TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evangelismo E Missão

Seminário: Evangelismo E Missão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  Seminário  •  10.180 Palavras (41 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 41

Evangelismo e Missão

Marcos 16:15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Evangelismo: Vem do termo grego “evangelion” que significa “boas novas”; trazer ou anunciar as boas novas; a boa noticia. E um termo do resumo final de toda mensagem do cristianismo (Mc 1.1; 1 Co 15.1).

Definições

Evangelizar: Evangelizar e transmitir a verdade que liberta e transforma aquele que recebe Jesus Cristo como único e suficiente Salvador.

Evangelizar pode ser definido da seguinte forma:

• * Testemunhar de Cristo os perdidos,

• * Levar os perdidos a Cristo,

• * Integrar mais vidas na tarefa de como ganhar almas,

• * Conscientizar a estar preparado para o retorno de Cristo.

Missão: Vem da expressão latina missione, do verbo mittere; significa ação, tarefa, ordem e compromisso. No sentido evangelístico, e a transmissão consciente e planejada das Boas-Novas de Cristo além das fronteiras nacionais e culturais. E também a tarefa da Igreja enviar missionários por todo o mundo para anunciar o Evangelho de Cristo.

O termo no grego corresponde a palavra apostole que em português e “apostolo” que significa “alguém enviado para realizar algo (missão-tarefa), no intuito de atingir um alvo especifico.

Missionário: O termo apostólo e o mesmo que missionário no latim, ou seja, aquele que e enviado para abrir um novo trabalho evangelístico.

2. Bases Bíblicas de Missões

A Bíblia e um livro missionário. A Bíblia da à ordem, a mensagem, o modelo e a autoridade de como ganhar almas para Cristo.

Missões no Antigo Testamento

• O pecado se multiplicou a tal ponto que o homem se esqueceu do Criador (Gn 6.5).

• Deus jamais desejou destrui-lo, porque havia uma promessa redentora desde os tempos do Eden (Gn 3.15).

• Por se multiplicar a maldade no coração do homem, aparece no cenario que prevalecia a maldade, o pregoeiro da justica Noe. Depois Deus chama a Abraao (Gn 12.1-3).

Deus usou a vida de Abraao para criar um povo escolhido e que este povo abençoasse outros povos da terra e fez-lhe uma promessa:

• “Ora, o Senhor disse a Abrao (Abraão): Sai-te da tua terra, e da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E farte-ei uma grande, e abencoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome e tu seras uma benção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as familias da terra.” Gn 12.1-3

A promessa de Deus feita a Abraão se divide em duas partes:

• a) As estrelas representam a descendencia espiritual –Gl 3.29,

• b) A areia da praia simbolizam a descendencia natural de Abraão –Gn 12.2,3. O Povo de Israel – Sl 67.1

O povo israelita foi escolhido por Deus para fazer conhecido o nome do Senhor a todas as nacoes da terra, para testemunhar as grandiosas obras do Senhor e preparar o caminho da chegada do desejado das nacoes – Jesus Cristo.

Deus utilizou um metodo para Israel cumprir sua missao de atrair as nacoes para Ele.

Este metodo e definido como missao centripeta, servia como ima espiritual que atraisse os povos de outras nacoes a fim de leva-las a obediencia das leis divinas.

O plano missionario de Deus para Israel era:

• * Proclamar Seu plano de abençoar as nações (Gn 12.1-3)

• * Participar do Seu sacerdocio como agente dessa benção (Ex 19.4-6)

• * Provar o proposito divino de abençoar todas as nações (Sl 67)

Missões no Novo Testamento:

O Novo Testamento e um livro de missões. Jesus designou a sua igreja evangelizar todos os povos. Assim como Israel tinha uma missão de atrair os povos para as leis divinas (missão centripeta), a igreja recebeu a missão de levar a Palavra de Deus a todos os povos. A natureza da missão da igreja e centrifuga, isto requer da igreja levar as boas novas de Cristo as nacões.

A Missão Centrifuga da Igreja: Ir para fora – levar o Evangelho para todos os povos.

3. A Grande Comissão:

“Chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: E me dado todo o poder no céu e na terra.

• Portanto ide e fazei discipulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. E certamente estou convosco todos os dias, até a consumação do seculo.” Mateus 28. 18-20.

• “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado sera salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demonios; falarão novas linguas; pegarão em serpente; e quando beberem alguma coisa mortifera, não lhes fara mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão.” Marcos 16.15-18.

• “Ele lhes disse: Não vos pertence saber os tempos ou as épocas que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espirito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.” Atos 1.7-8

4. O Mandado de Jesus:

• “Portanto, ide e fazei discipulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. E certamente estou convosco todos os dias, ate a consumacao do seculo.” Mateus 28.19,20.

Podemos notar neste texto:

• a) Uma ordem: “Ide” a todos os lugares. Nao foram dados somente aqueles discipulos de epocas remotas, mas para toda a Igreja em todos os tempos e eras. Esta ordem foi dada com autoridade (At 1.8)

• b) Uma acao com responsabilidade: “Pregai” o evangelho.

• c) Uma promessa: “Estou convosco”. A certeza que Deus esta com aqueles que atende o seu chamado, e tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.4 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com