TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Por:   •  12/8/2017  •  Monografia  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS

TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA

SENEVAL PEREIRA

PORTO ALEGRE, JULHO DE 2017.

FACULDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS

TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA

SENEVAL PEREIRA

PORTO ALEGRE,JULHO DE 2017.

INTRODUÇÃO

Segundo o Dicionário Aurélio, a palavra Teologia vem do grego Theos = Deus e  logia = estudo, significa a ciência da religião e das coisas divinas, ainda segundo o mesmo dicionário a palavra contemporânea, ou contemporâneo é aquelo que é relativo ao período histórico iniciado em 1789, com a revolução Francesa, assim como também se define como aquilo que é do mesmo tempo ou da mesma época, que ou quem é do tempo atual.

Podemos dizer então que a Teologia Contemporânea é o estudo das religiões que tem surgido a partir do período Pós Revolução Francesa ou até mesmo as religiões que se desenvolveram nos últimos anos.

Este trabalho tem como objetivo colocar em pauta a Teologia Contemporânea desenvolvida por Friedrich Schleiermacher fazendo uma ponte direta para as teorias de Karl Barth , o pensamento teológico moderno entre outros aspectos relacionados ao tema abordado.

AS CORRENTES DE TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA

São várias as correntes de pensamento teológico contemporâneo. Nessa pesquisa pude encontrar alguns nomes que são de fundamental importância para o assunto que é um tanto polêmico e sempre traz diversos questionamentos.

O outro grupo apresenta uma linha de pensamento teológico com tendências que devem ser analisadas sob cuidados específicos, porquanto, podem conduzir a situações que comprometem a integridade da Revelação divina na Escritura Sagrada. A autoridade divina das Escrituras Sagradas em termos da sua inspiração, infalibilidade, inerrância, suficiência, necessidade, fidedignidade, recebe deste grupo um veredicto às vezes questionável, contestador, próprio de uma postura teológica que se abre ao chamado liberalismo teológico, de quem F. F. Schleiermacher é o pai (1768 – 1834) ...Os maiores destaques recaem sobre K. Barth (1886 – 1968), E. Bruuner (1889 – 1965), R. Bultmann (1884 – 1976) e P. Tillich (1886 – 1965). DANTAS, Marcelo Alves, Dicionário de Teologia Contemporânea, 2016. Disponível em: < http://encontroteologico.blogspot.com.br/p/dicionario-teologia-contemporanea.html >. Acesso em: 30 de Julho. 2017.

  1. Friedrich Schleiermacher ( 1768 até 1834)

Foi um Teólogo e Filósofo Alemão, considerao o pai da teologia liberal . Acreditava não existir religiões de origem questionável, para o mesmo todas as religiões ligavam o homem à Deus, porém o Cristianismo seria a melhor religião na concepção de Schleiermacher.Friedrich Schleiermacher tem obras publicadas, como “ Discursos Sobre Religião”(1799), entre outro livros e manuscritos.

 ...a religião para Schleiermacher é uma relação do homem com a totalidade, é intuição e sentimento do infinito. A religião, assim, aspira a intuir o universo, tende a ver no homem, e em todas as outras coisas finitas, o infinito, a imagem, a marca, a expressão do infinito: a ação do infinito sobre o homem é, portanto, a intuição, e a resposta do sujeito é o sentimento de total dependência do infinito. Wikipédia, Disponível em:>. Acesso em: 30 de Julho. 2017.

Karl Barth (1886 até 1968)

Foi um teólogo protestantes do século XX de grande importância, sua obra vai contra o Neoprotestantismo . Desenvolveu uma nova filosofia teológica, embasada principalmente na Bíblia e na palavra de Deus, essas teorias acabaram por  se tornar o  Barthianismo.

Karl Barth atuou como teologo de confissão calvinista e teve como influência Hegel, Kant, Calvino Baur Entre outros. Passou do protestantismo liberal antidogmatico, depois mudou sua linha de pensamento radicalmente, tempos depois se tornou professor universitário de teologia, mas por sua postura antinazista teve  seus diplomas de teologia anulados por Adolf Hittler, durante a segunda guerra mundial, pois o ditador queria impor sues ideais nazistas na Igreja Reformada da Alemanha, e Barth era contra esta posição e acabou refugiado em Basileia, onde posteriormente lecionou teologia até se aposentar em 1961 e começar a elaborar sua teologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com