TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JUDAISMO: DEUS É ÚNICO

Resenha: JUDAISMO: DEUS É ÚNICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Resenha  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

JUDAÍSMO: DEUS É ÚNICO

“Não fazer ao próximo aquilo que não gostarias que fosse feito a ti: isto é toda a Torah, o resto é comentário. Vai e estuda”

(Hillel, Talmud B. Shabbath 31a)

Quando Abraão morreu, o projeto divino, através de seus descendentes, continuou a operar até mesmo durante a escravidão no Egito. Deus, em virtude da Aliança, velou sobre seu povo e o libertou do domínio dos faraós.

Deus enviou Moisés para livrar os judeus da escravidão e, sobre o Monte Sinai, renova com ele a Aliança estabelecida com Abraão. E todo o povo, num ímpeto de confiança total, gritou: “Nós faremos (o que Deus disse) e obedeceremos”.

Então, Deus deu a Moisés a Torah, o sinal da Aliança, o livro das leis. Pela Aliança, Israel deve obedecer aos mandamentos de Deus, e este o protegerá.

A segunda etapa decisiva da história do povo judeu começa com sua libertação da escravidão no Egito (por volta de 1.250 a.C.), onde se haviam estabelecido na época de uma grande seca. Moisés foi o líder que, por ordem de Yahweh, conduziu a travessia pelo Mar Vermelho e pelo deserto, por quarenta anos, para voltar a reconquistar a terra de Canaã.

A Idade Média, para o Judaísmo, constituiu-se num período de grandes dificuldades. Os judeus foram acusados de envenenar poços, causando a peste negra, de fabricar o pão ázimo da Páscoa com o sangue de jovens cristãos, foram obrigados ao batismo, perseguidos e mortos pelos cruzados, queimados no interior de sinagogas expulsos de seus lares e países etc.

Toda esta situação levou os judeus a formarem “guetos”: lugares ou bairros separados onde podiam se sentir mais unidos para a vivência da fé e para defender-se coletivamente de todo tipo de perigo.

O fato mais trágico para o Judaísmo aconteceu por conta do Nazismo, que teve seu ápice na II Guerra Mundial, quando os nazistas pregaram como ideologia a eliminação física de todos os judeus da Europa, a começar pelos da Alemanha. Deportações para campos de concentração, câmaras de gás e fornos crematórios, fuzilamentos coletivos... levaram à morte mais de seis milhões de judeus, mais de um terço da população judaica mundial. Foi a Shoah, o Holocausto do povo de Israel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com