TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do islamismo

Projeto de pesquisa: História do islamismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 4

ROTEIRO

Mesquitas;

Zigurates;

Hegira;

Crença islâmica;

Antes e depois de Maomé;

Arábia islâmica;

Califas;

Islamismo:

• Principio

• Alcorão

• Xiitas e sunitas

• Sunismo e xiismo.

INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem por objetivo esclarecermos um pouco mais sobre a historia do Islamismo, como: crença, princípios,alcorão, Xiitas e sunitas, Sunismos e Xiismo.

Lembrar também que todos crêem em seus Deuses, cada um de nós à sua maneira.

MESQUITA

É um local de culto para os seguidores do islã. Os muçulmanos frequentemente referem-se à mesquita utilizando o seu nome em árabe. A palavra mesquita é usada para se referir a todos os tipos de edifícios dedicados ao culto muçulmano, embora em árabe seja feita uma distinção entre as mesquitas de dimensões menores e as mesquitas de maiores dimensões, que possuem estruturas sociais.

O objetivo principal da mesquita é servir como local onde os muçulmanos possam se encontrar para rezar.

ZIGURATE

O zigurate era uma espécie de templo construído pelos assírios, babilônios e sumérios, povos da Antiga Mesopotâmia.

Esta construção tinha o formato de uma pirâmide, porém com a presença de espécies de degraus. Os zigurates possuíam de 3 a 6 andares. Eram construídos de pedra ou de tijolos cozidos ao Sol. A entrada era feita através do topo do templo, sendo que o acesso ocorria através de uma rampa espiralada, construída nas paredes externas do zigurate.

Sua função religiosa era muito importante, pois os antigos mesopotâmicos acreditavam que os zigurates serviam de morada para os deuses. Através destas construções, acreditavam que os deuses estariam mais perto da sociedade. Logo, somente os sacerdotes poderiam acessar as partes internas do zigurate.

Como exemplo pode-se citar:

A "Torre de Babel" era, na verdade, um zigurate vertical de aproximadamente 90 metros de altura. Foi construído durante o reinado do imperador babilônico Nabucodonosor II.

E para curiosidade de todos: Os zigurates foram criados pelos sumério, que foi o primeiro povo a habitar a região da Mesopotâmia, o atual Iraque, compreendida entre os rios Tigre e Eufrates.

HEGIRA

Foi o episódio da fuga de Maomé e seus partidários da cidade de Meca para Iatreb, em 622 da Era Cristã. As causas de tal fuga foram as perseguições sofridas por eles em Meca.

A elite coraixita comerciante (tribo da qual provém o próprio Maomé), que havia fundado Meca e que controlava a economia, perseguiu o profeta e seus seguidores porque o monoteísmo e a condenação à idolatria eram uma ameaça às intensas atividades comerciais que se davam na cidade. A Caaba (“O Cubo”) era um centro importante, pois atraía peregrinos de diversos locais. O politeísmo era difundido e a idolatria era também uma fonte de lucro.

Portanto, a condenação à idolatria e o monoteísmo do Islã seriam prejudiciais ao comércio mequense controlado pelos coraixitas. Então,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com