TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício Avaliativo 2

Artigo: Exercício Avaliativo 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  3.189 Palavras (13 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 13

AVALIAÇÃO 2 - EXERCÍCIO AVALIATIVO

UNIDADE LIVRO TEXTO: CAP. 1,2,3,4 e 5

CONTEÚDO DOS CAPÍTULOS: 1,2,3,4, e 5 (+ aspectos introdutórios da disciplina)

Prezado(a) Aluno(a):

A partir desta segunda, dia 21 de março, estará postada, sob o ícone avaliação, o primeiro Exercício Avaliativo , que faz parte da nota da G1, valendo 3.0 pontos. Ele deverá ser enviado por você através do ícone avaliação até o dia 21 de abril (Quinta-feira), antes da meia-noite. Todas as questões têm o mesmo valor (0,25). Para que você consiga realizar a tarefa sem problemas, sugerimos que imprima estas questões da AVALIAÇÃO 2, que encontra-se na Biblioteca Virtual. Depois, pesquisando no material da NETAULA, vá preenchendo o exercício que você imprimiu. Somente quando tiver terminado o mesmo, sim, só então, clique no ícone AVALIAÇÃO e vá marcando as opções que julgou acertadas, uma após a outra. Atenção, somente quando tiver terminado de preencher todas as 12 questões, sim, somente então, clique em enviar ao seu professor.

Abraço, Prof. Ronaldo

PS: Não deixe para enviar as atividades na última hora. Podem ocorrer imprevistos.

1) (Questão de múltipla escolha) O ASSUNTO DESTA QUESTÃO É A RAZÃO PARA SE ESTUDAR NA UNIVERSIDADE UMA DISCIPLINA DE CULTURA RELIGIOSA. Leia com atenção os enunciados abaixo e assinale as alternativas VERDADEIRAS.

a- ( ) O estudo das religiões permite ao acadêmico uma compreensão mais ampla de elementos e aspectos que compõem a política internacional, exemplificada por conflitos, atentados, guerras e até disputas eleitorais que sofrem, por vezes, a influência da religiosidade. Exemplo disso são as recentes “revoluções” ocorridas em diversos países islâmicos, muitas delas conduzidas por grupos político-religiosos bem organizados.

b- ( ) Conhecer a cultura religiosa tem implicações no turismo e lazer. Viagens para a Índia, China, Paquistão, Marrocos, etc., confrontam o indivíduo com culturas e religiosidades diferentes. Ao se ter um conhecimento mais abrangente do fenômeno religioso, o indivíduo poderá melhor compreender estas culturas e respeitar os costumes e comportamentos que elas apresentam, ou seja, ajuda a desenvolver a tolerância religiosa.

c- ( ) O estudo acadêmico das religiões impede o desenvolvimento pessoal e intelectual do indivíduo, isto porque a religião trabalha com verdades absolutas, não permitindo a reflexão de perguntas existenciais do ser humano, como de onde viemos, o que somos e para onde vamos. Estudar o fenômeno religioso, portanto, é perigoso para a razão e o intelecto.

d- ( ) A aniquilação total da espiritualidade e do fenômeno religioso está prestes a acontecer neste século, em função da visão materialista e racional do ser humano moderno. Conhecer e estudar a cultura religiosa mundial serve tão somente para se compreender o passado, sendo inútil para a análise do presente e para a construção do futuro, que já está eliminando qualquer influência espiritual, ética ou religiosa de suas ações e decisões.

e- ( c ) A partir de uma abordagem antropológica, histórica e sociológica, é possível afirmar que a dimensão religiosa/espiritual demonstra ser um fenômeno de caráter universal, estando presente nas diversas culturas, épocas e civilizações humanas. Portanto, estudar o fenômeno religioso significa não só olhar para uma importante dimensão humana como também para o funcionamento dos grupos sociais que fazemos parte.

2- O ASSUNTO DESTA QUESTÃO É O FENÔMENO RELIGIOSO e a PALAVRA RELIGIÃO. Leia com atenção os enunciados abaixo e assinale a opção que representa o conjunto das afirmações corretas.

1) Sabe-se que a religião tem estado presente no dia-a-dia do ser humano, quer ele seja religioso ou não, pois a mesma influencia, direta ou indiretamente, diversos aspectos da cultura e sociedade humanas. 2) A literatura e as novelas têm recebido censuras em apresentar temas de ordem religiosa e até mesmo a área da saúde tem sido proibida de fazer qualquer relação com questões espirituais e religiosas, havendo decisão do Ministério da Saúde de impedir qualquer forma de assistência espiritual nos hospitais, sejam eles públicos ou privados. 3) A palavra religião surge, etimologicamente, em autores clássicos como Cícero e Agostinho nas palavras re-legere, que significa reler, re-ligare, que significa religar, e re-eligere, que significa reeleger, conceitos que nos dão a idéia de voltar a uma situação anterior, ou seja, ligar novamente a criatura com o criador. 4) De acordo com modernas teorias das ciências sociais, dentre elas da antropologia e da sociologia, cresce a certeza de que o estudo do pensamento religioso é irrelevante para a análise do ser humano, seja numa abordagem individual ou coletiva, visto que a religiosidade é mera fantasia ou ilusão humana.

a- ( ) As afirmações 1 e 2 são verdadeiras e as afirmações 3 e 4 são falsas.

b- ( ) Somente a afirmação 2 é falsa.

c- ( c ) As afirmações 1 e 3 são verdadeiras enquanto que a 2 e a 4 são falsas.

d- ( ) Todas as afirmações são verdadeiras.

e- ( ) Nenhuma das alternativas é verdadeira.

3. O ASSUNTO DESTA QUESTÃO É A TOLERÂNCIA RELIGIOSA E O SINCRETISMO RELIGIOSO. Leia com atenção os enunciados abaixo e assinale a opção que representa o conjunto das afirmações corretas. 1) Quando se pensa em tolerância religiosa, não se tem a intenção de obrigar pessoas de credos diferentes do nosso a concordar com a gente. 2) Se a tolerância religiosa fosse praticada por todos os moradores do planeta terra, certamente não encontraríamos nos meios de comunicação notícias de perseguições, atentados ou guerras religiosas. 3) A tolerância, que exige respeito pela opinião dos outros, é que fez com que no Brasil surgisse o sincretismo religioso, que é o termo usado pelos historiadores para denominar a falta de fusão ou ausência de mistura de elementos doutrinários de práticas religiosas diferentes. 4) É esta falta de sincretismo religioso que se pode perceber em datas festivas como, por exemplo, a Festa dos Navegantes de Porto Alegre, RS, na qual, ao contrário do que acontece na Bahia, os fiéis preocupam-se em não misturar elementos católicos e afro-brasileiros.

a- ( ) As afirmações 2, 3 e 4 são falsas e a afirmação de número 1 é verdadeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com