TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia do dia em que o palmeiras ganhou o mundial

Por:   •  22/6/2019  •  Monografia  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho

De

Historia

Formação

Do

Império

Romano

Escola Alberto Vicente Pereira

[pic 1]

Aluno: Liomar Filho

Professora: Edina

Turma: 1° Ano Rubi

Sobre o Trabalho

Esse trabalho vai se tratar sobre como Roma seu tornou um império grande e poderoso, nas seguintes paginas eu irei fazer um resumo simples do livro sobre como isso aconteceu da forma com eu compreendi.

 

1- Fundação de Roma

     Réa Silvia, sacerdotisa do templo da deusa Vesta, deu á luz duas crianças gêmeas e abandonou elas em rio chamado Tibre. Os meninos eram filhos de Marte, Deus da guerra- como sacerdotisa, a jovem deveria manter-se virgem.

       Por intervenção de Marte, a correnteza do rio levou os meninos á terra firme, nas proximidades do monte Palatino. Uma loba apareceu e cuidou deles, os amamentou e levou eles para junto de seus filhotes. Depois de um tempo um pastor encontrou as crianças e deu o nome a elas de Rômulo e Remo e as levou para sua cabana no monte palatino, onde cresceram.

       A origem de Roma foi imortalizada no poema Eneida, de Virgílio no século 1 a.C. Serviu de base para historiadores antigos. Considerou-se que Roma havia sido fundada 753 a.C e que a cidade foi governa por sete reis até 509 a.C.

      Pesquisas afirmam que os romanos antigos eram descendentes de latinos e sabinos, eles partilhavam da península itálica com outros povos, Etruscos e Gregos, eles exerceram grande influência na vida cultural, religiosa e politica dos Romanos

2- Formação da república patrícia

     Os etruscos construíram uma liga de doze cidades autônomas e tomaram Roma, um aglomerado de pastores e agricultores apareceram e a tornaram em uma cidade-estado, cercada de muros e uma forma estável de governo: á realeza.

    Durante o domínio etrusco, o rei de Roma tinha as funções executivas , judicial, religiosa e legislativa. Mas seus poderes eram limitados pelo o Senado, que vetava ou aprovava as leis. A sociedade romana no período monárquico era formada por três segmentos

  • Patrícios: era os que eram proprietários de terras e tinham poder politico, e quem comandava a maior parte dos escravos e prestavam auxilio aos clientes
  • Plebeus: eram a maior parte da população, eles eram livres mas não tinham acesso ao poder politico igual aos patrícios.
  • Escravos: Quem devia muito ou obtido por meio da guerra se tornava escravo, eles eram usados para qualquer tipo de trabalho braçal, não eram livres e não tinham qualquer direito politico.

     

3- A construção de um império

    Dois nomes sobressaíram durante o Império Romano: Julio César e Augusto.

Após vários conflitos, Julio César tornou-se ditador (com o apoio do Senado) e apoiado pelo exército e pela plebe urbana, começou a acumular títulos concedidos pelo Senado. Tornou-se Pontífice Máximo e passou a ser: Ditador Perpétuo (podia reformar a Constituição), Censor vitalício (podia escolher senadores) e Cônsul Vitalício, além de comandar o exército em Roma e nas províncias.

Tantos poderes lhe davam vários privilégios: sua estátua foi colocada nos templos e ele passou a ser venerado como um deus (Júpiter Julius).

Com tanto poder nas mãos, começou a realizar várias reformas e conquistou enorme apoio popular.

- Acabou com as guerras civis

- Construiu obras publicas

- Reorganizou as finanças

- Obrigou proprietários a empregar homens livres

- Promoveu a fundação de colônias

- Reformou o calendário dando seu nome ao sétimo mês

- Introduziu o ano bissexto

- Estendeu cidadania romana aos habitantes das províncias

- Nomeava os governadores e os fiscalizava para evitar que espoliassem as províncias

Em compensação, os ricos (que se sentiram prejudicados) começaram a conspirar.

No dia 15 de março de 44 a.C., Julio César foi assassinado. Seu sucessor (Otávio), recebeu o título de Augusto, que significava “Escolhido dos Deuses”. O governo de Augusto marcou o início de um longo período de calma e prosperidade, chamado Pax Romana

Principais medidas tomadas por Augusto:

- Profissionalizou o exército

- Criou o correio

- Magistrados e senadores tiveram seus poderes reduzidos

- Criou o conselho do imperador (que se tornou mais importante que o senado)

- Criou novos cargos

- Os cidadãos começaram a ter direitos proporcionais aos seus bens. Surgiu assim três ordens sociais: Senatorial (tinham privilégios políticos), Eqüestre (podiam exercer alguns cargos públicos) e Inferior (não tinham nenhum direito).

- Encorajou a formação de famílias numerosas e a volta da população ao campo

- Mandou punir as mulheres adúlteras

- Estimulou o culto aos deuses tradicionais (Apolo, Vênus, César, etc)

- Combateu a introdução de práticas religiosas estrangeiras

- Passou a sustentar escritores e poetas sem recursos (Virgílio autor de “Eneida”, Tito Lívio, Horácio)

Quando chegou a hora de deixar um sucessor, Augusto nomeou Tibério (um de seus principais colaboradores).

A História Romana vivia o seu melhor período. A cidade de Roma tornou-se o centro de um império que crescia e se estendia pela Europa, Ásia e África.

Após a morte de Augusto, houve quatro dinastias de Imperadores:

Dinastia Julio-Claudiana (14-68): Tibério executou os planos deixados por Augusto. Porém, foi acusado da morte do general Germanicus e teve o povo e o Senado contra ele. Sua morte (78 anos) foi comemorada nas ruas de Roma. Seus sucessores foram Calígula (filho de Germanicus), Cláudio (tio de Calígula) e Nero. Essa dinastia caracterizou-se pelos constantes conflitos entre o Senado e os imperadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (282.5 Kb)   docx (435.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com