TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revitalizando a Igreja Local

Por:   •  19/11/2019  •  Resenha  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 5

Aluno: Cledson Carlos de Souza

Disciplina: Plantação e Revitalização de Igrejas                                 Data: 06/11/2019

Professor: Rev. Samuel Vieira

RESUMO: REVITALIZANDO A IGREJA LOCAL

Ao analisar um artigo da revista Time, intitulado “The Church Search” o autor verificou que ao mesmo tempo em que algumas igrejas estão em declínio outras estão em crescimento. E quais são os motivos para que isso aconteça? Porque algumas igrejas crescem enquanto outras não? Assim, o objetivo do autor é mostrar que existem igrejas que estão em crescimento. Segue seus argumentos:

Características comuns de igrejas urbanas eficazes

Ao analisar 39 igrejas dos Estados Unidos, verificou-se que:

Primeiramente, as igrejas não eram uniformes e teologicamente conservadoras. Existiam igrejas pentecostais, liberais e conservadoras.

Segundo, os pastores não são uniformemente dinâmicos. Em cada igreja existe um pastor com característica diferente, com isso, foi possível determinar que “o pastor não representa o papel principal na eficácia de uma congregação”. Portanto, o fator de crescimento não é determinado apenas pela liderança, mas também pela igreja.

A localização e natureza da construção de uma igreja é incidental. A localização da igreja não era um fator de impedimento para o seu crescimento. Algumas eram bem localizadas, mas outras não.

No entanto, existia algumas características em comum. Que são:

Primeiro, cada igreja eficaz opera sob um foco missionário comum, que foi compreendido, afirmado e articulado pela maioria da congregação. Em cada igreja já estava inerente na vida dos membros a necessidade de evangelização. No entanto, não era uma resposta uniforme, mas cada um respondia com suas próprias palavras. Isso produzia uma melhor articulação de missão. Eles acreditavam que Deus os havia colocado com um propósito na comunidade. O autor ainda diz que “era evidente que nenhum desses objetivos ou focos estavam dentro da própria igreja”.

Segundo, cada igreja estava comprometida em ultrapassar o que foi assumido por toda a congregação. Cada igreja tinha um método próprio de trabalho. Algumas viam por meio do evangelismo, outras por meio do trabalho pela justiça social e outras por serviços sociais. Logo, inevitavelmente “havia um compromisso com o evangelismo, com as necessidades da comunidade ou com a luta pela justiça social”. E cada membro entendia que o ministério não cabia apenas ao pastor, mas por toda a congregação.

Terceiro, cada igreja urbana eficaz criou e implementou meios para que os membros da igreja fossem revitalizados para descobrir seu ministério e equipados para exercê-lo junto com outros membros. As igrejas trabalharam de tal forma que cada membro compreendeu sobre a responsabilidade pessoal de proclamar a fé.

A igreja que capacita seus membros para o ministério

Primeiramente, as igrejas entendiam que deveriam fugir da tentativa de preservar a si mesma como instituição. Em vez disso, tinha que se concentrar em se tornar um movimento. Para elas, o perigo de concentrar-se como instituição era de ter uma vida apenas de manutenção. Mas se ela se esquecer de si mesma e viver para sua sociedade, verá que está sendo preservada.

Segundo, a igreja deve abandonar a estrutura e o modelo de ministério que se concentra na operação de programas. Nas igrejas em que visitou, o autor verificou que não existiam grandes estruturas de comissões. Em algumas não havia nenhuma. Elas entendiam que as pessoas eram levadas a exaustão quando trabalhavam em comissões. Assim, cada trabalho é feito pelas pessoas que se sentem vocacionadas por Deus para assumir esse ministério.

Terceiro, a tarefa essencial da igreja é dar poder e equipar as pessoas para descobrirem e levarem adiante seu próprio ministério. Cada igreja trabalhava em capacitar seus membros a compreenderem qual era seu ministério. Cada uma trabalhava de forma diferente para que isso acontecesse e se enxergavam como existindo a fim de servir ao mundo. Assim, a igreja existia para capacitar os membros e os membros para servirem ao mundo. Algumas das estratégias por elas abordadas eram: 1) Grupo de missões; 2) Igreja das casas; 3) Grupo de pessoas; 4) Organização comunitária. O ponto principal era “que cada igreja desenvolver estruturas e estratégias diferentes para mobilizar suas congregações para o ministério”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com