TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Afeganistao

Trabalho Escolar: Guerra Afeganistao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

Após a primeira guerra no Afeganistão que levou à retirada do Exército Vermelho em 1989 e da queda do regime comunista, em 1992, uma guerra civil entre as várias facções continuou. Em 1996, o Taliban, um movimento fundamentalista islâmico formado em 1994, conquistou a capital Cabul e, posteriormente, invadiu cerca de 90% do país.

Os guerrilheiros anti-Taliban e outros grupos de resistência tinham criado uma coligação conhecida como a Aliança do Norte, que controlava até 2001 a parte norte do país. Em 9 de Setembro de 2001, dois dias antes dos atentados nos Estados Unidos, o líder da Aliança, Ahmad Shah Massoud foi assassinado (presumivelmente por agentes da Al Qaeda).

Embora os membros da comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos, inicialmente viram o Talibã como uma potencial fonte de estabilidade para o país devastado pela guerra30 , a tolerância para hospedagem de extremistas islâmicos combinada com a sua relutância em negociar com os seus inimigos rapidamente azedou a relação. Em Maio de 1996, Osama bin Laden e outros membros da al-Qaeda se estabeleceram no Afeganistão e têm estreitas alianças com o regime talibã no país, onde foram criados vários acampamentos para formação de terroristas. Sob o regime Talibã, a Al-Qaeda foi capaz de usar o Afeganistão como um lugar para treinar e doutrinar combatentes, armas de importação, em coordenação com outros jihadistas, e traçar ações terroristas.31 Após os atentados às embaixadas dos Estados Unidos na África, em 1998, o presidente Bill Clinton ordenou ataques com mísseis em campos de treinamento de militantes no Afeganistão. Os efeitos de tais represálias foram limitados.

Em 1999 e 2000, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou duas resoluções que estabeleceu sanções econômicas e de armas ao Afeganistão para incentivar os talibãs para fechar acampamentos de formação de terroristas e entregar Bin Laden para as autoridades internacionais para responder aos ataques de 1998. O Taliban rejeitou repetidamente as exigências, no entanto.

Ataques de 11 de setembro de 2001[editar | editar código-fonte]Ver artigo principal: Ataques de 11 de setembro de 2001

As Torres gêmeas do World Trade Center com o incêndio. A United Airlines Flight 175 atingiu à Torre Sul (direita), e logo após o American Airlines Flight 11 atingiu a Torre Norte (esquerda). Os ataques de 11 de setembro deram inicio a Guerra do Afeganistão.Em 11 de setembro cerca de 3.000 pessoas foram mortas em ataques coordenados contra o World Trade Center e o Pentágono por aviões civis seqüestrados. Os ataques foram rapidamente ligados a Osama bin Laden e a Al-Qaeda. Menos de uma semana após os acontecimentos de 11 de setembro de 2001, o presidente dos EUA George W. Bush, identificou Osama Bin Laden como o "principal suspeito" nos ataques.32 Após os ataques de 11 de setembro de 2001, os investigadores logo encontraram indícios da participação de Osama bin Laden, que inicialmente negou qualquer envolvimento no caso. Mas, em 2004, pouco antes das eleições presidenciais, Bin Laden em uma mensagem de vídeo afirmou que a al-Qaeda esteve diretamente envolvida nos ataques. Em 21 de Maio de 2006, foi encontrada uma mensagem de áudio publicada em um site (o que o governo americano considera frequentemente usado pela Al-Qaeda), no qual Bin Laden admitiu que ele pessoalmente treinou os 19 terroristas do 11 de Setembro.

O então presidente dos Estados Unidos, George Bush, falando ao congresso americano sobre a guerra ao terror. No discurso, ele exigiu que as autoridades do talibã entregassem Osama bin Laden e destruissem a infraestrutura da Al-Qaeda no seu país, ou eles "sofreriam do mesmo destino que aguardava os terroristas".Em 21 de Setembro de 2001, o presidente dos EUA, George W. Bush, fez um ultimato aos talibãs,33 que formulou as seguintes exigências:

entregar todos os líderes da al-Qaeda no Afeganistão para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com