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João Calvino

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Por:   •  24/3/2015  •  5.802 Palavras (24 Páginas)  •  301 Visualizações

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A CRISTOLOGIA DE JOÃO CALVINO 1

Rev. Nelson Celio de Mesquita Rocha*

Rio de Janeiro, Julho e Agosto de 1999.

CALVINO, João. As Institutas ou Tratado da Religião Cristã. Tradução: Rev. Dr.

Waldyr Carvalho Luz. Casa Editora Presbiteriana, São Paulo, 1985. Volume II,

Capítulos: VI-VII; XII-XVII. 2

CAPÍTULO VI 3

IMPÕE-SE AO HOMEM PERDIDO BUSCAR EM CRISTO,

O ÚNICO MEDIADOR, A REDENÇÃO

O pecador somente é aceito diante de Deus, o Pai, mediante Cristo Jesus, o único

mediador, pois o homem encontra-se poluído e corrompido pelo pecado, incapaz de

salvar-se. A genuína ordem, a estrutura cósmica, seria a divina escola para que o

homem pudesse agir com piedade; reconhecesse que existe um Deus que tudo criou,

voltando os olhos somente para Ele4. Mas, o pecado afastou o homem do Criador, e

ficou em profundo desespero. A mente se tornou cega, e revestido de ingratidão, com os

sentidos todos depravados. Com isso, não dá a glória devida somente a Deus.

Deus, na sua infinita misericórdia, providenciou um meio pelo qual o homem

pudesse ser salvo, visto que, como diz Paulo: “Porquanto, na sabedoria de Deus, o

mundo não o conheceu a Deus através da sabedoria humana, agradou a Deus salvar

aos que crêem, mediante a loucura da pregação” (1 Co 1.21). Essa sabedoria de Deus é

Cristo Jesus, o único Mediador, e a vida eterna se manifesta ao se conhecer o Filho de

Deus, o enviado para salvar os pecadores (Jo 17.3). Isso compreende

todos os séculos e

não apenas a uma determinada época. Os homens não podem agradar a Deus sem a

reconciliação promovida por Cristo, pois eles mesmos se tornaram alienados do Criador

(Ef 4.18) e declarados malditos (Gl 3.10) e filhos da ira (Ef 2.3). Segundo Calvino, ao

povo eleito Deus prometeu o Redentor, a fim de que o homem pudesse retornar à fonte,

à verdadeira vida. Assim, Cristo é a verdadeira vida (Jo 11.25; 14.6). No Mediador,

segundo João 1.12, os que O recebem, tornam-se filhos de Deus.

No Antigo Testamento a fé para a salvação já se polarizava em Cristo. O Mediador

estava presente na propiciação, pela esperança da graça redentora ao povo antigo. Essa

mediação foi consumada no Filho de Deus. Assim, a Igreja é um povo feliz, por ter sido

embasada em Cristo. O apóstolo Paulo afirma que a semente de Abraão que abençoaria

os povos era Cristo (Gl 3.14). A ação do Mediador era ajuntar todos os dispersos, pela

graça que elege e que liberta da escravidão do pecado. Calvino contempla Cristo nos

escritos veterotestamentários, bem como o seu senhorio. Assim se expressa: “Uma vez

1

Trabalho em forma de resenha, para complementar a matéria de Cristologia ministrada no Seminário

Teológico Presbiteriano do Rio de Janeiro pelo Rev. Nelson Celio de Mesquita Rocha.

* Mestre em Teologia Sistemática pela PUC-Rio e Professor do Seminário Teológico Presbiteriano do

Rio de Janeiro, da Cadeira de Cristologia.

2

Compreende as páginas 101-127; 230-300.

3

CALVINO, J. As Institutas. Volume II, São Paulo, 1985. Páginas: 101-108.

4

Calvino está se referindo à Revelação Natural, que era suficiente para o homem reconhecer que existe

Deus e glorificá-Lo para sempre, mas o pecado fez com que esse homem ficasse cego, sem salvação.

Monergismo.com – “Ao Senhor pertence a salvação” (Jonas 2:9)

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que Deus não pode ser propício ao gênero humano à parte do Mediador, disto já se faz

bastante claro que, sob a Lei, aos santos Pais sempre lhes fora posto diante dos olhos

Cristo, em Quem polarizassem a fé”. 5

Todas as promessas de libertação estavam contidas em Cristo, desde os escritos

antigos6. Nas circunstâncias mais adversas, há a promessa de consolação; de modo

especial se descreve o livramento da Igreja, em Cristo, onde o seu povo encontra a

certeza da esperança que não vacila. Com seu Messias, saiu Deus para o livramento de

Seu povo, diz Habacuque 3.13. Calvino vê o Cristo prometido nos profetas em todas as

suas profecias e afirma que, “a esperança de todos os piedosos não há sido depositada

em outra parte que em Cristo Jesus.” 7

Neste momento, quando se apregoa haver muitos mediadores no contexto da pósmodernidade, Calvino reconhece à luz da Palavra de Deus, que não pode o homem

achegar-se a Deus sem a mediação do Cristo vivo. Os olhos devem estar voltados

apenas para o que Deus realizou através de Jesus

Cristo, pois, na vinda do Redentor

somente restava o penhor único da misericórdia do Pai. O próprio Cristo ordena aos

seus discípulos que creiam nEle, para que hajam de crer

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