TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tornando-se Igreja segundo o modelo da Igreja Primitiva

Artigo: Tornando-se Igreja segundo o modelo da Igreja Primitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  Artigo  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 3

Tema: Tornando-se Igreja segundo o modelo da Igreja Primitiva

Texto: Atos 2: 42-47

Introdução: Oswald Smith, Escritor sobre evangelismo e missões, certa vez disse que se a Igreja atual receber as bênçãos que fora prometida a Igreja Neo-testamentária é necessário viver como vivia aquela igreja do primeiro século;

Existe algumas característica no livro de Atos sobre como os primeiros cristãos viviam, analisando o texto de At 2. 42 -47, podemos observá-las.

1. Perseveravam na doutrina dos Apóstolos. (V. 42)

Doutrina do grego Didahcê significa ensino a respeito de algo, ou seja algo que Jesus Cristo tinha ensinado nos Santos Evangelhos.

Doutrina dos Apóstolos não era necessariamente doutrina de autoria dos líderes daquela igreja, e sim uma continuidade do que Jesus tinha ensinado.

Veja o que diz o texto do evangelho de João 17. 16-23;

“Eles não são do mundo, como também eu não sou.Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.”

Lucas diz que eles depois de serem instruídos nos ensinamentos de Jesus, eles perseveravam nesses ensinamentos, pesquisando a palavra persevera que Lucas usa nesse texto fiquei maravilhado no significado, como é profundo essa palavra que as vezes a lemos ou a usamos de maneira muito superficial, abaixo trago um resumo dessa pesquisa:

Do grego perseveravam, proskartereo, significa:

1) aderir a alguém, ser seu partidário, ser dedicado ou fiel a alguém;

2) ser constantemente atento a, dar constante cuidado a algo;

3) continuar todo o tempo num lugar;

4) perseverar e não desfalece;

5) mostrar-se corajoso para;

6) estar em constante prontidão para alguém, servir constantemente;

Entre essas observações quero destacar o segundo ponto que diz ser constantemente atento a, dar constante cuidado a algo. Isso é maravilhoso, não apenas eram constantes no que Jesus tinha ensinado através dos Apóstolos e também tinham constante cuidado, acho que esse cuidado tem sido esquecido pela igreja atual, isso devido as muitas e quase exaustivas atividades que a igreja tem com seus programas, programas que tem como muitos objetivos exceto o perseverar na doutrinas dos Apóstolos.

Temos vivido dias de muitos crente medrosos, escondem sua fé nos templos e com isso são apáticos e carnais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com