TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Conceito

Dissertações: Filosofia Conceito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  3.247 Palavras (13 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 13

FILOSOFIA

“Uma vida sem busca não é digna de ser vivida” ( Sócrates)

“ É a inteligência que vê, é a inteligência que escuta – todo o resto é surdo e mudo” (Epicarmo).

Considerada como criação dos gregos, a filosofia ganha destaque não pela quantidade mas pela qualidade, nesse sentido esta novidade é absoluta. A civilização grega possuía correspondência aos grandes povos. Porém, seu destaque foi a filosofia.

Os gregos herdam dos egípcios o uso de alguns conhecimentos matemáticos-geométricos e dos babilônios o uso da astronomia. Nas duas citações o conhecimento era utilizado para resolver problemas práticos. O amor ao conhecimento puro alimenta a busca dos gregos.

Então o nascimento da filosofia é preparado pelos:

a) poemas homéricos: importantes para a formação e educação do homem grego. Ilíada e Odisséia – poemas também passados por aedos e rapsodos em praça pública. Homero com a forma mítica indica a inteireza, lembra o escudo de Aquiles. Hesíodo lembra a Teogonia, nascimento dos deuses tornando-se a Cosmogonia. Do caos nasce a razão o “princípio primeiro” da Arché.

O que é filosofia para VOCÊ? ...

- Algumas considerações:

 “O que pretendo sob o título de filosofia, como fim e campo das minhas elaborações, seio-o, naturalmente. E contudo não sei... Qual o pensador para quem na sua vida de filósofo, a filosofia deixou de ser um enigma?... Só os pensadores secundários que, na verdade, não se podem chamar filósofos, estão contentes com as suas definições”. (Husserl)

 “A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo”. (Merleau-Ponty).

 “O homem só se pode tornar homem através da educação. Nada mais é do que aquilo em que a educação o torna”. (Immanuel Kant)

 ... não é possível aprender qualquer filosofia; [...] Só é possível aprender a filosofar. (Kant)

 a filosofia é comparada à coruja, o “pássaro de Minerva que pousa ao entardecer” (Hegel).

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.

Mario Quintana

1. O que é filosofia?

1.1 Conceituação; 1.2 Aplicação; 1.3 Atitude filosófica; 1.4 A filosofia e a ciência.

• Pitágoras (séc.VI a.C.), matemático, usou pela primeira vez a palavra filosofia, (philos-sophia), “amor à sabedoria”, não somente através da razão (logos), mas ela é a procura amorosa da verdade.

• A filosofia começa dizendo não às crenças e os pré-conceitos do senso comum, portanto não ao que imaginávamos saber. Sócrates: patrono da filosofia dizia: 1.) “Sei que nada sei”. 2) Destruição da ilusão do conhecimento (verdade definitiva). Acusado de corromper a mocidade e desobedecer aos deuses da cidade é condenado à morte.

• Seu discípulo Platão nos apresenta seu mestre em Apologia de Sócrates. Para Platão, a filosofia começa com admiração: tomamos distância do nosso mundo costumeiro, através do pensamento. Como se tivéssemos nascendo para o mundo e perguntássemos: o que é, por que é e como é? O que somos, por que somos e como somos?

• Pergunta a um filósofo: “Para que serve a filosofia”. E ele respondeu: “Para não darmos nossa aceitação imediata às coisas, sem maiores considerações”.

c) O conhecimento não é livresco; mas vivo em processo de se fazer: ligado à experiência cotidiana.

d) Guia-se pelo princípio de que nada sabe;

e) Desperta o adormecido; não é um “farol” o caminho é a discussão intersubjetiva.

f) é subversivo, pois desnorteia.

• Pensar sobre o pensamento, sobre a realidade, as atitudes, os costumes... precisa se afastar, ver de longe. Ao tomar distância (atitude filosófica).

a) negativa, dizer não ao senso comum (a consciência mítica que se encontra em maior expressão nos poemas de Homero e Hesíodo), aos pré-conceitos, aos pré-juízos, ao que “todo mundo diz e pensa”, ao estabelecido.

b) A segunda é positiva: o que são? O que é? Por que é? Como é?

• A filosofia propriamente dita: surge quando o pensar é posto em causa, tornando-se objeto de reflexão. Mas não qualquer reflexão. Refletir significa “voltar atrás”, portanto é retomar o pensamento, pensar o já pensado. Gramsci: não só pensar, mas conhecer a história do pensamento.

• É segundo Dermeval Saviani: a reflexão filosófica é radical (raiz), rigorosa e de conjunto: Radical: busca explicar os conceitos fundamentais; Rigorosa: usa método, afirma e justifica, inventa conceitos e vocábulos; de Conjunto: a filosofia é globalizante, é tudo, à totalidade.

• Para que a filosofia? Em nossa cultura costuma ter valor o que for prático, utilidade e finalidade. As indagações partem da filosofia.

1.2 Aplicação

Qual é a “utilidade” e aplicação da filosofia?

A visão das pessoas no mundo está marcada pela busca de resultados – tudo que é útil. Ou seja é pragmática, tem um efeito prático, concreto, aplicável à ação.

A necessidade da filosofia está que por meio da REFLEXÃO, o homem tem mais de uma dimensão. Dá o distanciamento para a avaliação dos fundamentos dos atos humanos e dos fins a que se destinam; reúne o pensamento fragmentado das ciências e o reconstrói na sua unidade. Portanto, a filosofia é a possibilidade da transcendência humana, a capacidade que só o homem tem de superar a situação dada e não-escolhida. Pela transcendência o homem surge como ser de projeto, capaz de liberdade e de construir o seu destino. A filosofia impede a estagnação. Se confronta com o poder.

a) Nem dogmatismo nem ceticismo:

- ceticismo: conclui a impossibilidade do conhecimento.

- dogmático: se apega à certezas.

As duas posições antagônicas, têm em comum a visão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com