TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo sobre o sofrimento do Cristão

Por:   •  12/9/2017  •  Resenha  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 5

O que é o sofrimento?

Do Do Latim ANGUSTIA, “aperto, constricção”, de ANGUERE, “apertar, sufocar”. O mundo vê o sofrimento como algo negativo, uma punição de Deus para suas vidas. A confissão positiva prega que o sofrimento do crente deve-se ao fato dele não conhecer seus direitos:

 

“A ideia generalizada no seio da Igreja é que é Deus quem faz os milagres. O que é completamente verdadeira. Mas, ao estudarmos mais profundamente este assunto, veremos que, de fato, Deus já fez a parte dEle; agora somos nós que temos de fazer a nossa. Como? Exercendo os nossos direitos. Se não fizermos a nossa parte, o Senhor não a fará por nós. Por isso, é muito importante conhecer os nossos direitos (SOARES, 2001, p. 24)”.

“O fundamento do sofrimento é a dúvida, é a raiz de todas as catástrofes da vida” [Macedo[

No Novo Testamento já é o contrário vemos o sofrimento por servir e amar a Deus e seus princípios como algo positivo e amoroso da parte de Deus.

O que o sofrimento pode provocar:

  1. Revolta: pessoas ficam revoltadas por sofrerem muito ou de ver outros sofrerem. Essa revolta é uma atitude devido a falta de aceitação do problema em que estão envolvidas. A revolta só piora a situação, é causada pela falta de compreensão da causa do sofrimento
  2. Incredulidade:  a crença em um Deus bom que não permite o sofrimento é bastante difundida hoje. Portanto, diante de situações difíceis muitos caem na incredulidade por não saber que Deus pode permitir tais provas na vida dos Seus. Mas biblicamente o sofrimento de uma pessoa deve ser o motivo de chegar mais a Deus, reconhecendo sua soberania e amor
  3. Blasfêmia: Muitos culpam a Deus pelo sofrimento e com palavras que expressam rejeição. Com isso demonstram impiedade. Ex: mulher de Jó, queria que amaldiçoasse Deus e morresse (Jó 2:9)
  4. Perda da esperança: O sofrimento pode levar a pessoa ao desespero, enfraquecendo a capacidade de enfrentar as situações da vida, a pressão é tanta que perde o desejo de viver e “perde a esperança”        
  5. Suicídio: Há aqueles que se entregam de tal forma à angústia e ao desespero que acabam praticando o suicídio, na falsa esperança de pôr fim ao sofrimento.
  6. Vícios: Alguns diante da carga provocada pelo sofrimento, buscam um alívio nas drogas, bebidas, e calmantes para aliviar as dores do sofrimento provocando outros maiores

A Bíblia nos mostra 4 causas do sofrimento:

  1. O pecado de Adão e Eva: o pecado trouxe para humanidade, dor, conflitos, corrupção e morte (Gn 3:15-19), Davi sabe que o pecado nasce junto com o ser humano (Sl 51:5)
  2. Outra causa do sofrimento são nossas escolhas individuais: são atitudes que tomamos sem consultar a vontade de Deus. Caim escolheu a inveja e o crime e assassinou seu irmão Abel (Gn 4:14).
  3. Desastres naturais: Nós cristãos não estamos isentos de passar por uma catástrofe natural, terremotos, maremotos, furacões e enchentes (Rm 8:20-22; Jr 12:4)
  4. E o sofrer para glória de Deus, é o que vamos falar hoje...

Por que um Deus que é Amor permite o sofrimento?

É a prova do seu amor, disciplina amorosa Hb 12:6. Nos formar a Imagem de Jesus, e nos tirar as impurezas (mundanismo e pecado) e produzir frutos de justiça, e nos revelar a glória de Deus 1Pe 1:7; Hb 12:11. Para revelar quem realmente somos, para que não se desvie e fique cheio de orgulho e nos coloquemos nos devido lugar 2Co 12:7. Para conhecermos profundamente quem é Jesus (Jo 11:25; 14:6; At 4:12; 1Jo 5:20)

Como devemos encarar o sofrimento?

Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis." (1 Pedro 4.12,13). Temos que ter em mente que a provação que Deus nos permite passar não são maiores do que nossas capacidades (1Co 10:13). Sofrimento nem sempre é resultado de pecado (Jo 9:2-3), Jesus nos afirma que seriámos odiados e perseguidos por crer nEle (Lc 21:17-19; Jo 15:20), e que seriamos mais do que felizes por passar por lutas e provações (Mt 5:10) é comum para todos os crentes (1 Pe 5:9), Cristo socorre os que são tentados pois Ele também sofreu Hb 2:18

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com