TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Igreja primitiva x Igreja atual

Por:   •  2/5/2016  •  Artigo  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  1.169 Visualizações

Página 1 de 7

               [pic 1]

           INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

  ITQ SC/013

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

Chapecó

2016.


  1. INTRODUÇÃO

Através deste mini artigo, estaremos observando e conhecendo a origem da Igreja primitiva e, o modo de agir dos Cristãos primitivos, a maneira como eles viviam, o que eles enfrentaram por amor ao Evangelho que até hoje é exemplo e inspiração para nós Cristãos. Também poderemos observar e refletir neste mini artigo, a respeito da situação da Igreja atual, que muitas vezes tem perdido o seu foco principal que é o Senhor Jesus, o que podemos melhorar para que a Igreja atual, assim como a Igreja primitiva, continue cumprindo o propósito de Deus também nesse tempo.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO (IGREJA PRIMITIVA X IGREJA ATUAL)

Na Bíblia Sagrada, no livro de Atos dos Apóstolos, podemos ler a respeito da Igreja Primitiva, como era a Igreja nesse tempo e, como agiam os Cristãos primitivos, sabemos que os desafios da Igreja sempre foram muitos, mas que, a partir do exemplo da Igreja primitiva podemos sempre ser uma Igreja alicerçada no Senhor Jesus que jamais poderá ser abalada.

  1. IGREJA PRIMITIVA

No período inicial da Igreja primitiva, entre os apóstolos que estavam a frente da Igreja, estavam: Pedro, João e Tiago. Ao lermos o livro de Atos dos Apóstolos na Bíblia Sagrada, podemos ver uma das promessas de Jesus se cumprindo, pois um dia Jesus declarou “Pois, de fato, João batizou com água, mas daqui a poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo.” (Bíblia Sagrada, livro de Atos 1.5 NTLH) Jesus declarou no livro de João que voltaria para o Pai, porém, estaria pedindo que Ele enviasse outro Auxiliador, o Espírito da verdade que o mundo não pode receber, mas que nós, Cristãos podemos conhecê-lo, porque Ele está conosco e habita em nós.

Jesus também declarou: “Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.” (Bíblia Sagrada, livro de Atos 1.8 NTLH). Nessa passagem bíblica, podemos ter uma noção da dimensão do propósito divino de Jesus para com os apóstolos.

A história da Igreja primitiva tem início no Pentecostes, no capítulo 2 do livro de Atos, podemos ler sobre a vinda do Espírito Santo, onde todos os seguidores de Jesus estavam reunidos e, de repente, ouviram um barulho do céu, semelhante a um vento muito forte que encheu a casa onde todos estavam. Todos viram algo parecido com chamas de fogo, que foram se espalhando como línguas de fogo e tocaram a cada pessoa, então, todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o Espírito concedia a cada um.

Os primeiros cristãos pregavam as Boas Novas, ou seja, eles testemunharam como foi a vida de Jesus, e aprenderam com os Seus ensinamentos, reconhecendo que, somente nEle há salvação e vida eterna. “A salvação só pode ser conseguida por meio dele. Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos.” (Bíblia Sagrada, livro de Atos 4.12 NTLH).

 Podemos observar na vida dos Cristãos da Igreja Primitiva a dedicação e o amor pelo Evangelho, a vontade de transmitir a verdade através do Evangelho de Jesus para todas as pessoas sem se preocuparem com o preço a pagar por isso. A entrega dos Cristãos no trabalho evangelístico era tamanha, que muitos chegaram a morrer por pregarem o Evangelho.

  Além da dedicação e amor pelo Evangelho, a comunhão entre os Cristãos primitivos também chama a atenção, era perceptível a união e alegria na vida deles. “Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade.” (Bíblia Sagrada, livro de Atos 2.46 NTLH) O foco deles estava verdadeiramente em Jesus, eles realmente praticavam os Seus ensinos, demonstravam amor verdadeiro, se importando com as necessidades alheias. Muito além dos milagres e maravilhas que Deus operava entre eles, os exemplos de vidas tementes e que honravam a Deus, chamavam a atenção das pessoas que foram sendo atraídas pelo Evangelho.

 No livro de Atos também podemos ver a história do primeiro mártir Cristão, que morreu apedrejado por causar muita raiva ao anunciar com grande ousadia o Evangelho de Jesus. A vida de Estevão é um grande exemplo de coragem, amor e fé para nós, pois mesmo sendo apedrejado ele não negou  o nome de Jesus e ainda pediu para que o Senhor não julgasse aqueles que estavam lançando pedras para o matar. “Mas Estevão, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para o céu e viu a glória de Deus. E viu Jesus também em pé, ao lado direito de Deus.” (Bíblia Sagrada, livro de Atos 7.55 NTLH).

  Durante esse acontecimento com Estevão, estava presente Saulo, que era perseguidor dos Cristãos, totalmente contra o Evangelho de Jesus e, que mais adiante se tornou o apóstolo Paulo. No capítulo 9 do livro de Atos, podemos ler sobre a conversão de Saulo, após o encontro que ele teve com o Senhor Jesus. De alguém que perseguia os Cristãos, Saulo se tornou o apóstolo Paulo, que diferentemente de antes, passou a anunciar o Evangelho de Jesus, também com muita coragem e ousadia, passando também a sofrer perseguições por esse motivo.

 Ao observarmos o modo de agir dos Cristãos primitivos e como era a Igreja primitiva, podemos refletir que muito temos a aprender, pois podemos ver no livro de Atos que no último versículo, diferentemente dos demais livros da Bíblia, não está escrita a palavra “amém”, dando a entender que somos nós Cristãos atualmente que precisamos continuar a viver o livro de Atos, pois assim como havia união e alegria entre os Cristãos naquela época, se o nosso foco estiver verdadeiramente em Jesus, podemos continuar vivendo experiências sobrenaturais e vendo vidas restauradas através do Evangelho de Jesus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com