TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FESTA DE CORPUS CHRIST – O CORPO DE CRISTO

Por:   •  9/4/2019  •  Artigo  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 6

FESTA DE CORPUS CHRIST – O CORPO DE CRISTO

Depois de 40 dias da quaresma a igreja se veste de roxo e celebra com penitencia a paixão de Cristo e durante 50 dias temos o tempo pascal, que termina com o domingo da Ascenção e seguido do domingo de pentencoste. Após o domingo de pentescoste temos o domingo da santíssima trinta, depois seguindo pela festa de Corpus Christ

Quando Nasceu essa festa? Qual é a sua importância?

Primeiro consideramos que a Eucaristia é um mistério. Mistério do amor de Deus para conosco.

Nosso Senhor Jesus Cristo, na última ceia, reunidos com os apóstolos, tomou o pão, deu graças e disse: Tomai e comei. Quando ele diz isso está indicado que aquele pão deveria ser comido em comunhão, deveria ser comungado. Em seguida ele diz: isto é o meu corpo. Estão não é um pão comum. O que está sendo comungado é o verdadeiro Corpo de Cristo e em seguida Ele Diz: e será entregue por vós “o sacrifício”.

Assim temos os 3 aspectos do mesmo sacramento e único: Presença, “isto é o meu corpo” Comunhão “tomai e comei” e sacrifício “será entregue por vós”. O mistério tão grande que nos indica que Jesus Cristo tem 2 tronos. Um ao lado do pai e o outro no sacrário. É por meio da Eucaristia, que Jesus Cristo continua presente na terra, constituindo nosso alimento espiritual, fonte de graças e penhor da vida eterna.

Deus, como nos ensina o evangelho costuma revelar certas verdades aos pequenos, aos humildes. Uma jovem chamada Juliana, nascida em 1192/1193, na cidade de Ratinne, na Bélgica, frequentava a paróquia de San Martan em Eliese - Bélgica. A jovem era fervorosa devota do Santíssimo Sacramento e com 14 anos entra no convento das irmãs agostinianas.

Já algum tempo no convento ela começa a ter visões, várias visões da mesma forma em suas orações. Via um disco branco, tipo uma lua com uma mancha preta, uma nuvem preta. Ela sempre conversava com Jesus sobre essas visões, pedia para Jesus mostrar para ela o que significaria essas visões e fez então um pedido ardoroso a Jesus no Santíssimo Sacramento: que fosse concedido a ela saber o que significava aquilo.

---- Interpretou - Resposta

Em um sonho, Jesus mostrou para ela o que significava aquela visão. “A lua representa a Igreja com suas festas, e a faixa preta significava a falta de solenidade por que passava a Igreja”. Ou seja era a festa que estava faltando no calendário litúrgico. “Jesus pediu que fosse criada uma festa especial em honra ao Sacramento de seu Corpo e do seu Sangue”.

Passado já quase 40 anos de idade, a freira resolve falar esse segredo que Jesus tinha revelado a ela e comunicou a Dom Roberto de Thorete, Bispo de Liege e ao Cônego é o presbítero que vive sob uma regra que o obriga a realizar as funções litúrgicas mais solenes na igreja catedral ou colegiada” Tiago Pantaleão de Troyes, na época arcebispo do Cabido O conjunto dos cônegos forma o Cabido Diocesano de Liége na Bélgica “futuramente viria a ser o papa Urbano IV”. Ele foi quem recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, chamada Juliana de Mont Cornillon, ele e Dom Roberto.

DIFICULDADE PARA REALIZAR A FESTA

 “Dom Roberto até instituiu um dia especial para que fosse comemorado o dia do Santíssimo Sacramento, mas faleceu antes de ver cumprido o seu pedido. Como havia uma forte corrente de bispos e padres contra esta festa, ela não se realizou, e Santa Juliana foi transferida para um distante mosteiro na cidade de Namur.”

  • Depois de 31 anos Tiago Panteleão ou Jacques Pantaleón veio se tornar  papa, chamado papa Urbano IV

Ele acreditou na freira e depois que se tornou Papa da Igreja Católica e decretou que em Eliege “primeiro começou na paróquia de San Martan, onde a freira antes de entrar para o convento frequentava e  ali começou a procissão dentro da igreja mesmo e depois passou para as ruas de Eliége, em que o santíssimo “em uma custódia – Ostensório” era levado em procissão pelas ruas da cidade. Essa festa depois foi considerada em caráter nacional.

Primeiro dentro da Igreja, depois na cidade e ai se espalha por toda a Bélgica onde O Cristo Eucarístico era venerado por todos.

Na verdade não era isso que a freira gostaria que fosse assim, ela gostaria que fosse espalhado para o mundo todo essa festa, por que esse é o desejo de Nosso Senhor Jesus Cristo, era isso que ele tinha revela a ela.

A Freira Juliana foi canonizada em 1737 pelo Papa Clemente XII.

Morre a freira e o Papa Urbano IV no ano de 1263 vai até Orviedo. Ele estava sendo perseguido, era um período difícil para a Igreja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com