TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JESUS, O PRÓPRIO DEUS? UMA NOVA ÉTICA

Pesquisas Acadêmicas: JESUS, O PRÓPRIO DEUS? UMA NOVA ÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 6

JESUS, O PRÓPRIO DEUS?

UMA NOVA ÉTICA

1. Jesus mostrou uma maneira muito nova de encarar Deus. Ele o chamava de Pai e contava diversas parábolas, nas quais Deus é visto como amor, misericórdia e bondade. Por que a ideia de paternidade é tão importante para os cristãos?

Porque a essência da paternidade de Deus é estabelecida nos pais, onde a paternidade humana deve ser moldada pela paternidade divina. Os pais devem se esforçar para permitir que seus filhos enxerguem a paternidade de Deus. Os filhos devem ver nos pais o amor, a ternura, a graça e a misericórdia de Deus.

2. Entre as estórias contadas por Jesus, uma delas é a parábola do filho pródigo.

a) Quem é simbolizado como pai?

Essa parábola mostra Deus na figura do Pai.

b) Descreva as virtudes do Pai.

O pai descrito na parábola é muito paciente com o absurdo que o filho mais novo fez. Deus ama tanto os seus filhos que já O servem, quando aqueles que ainda agem contrários à Sua vontade.

c) Como você interpreta a atitude do filho mais velho?

Mostra cada um de nós na figura do irmão mais velho, que rejeita a conversão de seu irmão. O filho mais velho fica extremamente preocupado com sua própria justiça e zelo e com os bens materiais que seu irmão desperdiçou, achando-se superior. Estava tão cego que não conseguia enxergar a conversão de seu irmão. Como o filho mais velho, muitas vezes focamos no menos importante ao invés do mais importante.

3. Há milhares de indigentes nas ruas das cidades. Há milhares de pessoas sozinhas, abandonadas em hospitais e asilos. Há milhares de crianças sem lar, sem escolas, sem comida e sem carinho.

a) Se Jesus voltasse a este mundo em carne e osso, o que você acha que Ele faria?

Ele acolheria todas estas pessoas, de todo o coração proporcionando a elas um lar onde pudessem se sentir acolhidas, amadas e acima de tudo, felizes.

b) Se você é cristão, ou ao menos admira Jesus, o que você pode fazer?

Da mesma forma que Jesus, posso acolhê-las à maneira que posso, evangelizando, oferecendo mantimentos, comidas, roupas, enfim, não menosprezando o irmão ao lado.

4. Durante 300 anos houve muitas discussões sobre a mensagem de Jesus. O que as pessoas pensavam no início do cristianismo?

Após a morte de Jesus, que teria ressuscitado, ele passou a ser chamado de Jesus Cristo. As pessoas que passaram a seguir os ensinamentos de Jesus passaram a ser conhecidos como os primeiros cristãos.

5. Em que ano e em que Concílio Jesus passou a ser conhecido como o próprio Deus?

O Concílio I de Nicéia aconteceu quando a Igreja já tinha conseguido a paz estável e dispunha de liberdade para reunir-se abertamente. Aconteceu do dia 20 de maio a 25 de julho de 325.

6. Defina quem é Jesus:

a) para católicos e protestantes;

Jesus é o Senhor, e a salvação depende da fé n'Ele.

b) para os judeus;

Os judeus não creem em Jesus porque eles esperavam um Messias libertador político, já que, naquele tempo, Roma os oprimia. Esperavam alguém para restabelecer o seu domínio sobre aquela terra. Jesus, porém, nasce como filho de um carpinteiro, sem nenhuma riqueza ou poder político. Não era o Messias que eles queriam.

c) para os muçulmanos.

Para os muçulmanos, Jesus é o maior dos profetas depois de Maomé. Eles o consideram um dos grandes mensageiros de Deus para a humanidade.

7. No século XVIII, outro movimento surgia trazendo outras concepções sobre Jesus. Para os filósofos Voltaire e o suíço Rousseau, Jesus não era Deus, mas um modelo de virtude e amor. Que movimento era esse, em que período da história ele está inserido e qual a sua ideia principal?

O movimento era o Iluminismo. A França encontrava-se sob o governo de Luís XIV, em regime absolutista, responsável pela cultura conformista da época. Todavia, com o crescimento da sociedade burguesa, adveio o desenvolvimento cultural questionador dos valores tradicionais, contrários ao dinamismo capitalista. O Estado, que antes fora visto como uma aproximação terrena de uma ordem eterna, com a cidade do homem modelada na cidade de Deus, torna-se objeto de críticas por vários intelectuais que demonstravam forte anseio de liberdade e anunciavam um novo Estado, condizente com o progresso cultural e científico em andamento. O Iluminismo, portanto, se fez crítico, reformista e revolucionário contra o Estado autoritário. A ideia principal do movimento defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.

8. Para Allan Kardec, fundador do espiritismo, Jesus era ser evoluído, tendo já alcançado a perfeição.

a) Você concorda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com