TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Da Arquitetura Mundial

Trabalho Escolar: A Historia Da Arquitetura Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 2

A História da Arquitetura Mundial

O Mundo Grego

Segundo Platão, para aquele que consegue enxergar, não pode haver espetáculo mais belo do que o de um homem que combina a posse da beleza moral em sua alma, com a beleza externa da forma, correspondendo e harmonizando com a primeira, pois o mesmo padrão magnífico se insere em ambas.

Platão registrava um ponto de vista comum na Grécia Antiga: As condições internas podiam ser expressas pelas aparências externas, e as questões morais e éticas estavam intrinsecamente relacionadas à arte.

As relações entre proporções eram um dos meios fundamentais usados pelos gregos para tentar comunicar esta visão unificada do mundo. Por meio do matemático Pitágoras, foi possível passar as harmonias musicais audíveis para as dimensões e suas razões, ou proporções, no mundo visual.

A beleza era importante para os antigos gregos e que sua cultura chegou a um consenso nesse ponto, observando por exemplo, a " similitude familiar" de tantas esculturas gregas.

Ao ampliar essa visão para incluir a arquitetura, podemos concluir que a beleza externa de uma edificação grega derivava, em grande parte, das dimensões de inter- relações de suas partes.

Podemos notar também, que quando alcançada, a beleza proporcional gerava para os gregos- um tipo de visão microscópica do funcionamento interno dos cosmos. Além disso, podemos observar que os gregos aplicavam esse pensamento filosófico aos funcionamento da sociedade.

Se as proporções adequadas se aplicavam à beleza física exterior e também à beleza moral interior, naturalmente o comportamento adequado de um cidadão grego ( um homem nascido livre ) exigia uma proporção correta ( talvez " equilíbrio" seja uma palavra melhor ) em suas ações.

Isto é, o bom cidadão certamente não se tornaria um dos especialistas resultantes do processo de urbanização, mas deveria participar ampla e proporcionalmente da vida da pólis, ou cidade - estado. Os templos gregos eram como grandes outdoors, que divulgavam e reforçavam valores comuns, refletindo as maiores conquistas e as mais altas inspirações da cultura.

As Culturas Egeias

O Mar Egeu é cravejado por inúmeras ilhas. Na ilha de Creta, aproximadamente no início do segundo milênio a.C, o povo de navegadores da região já aprendera a explorar recursos naturais – madeira, pedra, minérios e argila para a cerâmica – para produzir artefatos variados. Com esses bens e os produtos agrícolas, eles passaram a comercializar com o Egito e as cidades do leste do Mediterrãneo, onde construíram pequenos povoados fortificados e vilas agrícolas, tanto nas ilhas como ao longo do litoral.

O exame dos artefatos egeus sugere uma forte influência da Mesopotâmia, além de contato com o Egito. Os primeiros habitantes de Creta cultuavam dividandes naturais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com