TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Isaias 60.1- 5

Tese: Isaias 60.1- 5. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Tese  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  993 Visualizações

Página 1 de 8

Levanta-te e Resplandece

Texto: Isaias 60.1- 5

Introdução.

O profeta Isaías, é chamado “O Príncipe dos Profetas do antigo Testamento”. Sem dúvida, o Livro de Isaías é o livro profético mais significativo do Antigo Testamento. Contém tantos ensinos sobre Cristo é a salvação, que alguns pensadores da Igreja Primitiva achavam que o livro poderia ser chamado “O Quinto Evangelho”, em vez de livro profético. É o livro do A.T. que apresenta a pessoa e a obra de Deus mais claramente.

O Livro de Isaías tem sido chamado “A Bíblia dentro da Bíblia”, por causa da semelhança entre seu, contudo e o restante da Bíblia.

Vejamos: Isaías tem 66 capítulos, assim com a Bíblia tem 66 livros. Estes capítulos podem ser divididos em uma seção de 39 capítulos e uma segunda seção de 27 capítulos, assim como a Bíblia contém 39 livros no A.T. e 27 livros no N.T. sendo que a primeira seção do Livro de Isaías dá ênfase à Lei, ao julgamento, e ao Messias prometido, assemelhando com o A.T. e a segunda seção dá ênfase à graça, redenção e ao Messias presente.

Os capítulos 60 a 62 descrevem algumas das bênçãos que acompanhavam o verdadeiro arrependimento. Embora neste contexto as bênçãos tenham uma perspectiva escatológica enfocando o Milênio e a Nova Jerusalém, eles também apontam as bênçãos derramadas sobre todos que, verdadeiramente, aceitam de todo coração o Salvador.

Primeiramente, Isaías declara que a salvação traz consigo iluminação espiritual. Isaías 60.1 diz: “Levanta-te (Dispõe-te), resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre ti”. (Compare 2 Co.4.6)

No mesmo versículo, notamos que o crente também desfruta da oportunidade de “brilhar para Cristo”. Isto também é visto nos versículos 3 e 4 do mesmo capítulo, que fala das nações como “refletores” da luz que recebem de Deus.

Ao deparar com o texto, darei um tema a esta mensagem: “Levanta-te e resplandece”.

Comentário.

Quero discorrer, ou melhor, dizendo, procurar entender o que Deus deseja para a nossa vida como servos de Deus aqui na terra. Pelo menos duas situações devem ficar bem claras em nossa mente.

1. Levantar (colocar-se de pé);

2. Resplandecer (Brilhar, ser visto);

3. A Gloria do Senhor nasce sobre ti (Honra; Fama).

Envolvidos pelo amor do Senhor, ouvimos com renovada atenção o convite do Senhor a cada um de nós, a cada instituição e à Igreja inteira: Levanta-te e resplandece.

Levanta-te e resplandece não te deixes vencer pelo desânimo, pela rotina ou mesmo incompreensão. Deixa que a glória do Senhor te envolva. Centra o teu coração e a tua vida em Cristo.

Levantai-vos, jovens, e incendiai o mundo com o amor de Cristo.

Levantai-vos vós que servis a Cristo na Igreja e revesti-vos dum novo entusiasmo e da santidade de Cristo.

Levanta-te e resplandece, diz o Senhor a cada uma dos irmãos.

Levanta-te e resplandece, diz ainda o Senhor à Igreja.

1. Levanta-te (colocar de pé) – fala da postura correta, ideal, estar atento e preparado para agir. Vejamos alguns textos bíblicos:

* Ezequiel 2:1; E DISSE-ME: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.

* Lucas 21:36; Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.

* I Coríntios 10:12; Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.

Podemos então entender que existe uma preocupação muito grande do próprio Deus, para que estejamos sempre em pé. Esta é a vontade de Deus.

2. Resplandece (Brilhar, ser visto) – é o ato do cristão ser visto. Vejamos alguns textos bíblicos:

* Mateus 5:14; Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

* Daniel 12:3; Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.

Sendo assim, entendamos que Deus deseja que todos nós como seus servos, estejamos EM PÉ (disposto, prontos), e RESPLANDECENDO (brilhando, dando bom testemunho).

Para tanto estas atitudes devem sempre estar presentes:

* No Lar;

* Na Igreja;

* Na Sociedade.

2.1. RESPLANDECENDO NO LAR (FAMÍLIA)

1. A Origem da família - Antes de estabelecer a igreja, Deus criou a família e determinou regras para o seu desenvolvimento.

2. A Origem do lar - O primeiro lar foi formado por Deus. Neste lar havia amor, paz, saúde e alegria. O trabalho era realizado sem stress e a presença de Deus era constante. Sendo esta (a presença de Deus) indispensável ao lar cristão, deve ser buscada e cultivada por todos os membros da família. Gn. 3.8 a.

A existência da família é de imensurável importância: Primeiro, porque foi Deus quem instituiu; segundo, porque a família é um projeto Divino e o protótipo da sociedade, onde podemos salientar o conteúdo da frase: “a família é a célula máter da sociedade”। A terceira razão da importância da família é porque A IGREJA COMEÇA NA FAMÍLIA; se a igreja começa na família, logo o reflexo acontece também na sociedade, ou seja, no local onde existem famílias.

2.2. RESPLANDECENDO NA IGREJA.

Considerando este tópico, vamos analisar como o cristão pode resplandecer na igreja a qual ele serve। Vários temas poderíamos abordar aqui neste espaço, porém vamos nos deter em apenas uma situação em que o cristão pode e deve resplandecer. 1 – Sendo uma Nova Criatura

O Cristão como Nova Criatura. 2 Co. 5.17

Ser nova criatura é o resultado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com