TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Cientifica

Dissertações: Metodologia Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  1.661 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTIONÁRIO:

1 – Você poderia descrever com suas próprias palavras qual é a diferença fundamental em ter método e técnica? Ou não há diferença fundamental entre ambas?

R: Sim, há diferenças, pois Método é o conjunto de processos que o espírito humano deve empregar na investigação e demonstração da verdade e Técnica são o conjunto de normas usadas especificamente em cada área das ciências, podendo-se afirmar que a técnica é a instrumentação especifica da coleta de dados.

2 – Um método específico só admite o emprego de uma determinada técnica? Explique porque.

R: Sim, porque ele está especificando.

3 – Sem conhecimento prévio, alcançado pelos mais diferentes meios, é possível especificar-se a técnica mais adequada para cumprir uma etapa de um método determinado?

R: Não.

4 – É justo considerar nado, barco, avião e helicóptero “técnicas” como no exemplo apresentado na aula? Você poderia substituir esses meios por outros mais adequados ao exemplo argumentativo? Em caso positivo por que não por esses meios à discussão?

R: Em primeira instância não substituiria como meio o helicóptero.

5 – Como você explicaria a diferença entre ciência e filosofia?

R: Ciência é o conjunto metódico de conhecimento obtidos mediante a observação e a experiência e Filosofia é o conjunto de estudo que visa a ampliar incessantemente a compreensão da realidade, no sentido de aprende-la na sua inteireza.

6 – Basta que encontremos a causa dos fenômenos para se alcançar à ciência?Quando alguém afirma que a ciência é infalível, essa afirmação expressa um dogma ou uma verdade? Por que?

R: Sim. Essa afirmação expressa um dogma. Porque dogma é um ponto fundamental e indiscutível de doutrina religiosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com