TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homiletica Problema, de Citação, Ilustrativa e de Lição Objetiva

Por:   •  12/4/2022  •  Artigo  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 5

ITQ - 1º Ano

Josafa Barbosa dos Santos

Warley Gonçalves da Cunha

Marlon brando Silva Vieira

TIPOS DE INTRODUÇÃO

de Problema, de Citação, Ilustrativa e de Lição Objetiva

Contagem

2022


7 – TIPOS DE INTRODUÇÃO

        7.2 - INTRODUÇÃO DE PROBLEMA

A introdução de problema, nada mais é do que levar o ouvinte a oportunidade de resolver um problema, para que ela seja efetiva, a problematização deve ser clara e comum aos ouvintes. Como toda a temática da mensagem será em torno do problema abordado a introdução contará com o papel principal de posicionar os ouvintes e contextualizar o tema e o problema, levando-os a buscar a solução na mensagem.

A maior vantagem ao se utilizar tal tipo de introdução é o fato de fácil contextualização, caso o pregador aborde de forma clara a problematização, toda a atenção será conquistada levando os ouvintes a buscarem a solução do problema em sua mensagem.

Em contrapartida caso o problema seja muito distante da realidade do ouvinte ou não seja introduzida de forma clara, todo o entendimento da mensagem será perdido por não haver clareza da sua relação com o problema.

Por que criticamos a Mulher pelo o erro no Jardim do Éden? Certamente por não conhecermos a palavra ou por achar que os Homens não erram? As vezes entramos na brincadeira e ofendemos aquela que do fruto do seu ventre DEUS nos deu poder de pisar na cabeça da serpente. Lembrando que todos erraram naquele dia.

Vamos então ao entendimento! Sabemos que Satanás depois da queda vigiava os passos de Deus, e sem sucesso em suas ações ele notou que na criação de Deus haveria uma brecha. Deus como sabe de tudo e conhece tudo, planejou um plano que daria poder aos homens para derrotar o Inimigo, lançando no ÉDEN uma arvore proibida, a qual todos nós sabemos da História. Gênesis 3: 14-15

“14. Então o Senhor Deus declarou à serpente: "Uma vez que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida. 15.Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este ferirá a sua cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar".

        7.3 - INTRODUÇÃO DE CITAÇÃO

Consiste na utilização do próprio texto bíblico ou em se apoiar em outros textos de autores cristão para introduzir a temática da mensagem. O fato de usar uma citação proporciona ao preletor(a) uma maior facilidade de forcar na temática da mensagem e no discorrimento da pregação. Isso ocorre pelo fato de a introdução já estar pronta, proporcionada pela bíblia ou por outro escritor.

A maior vantagem a ser abordada é o fato de pôr existir muitos autores cristãos, provavelmente o tema já fora abordado por um ou mais autor. Dessa forma é possível buscar diversos pontos de similaridade com o tema abordado.

Mas é preciso tomar cuidado para que a citação não “Controle” a temática do seu texto, fazendo com que o preletor compartilhe os mesmos caminhos e siga os mesmos passos dados.

        7.4 - INTRODUÇÃO DE ILUSTRAÇÕES

As ilustrações para pregação têm um grande poder de ganhar e manter a atenção dos ouvintes. O ouvinte moderno aprende por meio de histórias, que iluminam as ideias e as tornam visíveis. Em todos os tempos, as pessoas sempre aprenderam com ilustrações. E os ouvintes de hoje se tornaram mais exigentes ainda. Com tantas opções disputando sua atenção, eles simplesmente a sintonizam naquilo que é então mais ilustrado e mais visível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com