TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Geral A Biblia

Relatório de pesquisa: Introdução Geral A Biblia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  10.252 Palavras (42 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 42

PREFÁCIO

Tendo lido cuidadosamente os originais da presente obra, pude sentir de perto o quanto ela será útil a todos os que a pesquisarem ansiosos de adquirir um conhecimento que é de vital importância para o enriquecimento do intelecto e, mormente para o aprimoramento espiritual, visto que trará ao leitor preciosas informações concernentes à crítica do texto sagrado através dos séculos: sua história pontilhada de lances heróicos e de exemplos de incansável desprendimento da denodada pesquisa de notáveis eruditos ávidos de conhecimento do texto bíblico, também retrata as lutas que a Bíblia tem enfrentado gloriosa e triunfalmente desde o seu surgimento nos remotos dias da antigüidade até ao nosso tempo.

Por conseguinte, este trabalho levar-nos-á a amar mais profundamente o Livro de Deus, firmando a confiança na bússola que orienta o viajor em busca de uma pátria melhor.

Reveste-se esta obra de significativa importância e utilidade, visto que vem preencher uma grande lacuna, dada a escassez de material do seu gênero escrito no belo idioma de Camões, a nossa língua materna.

É um trabalho muito prático, pois o autor primou pela simplicidade, adotando uma terminologia acessível a todos os leitores, evitando uma linguagem técnica e científica que dificultaria o aprendizado; pode, destarte, ser utilizado não somente por estudantes de Teologia, mas por todo aquele que deseja crescer em sabedoria e ser bem sucedido na busca do verdadeiro conhecimento.

É, pois, necessário que demos ao autor destas páginas todo o nosso apoio e incentivo, certamente a melhor maneira de fazê-lo é dando o devido apreço à sua obra, pois, esta é a mais cobiçada recompensa que todo bom autor ou escritor usufrui em troca de seus ingentes esforços em prol da cultura, particularmente o autor adventista que acima do interesse monetário coloca o fortalecimento moral, intelectual e espiritual do leitor.

O acurado estudo acompanhado de fervorosa oração produzirá frutos opimos para o bem-estar presente e futuro do bom estudante e "para louvor e glória dAquele que nos amou e a Si mesmo Se entregou por nós".

Pastor Modesto Marques de Oliveira

INTRODUÇÃO

Nossa Bíblia tem uma história bastante longa, repleta de lances fascinantes, que empolga aqueles que se interessa em pesquisá-la.

Nenhum livro tem sido exaltado com tanto entusiasmo, mas também nenhum outro foi mais alvejado, criticado e desprezado do que este.

Por que recebeu no nome de Bíblia?

Seus livros foram sempre chamados da mesma maneira?

Como nos foi transmitida a Palavra de Deus?

Em que circunstâncias foi escrita?

Que materiais foram usados em sua elaboração?

Por que os seus inimigos não conseguiram destruí-la?

Como chegaram até nós escritos de 2.000 e 3.000 anos?

Merece confiança este livro?

Por que está dividida em duas partes?

Quem a dividiu em capítulos e versículos?

É possível transmitir em línguas modernas o que foi escrito há tantos séculos no hebraico e no grego?

Por que tem sido o Livro mais apreciado e o mais odiado através da história?

Quantas Bíblias já foram publicadas?

Para quantas línguas ela já foi traduzida?

São respostas a algumas destas indagações e a muitas outras, que podem ser feitas, que o prezado leitor encontrará neste trabalho.

Por ser a Crítica Textual matéria nova nas Faculdades de Teologia há escassez de material em nossa língua para a execução de um programa satisfatório, daí a necessidade da preparação desta Apostila. Espero que o presente trabalho possa auxiliar os nossos estudantes a terem uma melhor perspectiva dos problemas enfrentados pela Bíblia, em sua triunfante trajetória, desde que os homens de Deus a escreveram até chegar às nossas mãos.

Este estudo não tem a menor pretensão em ser original e como todo o trabalho inicial é falho, imperfeito, inseguro, por isso almejo que o leitor veja nele suas boas intenções, mas que lhe perdoe suas fracas realizações.

Destaca-se como parte preponderante neste estudo a Crítica Textual, que assim é definida:

"Uma divisão da exegese, que leva em conta o fato de que os textos bíblicos vieram a nós através de numerosos manuscritos ou códices. Freqüentemente diferem entre si quanto a algum pormenor. A tarefa da crítica textual é estudar os textos existentes à luz das diferentes versões ou leituras variantes, levando em conta partes que foram estragadas ou que são parcialmente defeituosas e que podem ser traduzidas apenas em parte. Seu alvo é reconstruir a leitura original do manuscrito de acordo com princípios cientificamente formulados. A prática da crítica textual exige um conhecimento de diferentes manuscritos e suas famílias, conhecimento da letra empregada nos manuscritos, e das características do Hebraico e Grego" (Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, Vol. I, p. 58).

Dos ensinos de Cristo aprendemos que há duas principais fontes de erro em matéria religiosa.

a) Ignorância das Escrituras.

b) Incapacidade para compreender o poder de Deus.

Frei Francisco de Mont'Alverne – o príncipe da tribuna sagrada no Brasil – ao enfrentar seleto e distinto auditório, na Capela imperial, já cego e cansado das lides da oratória, pronunciou a seguinte frase: "supra o assunto as forças que me faltam". Parafraseando o ilustre mestre da retórica nacional, quero que o prezado leitor supra o assunto com espírito esclarecido e lúcido.

Meu principal desejo é que este estudo sirva para o engrandecimento das Sagradas Escrituras.

Pedro Apolinário

DOS TEMPOS MAIS REMOTOS – UM DOCUMENTO – A BÍBLIA

Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.8 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com