TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMUNDO NA BÍBLIA É PERMITIDO

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

ERA PERMITIDA UMA PESSOA IMUNDA NA BÍBLIA?

Algumas leis dadas ao povo de Israel no Antigo Testamento, Deus queria conduzi-lo à santidade nas diversas esferas de sua vida no momento da história. O imundo no Antigo Testamento era uma criatura reprovada por Deus diante da sua presença. A impureza espiritual não era válida para Deus em sua presença. Era necessário afastar-se das impurezas para chegar-se a Deus. Imundo significa inapropriado para a presença de Deus.

Nesse sentido Deus traz ao povo diversas leis que, se descumpridas, tornariam a pessoa impura ou imunda por certo período de tempo determinado pela lei. Ou seja, ela estaria excluída por aquele período de participar de qualquer cerimonia que envolvesse o contato com o Senhor.

1) LV 11:4 Animais imundo. Rumina = remastigar, remoer.

2) LV 11:23-24 Tocar no cadáver.

3) LV 12:1-4 A mulher depois do parto, está imunda. LC 2:21

4) LV 13:15 Doença de pele.

5) LV 13:45-46 Local do imundo era fora do arraial.

6) LV 15:2 Uma doença do tipo: Venérea ou gonorréia.

7) LV 15:16-18 O sêmen

8) LV 15:19-24 Fluxo de sangue

9) LV 15:25-30 Menstruação

10) LV 15:31-33 é lei de Deus.

11) NM 19:15 Um vaso sem tampa.

1º SM 21:1-6 Davi vai ao Sacerdote Aimeleque e pede pão. Mt 12:3-4  Mc 2:25-26.

A GRAVIDADE DO PECADO DA IMPUREZA TORNOU-SE PIOR NO NOVO TESTAMENTO.

No Velho Testamento a impureza ou imundo, ficaria impuro até à tarde, ou seja, na troca do dia em Israel. Em 1ª Co 12:27 diz: Ora, vós sois corpo de Cristo; e individualmente, membros desse corpo. Quando eu cometo um pecado de impureza, não sujo apenas a mim mesmo, mas também o Corpo de Cristo, do qual sou membro.

É neste sentido que Paulo alertava os fiéis de Corinto sobre a gravidade desse pecado: Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo? ...  1ª Co 6:15.  E ainda declara: Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Por que, como se diz, serão os dois uma só carne. 1ª Co 6:16. (Gn 2:24) Toda vez que eu peco o meu pecado atinge todo o corpo de Cristo.

[ Entenda bem, no VT Deus não estava dentro do corpo da pessoa quando era imunda ou não imunda, mas no NT o Espírito Santo passou habitar dentro do corpo da pessoa, isso ficou mais grave. ]

[ No VT a pessoa feria o seu próprio corpo quando estava imunda, mas no NT a pessoa fere o Corpo de Cristo quando comete impureza ]

Fornicação é sexo fora do casamento para não casados.

É preciso entender que nós não apenas “temos” um corpo, mas “somos” um corpo. Nossa identidade está ligada ao nosso corpo. Portanto, o pecado da impureza agrava-se à medida que, envolve toda a nossa pessoa, corpo e alma. E o apóstolo nos mostra que o Espírito Santo não habita apenas a nossa alma, mas também no nosso corpo; daí a gravidade da sua profanação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com