TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cristianismo e Diálogo Com o Mundo Moderno

Por:   •  17/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Cristianismo e Diálogo com o mundo moderno – 2022.1

Tarefa 1/ G1

Valor: 2,0

Aluna:  Carolina Maestrini Vescovi   matrícula: 2111684

  1. Os textos “Sonhos desfeitos em pedaços” e “Pensar e gerar um mundo aberto” se integram a uma proposta de um projeto de humanização pelo valor do amor nas relações humanas.

Escolha um elemento comum aos dois textos e mostre sua relação com o cristianismo.

R.: Os textos abordam sobre a importância da união entre as pessoas na sociedade atual e como o amor interfere nas relações sociais. No Antigo Testamento há um mandamento que fala “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, sendo assim, para o Cristianismo é preciso amar o outro como ele é, sem que haja exclusão, pois, a fraternidade deve ser aberta a todos. Porém, vemos no texto “Sonhos desfeitos em pedaços” que, atualmente, questões politicas, por exemplo, deixaram de ser debatidas para o bem comum e passaram a ser para o interesse individual. Dessa forma, há uma grande perda da união social e a reaparição de conflitos que aumentam a distância entre as pessoas, gerando uma grande polarização. Logo, entendemos a partir dos dois textos que para haver um equilíbrio na sociedade é preciso que o amor, o bem e a fraternidade sejam cultivados diariamente, pois, como dito no texto “Pensar e gerar um mundo aberto”, “não há vida quando se tem a pretensão de pertencer apenas a si mesmo”.

  1. No texto “encontro com o mundo da cultura”, o autor, Papa Francisco, destaca três aspectos sobre o papel da universidade. Escolha um deles e articule-o com o texto “O abandonado”.

R.: No texto “encontro com o mundo da cultura”, Papa Francisco, destaca três aspectos sobre o papel da universidade e um deles é a visão dela como um lugar onde se elabora a cultura da proximidade, ou seja, onde há a presença de interações sociais. Dessa forma, nas Universidades é possível haver confrontos e diálogos construtivos que permitem a compreensão e valorização das diferenças de cada ser humano, orientando assim o surgimento da solidariedade, fator extremamente presente no texto “O abandonado”, tendo em vista que  este texto fala sobre a tendência que temos de ignorar e se desinteressar pelo próximo e principalmente pelo seu sofrimento. Além disso, ele cita a importância de uma sociedade unida onde há homens e mulheres que ajudam, acolhem e são solidários uns com os outros, tornando assim, imprescindível a presença das universidades.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com