TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medo evc

Por:   •  18/5/2015  •  Resenha  •  2.521 Palavras (11 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO[pic 1]

CAMPUS ENGENHEIRO COELHO

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA

GRACIELI DE SOUZA NASCIMENTO FREITAS

LISIANE DE OLIVEIRA

MARIA APARECIDA DA SILVA

Internatos e suas contribuições para a história da educação superior Adventista na sociedade brasileira.

ENGENHEIRO COELHO

2015

  Sumário

   INTRODUÇÃO3

OBJETIVOS.4

JUSTIFICATIVA..5

    INTERNATO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ADVENTISTA7

BREVE HISTÓRIA DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA 7

Fundação do ensino Adventista e outras instituições com regime de internato10

Referências...................................................................................................12


  1. INTRODUÇÃO

Os internatos surgiram na Idade Moderna, provocados, segundo Áries (1981) pelo discurso moralista da sociedade europeia. Schunemann (2008, págs. 1 e 2), cometa que “as escolas e universidades européias que sempre haviam atraído alunos de longe e perto, começam a formar internatos com objetivo de formar o aluno moral”.

Não diferente da Europa, a ideia de internato foi absorvido na América Latina, fortalecido pela influência religiosa colonizante, tanto nos Estados Unidos ou em países menos desenvolvidos, como o Brasil. Quando aborda a educação e as mudanças das estruturas sociais da América Latina, German Rama (1995), afirma que a educação confessional foi, no caso brasileiro, a manutenção inclusive do sistema educacional, posteriormente possibilitando a implantação dos internatos no país.

Está pesquisa visa ampliar o conhecimento e acervo histórico disponível sobre a presença dos internatos no Brasil, tendo como problemática a existência dos internatos e suas contribuições para a história da educação superior Adventista na sociedade brasileira.

Entre seus objetivos estáapresentar um breve panorama histórico dos internatos, a relevância das reformas educacionais europeias, contribuições da Igreja Adventista do Sétimo Dia e sua filosofia cristã, história dos internatos adventistas e suas efetivas contribuições.

Como fundamentação e referencial teóricohistoriográfico para a pesquisa foi adotado autores que contribuíram com produções científicas, livros e artigos como, Áries (1981), Schunemann (2008; 2009), Gross (1999), Knight (2010), Rama (1995) e Timm (1999). Mesmo com os autores citados, a bibliografia envolvendo a temática escolhida é restrita. Poucas obras literárias tratam da temática, fator que proporciona a está investigação a possibilidade de desbravar e contribuir com eficiência.


  1. OBJETIVO

  1. Objetivo geral

Está pesquisa têm como objetivo geral investigar os internatos e suas contribuições para a história da educação superior Adventista na sociedade brasileira.

  1. Objetivos específicos

Para o desenvolvimento geral da pesquisa os pontos específicos são os seguintes:

  •  Remontar o histórico dos internatos presentes no Brasil;
  • Verificar a importância das reformas educacionais europeias;
  • Analisar a relevância dos internatos para a Educação superior Adventista;
  • Avaliar as contribuições da Igreja Adventista do Sétimo Dia e sua filosofia cristã para a educação superior.



  1. JUSTIFICATIVA

O pré-projeto apresentado sobre os internatos e suas contribuições para a história da educação superior Adventista na sociedade brasileira, foi escolhido com o propósito de produzir uma discursão a respeito da relevância da forma de ensino utilizadas nos internatos e, por conseguinte o impacto social causado por essa forma de ensino

Entendemos que estudando sobre Educação Adventista no Brasil, estaremos trabalhando e desenvolvendo a historia da igreja adventista com isso esperasse chegar há um denominador central que é a importância dos colégios para a consolidação da educação Adventista.

E entender como se desenvolveu todos os mais de 10 internatos adventistas em diversos lugares do Brasil será que seguem os princípios estipulados.

  1. METODOLOGIA

O presente trabalho aborda os benefícios e, que uma instituição dada como regime de internato vem a fornecer ao aluno, de maneira que o problema aborda as contribuições de sistema cristão, desenvolvidos através de pesquisas feitas na própria biblioteca do UNASP campus Engenheiro Coelho, através de sites do sistema de educação Adventista, tratados de teologia, livros principalmente sobre educação com foco na educação holística, com escritos de Ellen G. White, sobre internatos não cristãos (SANTOS, 2000), entre outros.

 Para a elaboração do projeto nos reunimos em diversas ocasiões para discutir os pontos de vista trazidos através das leituras e dessa forma produzir o levantamento do trabalho.

  1. Internato: Contribuições para a educação Adventista
  1. Breve história do surgimento da Igreja Adventista do Sétimo        

A igreja Adventista surgiu juntamente com o movimento milerita, o movimento analisa pensamentos de Guilherme Miller, (Maxwell 1982), afirma que foi fundado por Guilherme Miller um fazendeiro muito estudioso da bíblia. Miller em um de seus estudos conclui que, a profecia das 2.300 tardes e manhãs se referiam ao retorno de Jesus a terra marcando esta data para 22 de outubro de 1844, nesta data nada aconteceu gerando O Grande Desapontamento, alguns adeptos abandonaram o movimento outros continuaram a se empenhar no estudar da bíblia e oração, descobrindo novas verdades e começando a criar um novo movimento.

Seu estudo identificou-se de modo impressionante, às vezes             durante todo o dia, às vezes toda a noite. Empregando Ezequiel 4:6 e 7 e outros textos, ele concluiu que as 2.300 dias eram 2.300 anos e que se iniciaram em 457 a.C.. Equivocadamente racionou a “purificação do santuário” era o fim do mundo e a segunda vinda de Cristo.

(Maxwell, 1982, p. 13)

O novo grupo passa a anunciar a breve volta de Jesus, o advento é levado e agora sem data marcada como relata a bíblia.

Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.”Marcos 13:32.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (166.4 Kb)   docx (304.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com