TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança Cristã Para Corpo Deu Obreiros Adultos de Igreja Local

Por:   •  19/7/2019  •  Artigo  •  3.785 Palavras (16 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 16

Liderança Cristã Para Corpo De Obreiros Adultos De Igreja Local

Christian Leadership For The Adult Workers Group Of The Local Church

 Renata Siqueira Félix e Siqueira[1]*

UNIECO – Instituto Educacional Evangélico do Centro Oeste

Resumo

Percebe-se no contexto atual, pós-moderno com suas particularidades, líderes sucumbindo em seus chamados por perderem a visão de Deus no desempenho de suas tarefas, esquecendo da prioridade divina em detrimento de opiniões e interesses pessoais. Este artigo se propõe a buscar, analisar, apresentar soluções de extrema relevância, apontando um procedimento reflexivo, desvendando dados, gerando conhecimento que refletirá numa geração consciente de seu comportamento e suas responsabilidades. Munido de um referencial teórico bibliográfico, o autor explora informações subjetivas para auxílio daqueles que almejam um desempenho esmerado de seu ofício, o que poupará em incorrerem em problemas ocasionais. Envolve verdades e interesses universais. Neste artigo será descortinado o melhoramento eclesial, atribuirá a liderança adulta local princípios para não viverem conformados com suas inconformidades, rendendo-se as circunstâncias cotidianas, tornando-se com isso apenas sonhadores. Aquele que atende a visão de Deus, coloca-se disponível para ser usado na construção de uma nova realidade, de um futuro desejável. O líder cristão deve ser um provocador de mudanças. Há quem pense que no trato com obreiros adultos de uma eclesia, o líder domina, controla, e/ou determina quem são os membros de seu grupo e o que fazer. A realidade é que este é alguém que consegue influenciar, direcionar, conquistar, servir e atender as pessoas, guiado sempre pela Escritura Sagrada, para que exerça suas funções com juízo e justiça.

Palavras-Chave: Liderança Cristã. Visão. Vocação. Propósito.

Abstract

In the current post modern society context, taking into consideration all its peculiarities, leaders are succumbing in their callings for losing the sight of God in the performing of their tasks, and this way they forget to prioritize God’s will, which is God’s word in their lives, in detriment of their own interest. The purpose of this article is to analyze and present solutions for this matter of huge importance, aiming a reflexive procedure through revealing information and bearing knowledge, which will make the next generations more conscious of their responsibilities in the development of their ecclesiastic tasks. Provided with a bibliographical theoretical referential, the author explores subjective information to assist those who aspires a good development of their task, which will help to avoid ocasional issues, involving universal truth and interests. This article will show ecclesial improvement and it will ascribe to the local adult leadership principles so that they do not live resigned with their nonconformities, giving themselves away to the daily

circumstances and this way becoming mere dreamers. Those who answer the sight of God become available to be used in the building of a new reality of a desirable future. The Christian Leader must be a change instigator. There are those who think that in the acquaintance of adult workers of a ecclesia, the leader dominates, controls and/or determines who the members of his group are and what do to. The reality is that this is somebody who can bear on, direct, win over, serve and help people, being guided by the Holy Scriptures so that it is possible to exert his role with mind and justice.

Keywords: Christian Leadership. Sight. Vocation. Purpose.

1 INTRODUÇÃO

O escopo das referências bibliográficas aqui expostas passaram por investigação de obras literárias, bem como sua temática, contribuindo para o levantamento de dados e análise, subsidiando líderes e obreiros, propiciando ao público uma sondagem de opiniões, atualização de informes, crescimento e aperfeiçoamento de seus ofícios. A vida consiste em descobrir e realizar a carreira, o propósito e a visão. Porque a vontade de Deus é perfeita e agradável (Rm 12.2).

Na vida do ser humano não há nada finalizado. Tudo está por ser modificado, construído, através de uma citação paulina (ATOS 20.24[2]): “[...] com tanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus”. A plenitude do propósito divino será atingida quando desenvolvermos a chamada de Deus dentro de sua visão.

Reconhecer os erros é uma prova de caráter, que torna mais difícil a medida em que se acrescentam novas responsabilidades e aumenta o nível de influência entre seus liderados.

Têm de assumir uma jornada interior de reavaliação sobre o que estão fazendo, porque estão fazendo, fugir de ambientes nocivos que ameaçam sugar-lhes a vida. Uma liderança fracassada pode levar pessoas e obreiros para cada vez mais longe da presença de Deus.

2 CONCEITUAÇÃO DE LIDERANÇA

O conceito de liderança ressalta de forma surpreendente, a capacidade de alguns indivíduos comoverem, inspirarem e mobilizarem massas populares, de forma a caminharem juntos na busca do mesmo objetivo.

Liderança constitui na ação do líder. Líder é uma palavra de origem inglesa “leader”, vernaculizada, na língua portuguesa no sentido original. Explica Caldas Arlete que neste sentido, forma-se o verbo liderar na mesma acepção de dirigir, conduzir, chefiar e liderança no sentido de chefia, comando, direção, condução[3].

Retrata o pastor Samuel Câmara/ Nemuel Kessler em Administração Eclesiástica, (1940, p. 23):

[...] uma igreja cristã é um grupo de pessoas divinamente chamadas e separadas do mundo, batizadas sob profissão de sua fé em Cristo, unidas sob pacto para o culto e o serviço cristão, sob a suprema autoridade de Cristo, cuja palavra é sua única lei e regra de vida em todas as questões de fé e prática religiosa.

Igreja Universal é conjunto de salvos em Cristo em todas as épocas e lugares. Já a local é os salvos em Cristo de um determinado lugar[4]. O corpo de Cristo é a igreja de Jesus, (1 Co. 12:27, Rm. 12: 4-5).

3 LIDERANÇA CRISTÃ

Em liderança espiritual na igreja, define o editor geral HORTON David (2013, p.534), em seu livro Curso para Formação de Líderes e Obreiros[5]:

Liderança espiritual consiste no cultivo de relacionamentos com as pessoas de uma instituição ou corpo cristão de tal forma que os indivíduos e o grupo sejam capazes de formular e de atingir metas compatíveis com a Bíblia que atendam a necessidades reais. Por sua influência ética, o líder espiritual tem como função motivar e capacitar outros a realizar o que, de outro modo, não seria possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (226 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com