TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Cristianismo Moderno e contemporâneo

Por:   •  21/5/2015  •  Dissertação  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO Faculdade de Teologia

Curso: Teologia / EAD

Polo: Sorocaba

Avaliação Modular Dissertativa (1)

Data: 30mar15 à 10abr15

Módulo: História do Cristianismo Moderno e contemporâneo

Alexandre Emílio Sucigan - RA 248050

A frase “JE SUIS CHARLIE” tornou-se símbolo na França, em reação ao ato de barbárie cometido na sede do Jornal Charlie Hebdo, em Paris, por violentas execuções cometidas por grupo denominado Estado Islâmico. Ela expressa um clamor pelo direito de liberdade de expressão e ojeriza à intolerância, em especial, a religiosa.

Dedique uma (1) página por inteiro para descrever as implicações religiosas, políticas, social e missiológicas da intolerância religiosa que, de certa forma se expressa igualmente nos meios evangélicos.

(1,0 ponto)

Tema: TOLERÂNCIA

A intolerância verificada no ato de violência cometido na sede do Jornal Charlie Hebdo na França, que originou a frase símbolo “JE SUIS CHARLIE” que significa “Somos todos Charlie” percorreu o mundo através das redes sociais, demonstra a indignação de uma sociedade que diante da recusa de certos grupos, como Estado Islâmico, em aceitar as diferenças religiosas, políticas ou sociais e se vê a mercê de um terrorismo sem precedente.

Na proposta de descrever as implicações religiosas, políticas, social e missiológicas da intolerância religiosa, fica claro que reconhecer o outro, tolerar as diferenças, articular as participações, essas e outras ações, com certeza ficam comprometidas, trazendo assim um grande prejuízo para a sociedade de um modo geral.

A política que podemos aqui definir como a arte de articular as diferenças, bem como as ações sociais em beneficio do próximo, acabam cerceadas.

Seguindo ainda na mesma linha de implicações da tolerância para o campo religioso, a missão integral da igreja já está comprometida, pois, podemos afirmar que a evangelização e ações que possam levar uma justiça política, social e econômica para uma determinada sociedade, tornaram-se perigosas, levando ao agente missionário o risco de morte, pois estão literalmente entrando em uma “guerra”.
        Atentados como este que aconteceu no jornal da França, levam as sociedades plurais a colocarem no topo da lista dos seus problemas a intolerância e assim as impulsionam a buscarem soluções a fim de prevenir e coibir atos de violências e discriminações.

Essas intolerâncias têm marcado cada vez mais as sociedades contemporâneas e com isso exigido ações mais eficazes das instituições governamentais e da própria sociedade civil, bem como das instituições religiosas, buscando assim promover o respeito às diferenças que são inerentes aos seres humanos.

Com certeza um dos mecanismos mais eficazes para “vencer essa guerra” será através da educação, nas escolas e nas igrejas, pois dali se desenvolve maiores contribuições para a construção de uma sociedade mais tolerante.

        Atos 10:34 Então Pedro começou a falar. Ele disse: — Agora eu sei que, de fato, Deus trata a todos de modo igual, NTLH.

Referências bibliográficas

AMARAL, Catarina Costa d’. A invenção da tolerância: política e guerras de religião na França do século XVI. 2008, 298 p. Tese de Doutorado – Departamento de História, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

LOCKE, John. Carta acerca da tolerância. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. Significado político da tolerância em Locke e Voltaire. Filosofia Unisinos.

VOLTAIRE. Tratado sobre a tolerância: a propósito da morte de Jean Calas. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BÍBLIA SAGRADA - versão NTLH - Sociedade Bíblica do Brasil (2000).

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO Faculdade de Teologia

Curso: Teologia / EAD

Polo: Sorocaba

Avaliação Modular Dissertativa (1)

Data: 30mar15 à 10abr15

Módulo: História do Cristianismo Moderno e contemporâneo

Alexandre Emílio Sucigan - RA 248050

Qual o pensamento de Spener sobre uma reforma da igreja em seu tempo?

Os elementos constituintes da proposta dele poderiam ser utilizados hoje, caso se pretendesse encaminhar uma reforma?

Justifique a sua resposta. (1,0 ponto).

Para responder a esta questão utilize e esgote o espaço de uma (1) página.

Tema: REFORMA

Na Alemanha em Frankfurt, no ano de 1670, deu-se inicio através da vida do Pastor Philipp Jacob Spener (1635-1705), um dos maiores movimentos de reforma, o pietismo, que tem como seu ponto central a valorização das experiências individuais do crente. Spener também escreveu a obra Pia Desideria (Desejos Piedosos) apresentando propostas para melhorar a igreja evangélica.

O pietismo, em busca dessas experiências individuais, desenvolveu uma metodologia de reunir pequenos grupos para os estudos bíblicos, enfatizando a conversão pessoal, a santificação, a experiência religiosa, diminuição na ênfase aos credos e confissões, a necessidade de renunciar o mundo, a fraternidade universal dos crentes e uma abertura à expressão religiosa das emoções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com