TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Científica

Trabalho Universitário: Metodologia Científica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 2

Turma: Engenharia de Petróleo e Gás – Jan.2013.

Disciplina: Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica.

Atividade 2: Elementos do Projeto de Pesquisa.

Introdução: texto no qual a pesquisa será apresentada ao leitor. Dessa forma, ela deverá contemplar alguns itens como:

• Temas: expresso em uma frase, deverá ser do interesse do autor, além de estar de acordo com o seu nível de instruções e com suas possibilidades de acesso a fontes de pesquisa. Deverá ser delimitado.

• Problema: pergunta que o pesquisador tentará responder ao longo do projeto. Ele deverá estar na forma interrogativa, ser claro, bem delimitado e empírico, isto é, passível de comprovação científica.

• Objetivo de pesquisa: deverá ser claro e alcançável, estando o verbo que inicial no infinitivo.

a) Objetivo geral: expressa de forma ampla o que se pretende realizar para alcançar uma resposta para o problema.

b) Objetivo específico: geralmente é desmembrado do objetivo geral. Especifica de forma exata o se deve fazer para se alcançar o objetivo geral.

Revisão de literatura: produzir um texto no qual no seu decorrer iremos problematizar e definir operacionalmente os elementos chaves (tema, problema, objetivo), pautados na literatura científica existente. Deve-se estar atento ao que diz respeito à fidelidade das ideias originais dos autores referenciados.

Metodologia: texto dissertativo no qual se deve esclarecer os procedimentos metodológicos a serem seguidos. É onde o pesquisador irá mostrar a linha de raciocínio adotada assim como os procedimentos usados para a elaboração do projeto.

Referências bibliográficas e bibliografia: o primeiro refere-se à relação, em ordem alfabética das obras citadas ou referenciadas ao longo do projeto. Neste caso, apenas são listadas as obras que realmente foram usadas no projeto. Quanto à bibliografia é mais abrangente, incluindo também obras que não foram citadas ou referenciadas, mas que contribuem para o aprofundamento do tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com