TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leonardo Boff

Artigos Científicos: Leonardo Boff. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 3

Professor: Paulo Quermes

Disciplina: Ética – GP300M13112

Resenha Leonardo Boff – Construção de valores

“Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim,que vem de “mores”, significando costumes.”

A ética é uma virtude inerente que sempre esteve presente no comportamento humano, ela leva o homem a questionar suas ações e atitudes e defini-la se são boas ou más. A ética é um assunto recorrente nas mais variadas áreas da sociedade.

Existem ética moral, social, profissional, política, portanto ela está sempre levantando discursões a respeito do comportamento humano.

Desta forma, a ética foi o assunto principal da Conferência Nacional 2003 do Instituto Ethos: Ética e Responsabilidade Social, na qual os pariticipantes tiveram a oportunidade de ouvir dentre os diversos pensadores, o discurso do teólogo Leonardo Boff.

Em "A ética e a formação de valores na sociedade”, Leonardo Boff inicia seu texto nos alertando sobre uma crise estrutural que afetaria a todas as sociedades em escala global, e que como é um problema de grande escala, seria necessário uma solução global. Um problema que demandaria inclusive uma revolução.

Ele chama a atenção primeiramente para a forma como os empresários deveriam mudar a sua forma de agir como forma de solucionar uma possível crise. Crise essa que foi dividido em três eixos fundamentais, embora todos eles estarem relacionados e contribuirem de forma conjunta para um agravemento dos problemas.

O primeiro eixo seria relacionado a pobreza. A forma como grande parte da população vive na miséria ou em condições de vida baixa, mostra como o país enfrenta um grande problema de desigualdade social. Ao mesmo tempo que você tem de um lado pessoas que não tem com o que viver, existe do outro um grupo com grande acumulo de capital, com grande abundância de bens, criando dessa forma uma sociedade com grande disparidade social e com o minímo de solidaridade com o próximo.

O segundo eixo foi relacionado com o mercado de trabalho. Assim como o primeiro eixo, este é um problema que influencia para o agravamento da desigualdade social.

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, você cria uma certa rivalidade entre pessoas em busca de uma vaga em um emprego, na qual aquele que teve mais oportunidades na vida, como acesso a educação de maior qualidade, possui uma certa vantagem nesta suposta rivalidade.

Além do fato de que na atualidade, a implementação de maquinas no mercado de trabalho vem se dando cada vez em maior escala, o que diminui ainda mais as vagas para a ocupação humana.

Como podemos percebemos, ambos os problemas estão relacionados com a desigualdade social, o que podemos notar que mudando a forma como os empresários atuam na sociedade, adotando medidas mais éticos como estão sendo adotadas na Europa, poderiam ao menos diminuir o agravamento desses problemas.

O terceiro eixo, também falando sobre a ética, está relacionado ao meio ambiente. Ele nos alerta dessa vez da escassez de água no mundo. Há além de um excesso de demanda, ocorre também um desperdício exagerado dela. É necessário pra resolução desse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com