TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Dissertações: Metodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  2.363 Palavras (10 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 10

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO TRABALHO ACADÊMICO

Michelly Dantas

Profª Katia Alves de Oliveira Fontanin

Profª Mestra Rosenery Loureiro Lourenço

ITQ - Instituto Teológico Quadrangular

Curso Livre de Teologia (1ª Série) – Metodologia do Trabalho Acadêmico

23/10/13

RESUMO

Este trabalho diz respeito á importância da pesquisa no trabalho acadêmico. Que pode ser uma pesquisa básica ou aplicada e que deve ser planejada para que na conclusão da pesquisa a construção do trabalho ocorra com sucesso. Sendo essenciais um pré-projeto e um projeto, pois irão auxiliar o pesquisador a se programar e desenvolver tudo o que for necessario para efetuar uma pesquisa com conteúdo suficiente para a conclusão do trabalho. Veremos nesse estudo que a pesquisa tem um papel fundamental, pois trará veracidade no trabalho realizado.

Palavras-chaves: Pesquisa; Trabalho; Importância.

1 INTRODUÇÃO

O trabalho acadêmico precisa ser construído através de fundamentos teóricos consistente, para que tenha veracidade das informações passadas.

Existem formas de se classificar uma pesquisa e neste estudo será abordado exatamente isso. Maneiras de como se elaborar uma excelente pesquisa, para que a construção do trabalho e a conclusão ocorram com êxito.

“A pesquisa acadêmica é um dos três pilares da atividade universitária, junto com o ensino e a extensão. Visa produzir conhecimento para uma disciplina acadêmica, bem como investigações relacionadas à prática dos processos de ensino-aprendizado. Visa também relacionar os aspectos objetivos e subjetivos da realidade que envolve o objeto a ser pesquisado.” WIKIPEDIA (2001).

2 A ABORDAGEM

2

A pesquisa pode ser básica ou aplicada e ambas são fundamentais para progresso científico e humano e podem ser classificadas em três critérios:

• Abordagem: O termo “abordagem” diz respeito á forma de aprofundamento que será dado ao estudo. Do ponto de vista da abordagem a pesquisa pode ser quantitativa, que busca qualificar e analisar, e qualitativa, que verificara relação entre o mundo real e o sujeito, sendo que os analisados não são traduzidos em números.

• Os objetivos: Uma pesquisa pode ter o objetivo de explorar, descrever ou explicar um determinado assunto. Pode ser denominado de exploratória, fazendo os levantamentos de dados, explorando o tema de maneiro profunda e descritiva que tem a função de identificar, relatar e comparar.

• Procedimentos técnicos de coleta: Implica em levantamento de dados e utiliza-se basicamente de dois processos: documentação direta ou indireta.

Na documentação direta coleta-se dados no próprio local da ocorrência e na indireta, o levantamento ocorre por meio de fontes de dados coletados por outras pessoas.

3 PLANEJAMENTOS DA PESQUISA

A pesquisa deve ser bem planejada para que quando conclui-la isso ocorra com sucesso. Para que isso aconteça sao essenciais um pré-projeto e um projeto.

O pré-projeto pode ser dividido em cinco passos. São eles: a escolha do tema, revisão da literatura, problematização, seleção e geração de hipóteses.

No projeto a hipótese gera o assunto da pesquisa. Os passos do projeto auxiliam o pesquisador a se programar e desenvolver tudo que será preciso para a construção da pesquisa.

4 ETAPAS DA PESQUISA

A construção de uma pesquisa passa por algumas etapas. São elas:

• A determinação do assunto da pesquisa, escolher um tema e delimitá-lo;

3

• A determinação dos objetivos da pesquisa, que define aonde se quer chegar, o que se pretende alcançar com essa pesquisa;

• A formulação do problema de pesquisa, escrever de forma objetiva e interrogativa a questão e a solução que pode ser alcançada através da pesquisa;

• A justificativa da pesquisa, responde os “por quês” e deverá convencer o leitor do assunto apresentado no trabalho;

• A revisão da literatura é um assunto a respeito da questão delimitada;

• A metodologia, nessa etapa se define onde, quando, com o que e como será realizada a pesquisa;

• A coleta de dados elabora os instrumentos de pesquisa e se coletam os dados para serem analisados;

• Análise dos resultados e conclusão ocorre depois da coleta dos dados, pois serão analisados e dependendo do tipo de pesquisa esses dados serão ou não utilizados no trabalho; e.

• Redação e finalização do trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com