TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Teologia

Artigos Científicos: Introdução A Teologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  8.783 Palavras (36 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 36

1- INTRODUÇÃO.

a palavra teologia tem origem grega e significa Theos- Deus e logia - estudo, desta forma Teologia é o estudo sobre a pessoa de Deus. Esta ciência não é uma coisa qualquer é conhecimento e discurso a partir de Deus, possibilitado por ele mesmo. Sem Deus jamais haveria teologia, ele rompeu com o silencio e alegrou o coração humano falando a seu próprio respeito.

Essa ciência é compreendida como uma forma de expressar o que o estudioso pensa sobre Deus. Ela não esta presente apenas na declaração que o homem faz ao afirmar sua fé em Jesus, mas na forma de viver do cristão que deve ser frutífera e santificada. Se a teologia vai, ou como vai afetar o viver do cristão é responsabilidade única e exclusiva de cada um. Deus, o homem, o mundo, a salvação e a Escatologia são temas abordados no estudo sobre teologia

Todos que desejam fazer teologia e estão dispostos a buscar incessantemente o saber a respeito de Deus devem estudar essa ciência. Segundo o autor a busca por respostas a respeito da origem do homem e o questionamento que este faz a respeito de sua vida e a tentativa incessante de encontrar resposta sobre a existência de Deus conduz ao estudo de teologia.

A ciência conseguiu encontrar respostas para em relação a sua origem humana, mas ainda existe um vazio na alma humana, e este somente poderá ser preenchido com a presença do Deus vivo.

2- A TEOLOGIA COMO CIENCIA.

A palavra ciência é latina e significa conhecimento, ou saber. De acordo com o dicionário online e o autor deste módulo, ciência é um conjunto de conhecimentos fundados sobre certos princípios, desta forma Teologia é uma ciência, pois esta fundamentada na verdade mais absoluta que é a palavra de Deus.

Uma obra é considerada teológica quando se refere a determinadas fontes, emprega um método que se comunica com exatidão e verifica as afirmações sob critérios adequados, desta forma a teologia, ou o discurso sobre a mesma apresenta índole

Científica desde que a fé seja racional.

A Teologia é classificada como ciência porque além de ter fundamentos verdadeiros ela possui: Criticidade, Sistematicidade, Dinamicidade. Contemporaneamente a ciência não questiona tanto a respeito da existência de Deus, uma vez que o astrofísico britânico Arthur Stanley de que o mundo é mais semelhante a uma mente do que propriamente uma máquina, segundo Arthur 90% da matéria que existe no universo é invisível, assim passaram a cogitar a existência de Deus invisível mais real.

2.1- O papel das Sagradas Escrituras na Teologia.

Durante o desenvolvimento das civilizações a Bíblia desempenhou e continua a desempenhar um papel fundamental. Foi por casa deste livro sagrado que muitas línguas passaram a ser escritas com o objetivo de o povo ter acesso a mesma em sua própria língua, e ela cumpriu e continua a cumprir seu papel civilizador.

A mensagem de salvação contida na Bíblia é comunicada muitas vezes e de diferentes maneiras ao homem até chegar o próprio Cristo. Assim sendo depende de Deus pai para que as escrituras sejam cridas e obedecidas. Existem três elementos comuns ao Velho Testamento e Novo Testamento. Primeiro Deus trás salvação, ele é o mediador do concerto, salvador de seu povo e é que confirma seu Concerto de misericórdia através de seu amado filho. O meio de salvação é a Base do Concerto, é a graça de Deus, que exige do seu povo uma resposta adequada de fé e obediência ao Deus Altíssimo, e por fim os herdeiros da salvação, Povo do Concerto , é o Israel de Deus, a igreja de Deus, isto é, nós.

Deus pode se revelar de diversas maneiras. A natureza proclama a glória do Senhor e o universo inteino testemunha as obras de suas mãos poderosas, contudo isso ela ainda é muito limitada no que diz respeito ao Senhor Deus. Ele é tão grande e sublime que muitas coisas a natureza em si não revela sobre o Grande “EU SOU”

e a humanidade pode ter ideias erradas a respeito do mesmo, somente a Palavra de Deus as Santas Escrituras são capazes de conduzir o homem ao verdadeiro conhecimento sobre Deus. A Bíblia é a revelação do Deus vivo que permeia a consciência do ser humano e a instiga a busca do conhecimento, do relacionamento responsável para com ele, que é Soberano Criador e que exibe sua autoridade no Universo e na história.

2.2 Concepções Teológicas

Muitas são as doutrinas que os inúmeros povos pregam no decorrer dos séculos, este tipo de doutrina, ou ensinamento são decorrentes do tipo de crença dos povos, uns crêem em só Deus, outros em diversos deuses. A crença em um só Deus é denominada monoteísmo, tem Deus criador do céu e da terra como único Deus, politeísmo, é a crença em diversos deuses. A palavra do Senhor é clara e argumenta que existe um só Deus. A crença em um único Senhor, Deus é bíblico, assim toda pessoa que acredita no Criador do céu e da terra, sua fé esta fundamentada sobre princípios bíblicos. O próprio Deus ao se apresentar a Moises, disse que ele é e sempre será único, assim sendo o Teocentrismo, é o desejo e reconhecimento que Deus é o centro de todas as coisas, tudo que se vai fazer deve ter Deus como principio e fim de tudo.

Dentro do seguimento monoteísta existem três que são os mais conhecidos de quase toda a humanidade que são: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo, essas também são escriturísticas, são revelação divina em forma escrita. O Islamismo acredita que Maomé é o profeta de Deus, já os judeus acreditam em DEUS e estão aguardando a vinda do messias, eles acreditam e seguem a lei do velho testamento e divide em quatro ramos de judaísmo.

O cristianismo é uma crença monoteísta, crêem nos ensinamentos de Jesus de Nazaré e ele é o Messias, o filho de Deus que salvaria a humanidade da morte eterna e do fogo do inferno. Ele se divide em catolicismo e protestantismo.

3 - TEOLOGIA SIMBÓLICA DO ANTIGO TESTAMENTO

Segundo o autor, a maioria dos cristãos que conhecem o velho testamento apenas do ponto de visto histórico, porém não conhecem as representações de Cristo que este contém. Deus usou tipos, isto é figuras que representam Cristo, ou o cumprimento da vinda dele. A Bíblia diz:

“Porque tendo a lei sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam” (Hb 10:1)

Muitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.4 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com