TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSOLVÊNCIA NA FORNECIMENTO DE DEUS

Projeto de pesquisa: INSOLVÊNCIA NA FORNECIMENTO DE DEUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 6

LUCAS LOPES

REI ASA

INCONSISTÊNCIA EM SERVIR A DEUS.

BARRA VELHA/SC

2014

INTRODUÇÃO

O presente trabalho refere se ao rei Asa, este que teve um reinado de bênçãos, prosperidade e vitórias porque confiou em Deus e obedeceu a sua Palavra – “o coração de Asa foi perfeito” (2 Crônicas Cap 14-16). Mas no final do seu reinado ele caiu em desobediência e teve suas drásticas conseqüências. Um triste fim que nos faz refletir a permanecer firmes diariamente e confiar somente em Deus e obedecer sempre a sua Palavra.

REI ASA

Asa foi o terceiro rei de Judá após o cisma (divisão/separação política e religiosa) de Israel. Filho de Abias e de Maaca. Reinou 41 anos sobre Judá em Jerusalém (912-871aC).

COMBATE A IDOLATRIA

Durante seu reinado Asa foi exortado pelo profeta Azarias, filho de Odede, a conduzir o povo de maneira a observar os mandamentos Divinos e a esforçarem se na fidelidade para que houvesse uma grande recompensa da parte de Deus. Então Asa, aboliu a idolatria em Judá e acabou com a prostituição sagrada. Até mesmo a Rainha Maacá, mãe de Asa, foi deposta por estar envolvida com a idolatria, ela adorava Aserá, que era deusa da fertilidade, do amor e da guerra, Maaca tinha feito um horrível ídolo de Aserá, e por isso, Asa não permitiu que ela fosse rainha de Judá, e mais, ele próprio queimou o ídolo que sua mãe adorava junto ao ribeiro de Cedron. E por isso seu reino viveu tempos de paz. Durante o período em que a terra esteve em paz o Rei Asa pode edificar cidades fortificadas em Judá. Tal prevenção do Rei Asa permitiu que Judá prosperasse durante um longo período.

A GUERRA, PLANO DE DEFESA

Durante o período em que a terra esteve em paz o Rei Asa pode edificar cidades fortificadas em Judá. Tal prevenção do Rei Asa permitiu que Judá prosperasse durante um longo período.

O Rei Asa tinha à sua disposição quinhentos e oitenta mil homens (trezentos mil de Judá, mais duzentos e oitenta mil de Benjamin) quando Zerá, o etíope saiu para a batalha com um milhão de homens e trezentos carros. Ante esta situação o Rei Asa orou:

“Oh Senhor, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força. Acuda-nos, pois, o Senhor nosso Deus, porque em ti confiamos, e no teu nome viemos contra esta multidão. Oh Senhor, tu és nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem.”

Judá, pela intervenção de Deus, venceu a batalha contra Zerá e ainda saqueou todas as cidades que estavam nos arredores de Gerar.

Asa era um servo de Deus inteligente e sabia usar sua inteligência. Ele não confiou em suas forças para vencer o inimigo, antes orou a Deus e pediu a Ele vitória, pois para Deus não é nada ajudar tanto ao poderoso, quanto ao fraco.

Pois bem. A fé em ação sempre produz bons resultados e o Senhor atendeu ao clamor do rei Asa e feriu os etíopes diante de Asa e de Judá e o numeroso exército etíope fugiu diante da poderosa mão do Senhor. A coisa ficou feia para os etíopes, tanto é que Asa e seus soldados perseguiram os invasores e matavam os etíopes às pampas, porque morreram tantos, que os que restavam não ofereciam qualquer resistência.

Os etíopes foram destruídos diante do Senhor dos Exércitos e diante do exército de Judá e os soldados do rei Asa levantaram grande despojo. Todas as cidades nos arredores foram saqueadas e um grande terror caiu sobre seus moradores, porque eles viram o mover da mão do Senhor sobre os inimigos de Judá.

Asa agiu sua fé ao enfrentar um exército que era (praticamente) o dobro do seu exército, porque ele sabia para o que servia a sua fé.

“Por maior que seja o exército inimigo, por mais violenta que seja a batalha, há um Deus que é Senhor da História, que move as circunstâncias a favor daqueles que O amam de todo coração.”

O testemunho de Asa e as bênçãos de Deus eram tão evidentes que pessoas de outras tribos de Israel buscaram abrigo em Judá (2Cr 15.9).

ALIANÇA

Porem, Asa tinha seus pecados como qualquer outro líder antes ou depois dele. Durante os dez primeiros anos do seu reinado Asa foi irrepreensível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com