraste com as perversões degeneradas. Mesmo sendo literal o livro pode ser considerado canônico, pois foi o próprio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com