TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Islamismo

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3
  1. conceito

O Islamismo é uma religião monoteísta, fundada por Maomé, no início do século VII, na Arábia. Eles acreditam no livro sagrado Alcorão e nos ensinamentos de Maomé, que é considerado pelos muçulmanos o último profeta de Deus. Dessa forma, os seus seguidores submetem-se a obediência à lei e à vontade de Alá.

Porém com a morte de Maomé, a religião se dividiu em diversas vertentes e com características diferentes. As vertentes que possuem a maior parte dos muçulmanos são o sunismo e o xiismo.

Os sunitas, com o maior número de muçulmanos, defendem que o chefe do Estado muçulmano é Abu Bakr como líder supremo, ele foi um dos primeiros a acreditar em Maomé como profeta e o único que o seguiu na Hégira. Teve o dever de agregar virtudes como a honra, o respeito pelas leis e a capacidade de trabalho, não sendo necessariamente infalível. Eles acreditam nos ensinamentos do livro sagrado o Alcorão, como também nas Sunas que é o conjunto de regras de conduta a ser seguido pelos islâmicos. 

Já os xiitas acreditam que somente pode chefiar o Estado muçulmano aquele que for descendente ou que possua algum vínculo de parentesco com o profeta Maomé. Assim, reconhecendo a sucessão de Maomé por Ali. Sendo assim, o chefe de Estado deve ser inspirado em Alá, e deve ser infalível. Os xiitas aceitam apenas os fundamentos do livro sagrado o Alcorão.

  1. HISTÓRIA

Maomé era um comerciante, na cidade de Meca, que se localizava na Península Arábica, quando no ano de 610 foi a uma caverna meditar no Monte Hira, onde teve a visita do anjo Gabriel o qual foi lhe avisar que deveria recitar versos que Deus havia lhe enviado, pois fora escolhido para ser o último profeta. Esses versos foram escritos e formou-se então o Alcorão, que é considerado o livro sagrado dos muçulmanos.

Com isto, Maomé começou a pregar em sua cidade os ensinamentos que recebeu. Deste modo, aqueles que passaram a aceitar estes ensinamentos começaram a ser reconhecidos como muçulmanos, isto é, são aqueles que obedecem e se submetem à vontade de Deus. Porém, esses que aceitaram a nova religião foram atacados pela sociedade, assim Maomé teve que fugir para cidade vizinha Medina, no ano de 622, esta sua fuga recebeu o nome de Hégira, o que deu início ao calendário muçulmano.

Já em Medina Maomé foi melhor aceito com suas pregações, porém a cidade começou a ser atacada por Meca, que começou a ter receio do crescimento dessa nova religião, mas mesmo com os confrontos Medina teve sua vitória.

Assim, Maomé decretou que a Caaba, uma construção cúbica que é considerada uma relíquia sagrada para os muçulmanos, seria a partir dai então o centro dessa nova religião, que é considerado o lugar mais sagrado do mundo pelos muçulmanos localizado em Meca.

No ano de 632, Maomé morreu, o que causou uma disputa pela sua sucessão, assim Abu Bakr foi declarado oficialmente seu sucessor, porém tiveram aqueles que preferiram apoiar Ali, que era primo e genro de Maomé. Com isso, aqueles que apoiaram Ali foram denominados de “xiitas”. E os demais passaram a ser chamados de “sunitas”, de sunas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com